Galaxy S21 vendido no Brasil não terá pagamentos por MST no Samsung Pay

Samsung Pay terá apenas pagamentos por NFC em novos smartphones; simulação de tarja magnética será aposentada

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Galaxy S21 e S21 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Samsung Galaxy S21 e S21 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

O Galaxy S21 está chamando atenção pela remoção de funções em relação à geração anterior: os novos celulares premium da Samsung não terão mais carregador nem fone de ouvido na caixa, além de aposentarem a entrada para cartões microSD. Agora, a Samsung confirma ao Tecnoblog que a tecnologia MST (Transmissão Magnética Segura) para pagamentos pelo Samsung Pay também não estará disponível na versão brasileira, apenas o NFC, assim como os modelos americanos.

Enquanto o Apple Pay e o Google Pay suportam NFC e funcionam somente em terminais com pagamentos por aproximação habilitados, o Samsung Pay tem o MST como um adicional: a tecnologia envia sinais que simulam a tarja magnética do cartão, permitindo concluir o pagamento mesmo em maquininhas antigas. O MST não funcionava em smartwatches, mas estava presente em todos os celulares premium da Samsung desde o Galaxy S6 e o Note 5, lançados em 2015.

Samsung Pay suportará apenas NFC em novos celulares

A remoção do MST foi confirmada inicialmente para as versões americanas, equipadas com o chip Qualcomm Snapdragon 888. A Samsung afirma ao Android Police que o MST não estará nem no Galaxy S21 e nem em smartphones futuros lançados nos Estados Unidos. A dúvida sobre a existência do recurso na versão brasileira, com chip Exynos 2100, existia porque a tecnologia consta na ficha técnica divulgada pela Samsung, indicando que alguns mercados ainda receberão a função.

Samsung Pay (Imagem: Divulgação/Samsung)

Samsung Pay (Imagem: Divulgação/Samsung)

Em nota, a Samsung americana informa que “devido à rápida adoção da tecnologia NFC por consumidores e empresas, começando com dispositivos lançados em 2021, o Samsung Pay irá focar no suporte às transações por NFC”. Nada muda para os aparelhos que já estão no mercado: “apesar de dispositivos futuros não incluirem mais a tecnologia de tarja magnética (MST), consumidores com dispositivos anteriores e compatíveis poderão continuar usando o Samsung Pay, incluindo via MST”.

O Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra serão anunciados no Brasil em um evento marcado para 9 de fevereiro. O modelo Ultra é o mais completo, com câmera de 108 megapixels, zoom óptico de 10x e tela de 6,8 polegadas com resolução de 3200×1440 pixels e suporte à caneta S Pen. Os preços ainda não foram divulgados.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados