Início » Educação » Among Us e TikTok viram assunto em prova da Fuvest 2021

Among Us e TikTok viram assunto em prova da Fuvest 2021

Vestibular da USP formulou algumas perguntas com base em meme de Among Us e artigo de opinião sobre TikTok

Victor Hugo SilvaPor

A primeira fase da Fuvest 2021, vestibular que dá acesso aos cursos de graduação da USP (Universidade de São Paulo), foi realizada no domingo (10) e contou com perguntas ligadas a dois dos assuntos mais populares da internet na atualidade. Entre as 90 perguntas de múltipla escolha, uma foi formulada com base no jogo Among Us e outras duas no TikTok.

Among Us (Imagem: InnerSloth)

Among Us (Imagem: InnerSloth)

A questão de Among Us se baseou em um meme de Fabrício Queiroz. Em uma imagem, os personagens do jogo representavam sete elementos químicos: Césio, Hidrogênio, Potássio, Sódio, Lítio, Rubídio e Frâncio. A partir disso, era preciso indicar qual era o impostor, ou seja, qual tinha características diferentes em relação aos demais.

Para outras duas questões, a Fuvest 2021 apresentou um trecho em inglês de um artigo de opinião do Financial Times. O texto trata do caráter efêmero da popularidade dos usuários em redes como o TikTok. Com base no comentário, era preciso indicar um aspecto ligado a essa característica das redes sociais.

Com mais de 130 mil inscritos, a Fuvest 2021 será usada para entrada de ao menos 8.242 alunos na USP. A 2ª fase acontece em 21 e 22 de fevereiro. A universidade destinará ainda outras 2.905 vagas para seleção de estudantes pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), usado por quem realiza o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Questão sobre TikTok na Fuvest 2021 (Imagem: Reprodução)

Questão sobre TikTok na Fuvest 2021 (Imagem: Reprodução)

Among Us e TikTok

A presença das questões coincide com a liderança do jogo e da rede social nas listas de mais populares, segundo a Sensor Tower. Em 2020, Among Us foi o jogo mais baixado pelos usuários, considerando Google Play e App Store. Em novembro, ele foi jogado por 500 milhões de pessoas e superou sucesso como Pokémon Go e Candy Crush Saga.

Ao mesmo tempo, o TikTok liderou a lista de aplicativos (que não considera games) mais baixados de 2020, somando Google Play e App Store. A rede social de vídeos curtos também foi a que mais ganhou dinheiro na App Store, onde sua receita cresceu 600% no ano e chegou a US$ 1,2 bilhão.

Com informações: Guia do Estudante.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

Ainda lembro de química?
É o hidrogênio, porque não é um metal alcalino?

Reinaldo Boson (@Ticano)

Eu não passava srsrrsrss

Felipe Ventura (@felipe)

Acertou!