Android 12: surgem mais detalhes sobre hibernação de apps

Android 12 deve trazer recurso de hibernação de aplicativos para poupar o armazenamento do celular caso o app não esteja em uso

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Celular Android com aplicativos na tela inicial (Imagem: Rami Al/Unsplash)

Celular Android com aplicativos na tela inicial (Imagem: Rami Al/Unsplash)

Mais detalhes sobre o recurso de hibernação de aplicativos do Android 12 foram revelados nos últimos dias. A expectativa é de que a próxima versão do sistema operacional do Google traga uma ferramenta capaz de ajudar a poupar o armazenamento do celular caso um app não esteja em uso no dia a dia.

Quem traz as novas informações é Mishaal Rahman, do XDA-Developers, em seu perfil do Twitter nesta sexta-feira (15). Segundo Rahman com base no código do Android, caso um aplicativo entre em estado de hibernação no perfil de um único usuário, os arquivos temporários (cache) serão excluídos a fim de liberar mais espaço no dispositivo.

Ainda não está claro, no entanto, como a ferramenta funcionará aos demais usuários configurados no dispositivo com o sistema operacional do Google. O código, porém, deixa uma observação para a implementação futura da função nestas ocasiões.

Android 12: surgem mais detalhes sobre hibernação de apps (Imagem: Reprodução/Mishaal Rahman/XDA-Developers)

Android 12: surgem mais detalhes sobre hibernação de apps (Imagem: Reprodução/Mishaal Rahman/XDA-Developers)

Android 12 pode trazer hibernação de apps

Os primeiros detalhes sobre o recurso que deve desembarcar no Android 12 surgiram no último dia 11. As primeiras pistas partiram de algumas alterações no código-fonte do Android, dando a entender que os desenvolvedores do sistema estariam trabalhando em um sistema de hibernação.

Até o momento, há poucos detalhes sobre o funcionamento da ferramenta. Acredita-se que a novidade irá identificar quais aplicativos não estão em uso no celular ou tablet com a nova versão do sistema operacional e, depois, otimizá-los para que ocupem menos espaço no dispositivo.

Não se sabe quando a novidade marcará sua primeira aparição pública. O sistema de hibernação de apps pode marcar presença nas versões de testes do Android 12, cujo primeiro preview deve chegar em breve, ao levar em consideração a prévia do Android 11, lançada em fevereiro de 2020.

Com informações: Android Police, GSMArena e Mishaal Rahman (Twitter)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados