Como acessar a carteira de vacinação digital do SUS

Veja como acessar sua carteira vacinação digital através do Conecte SUS para ter um melhor o controle do seu histórico de vacinação

André Leonardo
Por
• Atualizado há 2 meses
Como acessar a carteira de vacinação digital do SUS
Conecte SUS (Imagem: Divulgação / Conecte SUS)

Manter uma carteira de vacinação organizada é algo importante tanto para crianças, quanto para adultos. Em tempos de pandemia, essa necessidade tornou-se ainda maior. O aplicativo Conecte SUS passou por atualizações e agora conta o recurso para acessar essas informações. Veja como consultar sua carteira do SUS digital pelo computador e celular.

Conecte SUS e a carteira de vacinação digital

O Conecte SUS é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Saúde que reúne dados sobre serviços de saúde oferecidos à população. É possível acessar informações como agendamento de consultas, histórico de medicamentos, exames obtidos através do SUS, entre outros serviços.

Após atualizações recentes, existe a possibilidade de ter acesso aos dados relativos ao seu histórico de vacinação no Conecte SUS. Agora é possível ter mais controle sobre vacinas que recebeu, doses e datas de retorno para reforço.

Em tempos de pandemia de COVID-19 esse controle se torna mais necessário, pois além da data de retorno ao posto de vacinação é preciso ficar atento em qual vacina está sendo aplicada. Afinal, há mais de uma vacina circulando no país e cada uma exige períodos de tempo diferentes para aplicação da segunda dose.

A base de dados utilizada no Conecte SUS é composta por informações coletadas a partir de 2010, por isso não deve haver informações anteriores a esse período.

Como acessar a sua carteira de vacinação digital no PC

Tempo necessário: 2 minutos

Acessar a sua carteira de vacinação é algo simples, entretanto é preciso ter uma conta cadastrada no site Gov.br. Caso seja a sua primeira vez ao acessar o Conecte SUS, o aplicativo ou o site irão solicitar algumas permissões referentes à coleta de dados pelo Ministério da Saúde.

  1. Acesse o site do Conecte SUS

    Faça seu acesso através do site conecte sus-paciente.saude.gov.br; Como acessar a carteira de vacinação digital do SUS

  2. Entre com seu usuário e senha

    Caso já tenha um usuário cadastrado no site Gov.br , basta fazer login com seu CPF e a senha cadastrada, caso contrário faça um cadastro no campo “Crie sua conta Gov.br”;

  3. Acesse o “Histórico”

    Após entrar com seu CPF e senha, haverá diversos campos referentes aos serviços do SUS. Neste caso, o que interessa é o campo “Histórico”;

  4. Acesse o campo das vacinas

    Na próxima tela, selecione o ícone da seringa, referente às vacinas.Como acessar a carteira de vacinação digital do SUS

O principal destaque deve ser para as vacinas de COVID-19. Dependendo do seu acesso pode ser que o ícone do campo de vacinas apareça logo na home, ou seja, na sua primeira página de acesso.

Como acessar a sua carteira de vacinação no celular

  1. O Conecte SUS está disponível para dispositivos Android e iOS. O processo para utilizar o aplicativo em celulares é semelhante ao de acessar o site;
  2. Primeiro faça download do Conecte SUS para Android na Play Store ou na App Store para iOS;
  3. Entre com o número do seu CPF, caso já tenha cadastrado um usuário no site Gov.br;
  4. Depois entre com sua senha;
  5. Por último, selecione o campo “vacinas”.
Imagem aplicativo conecte SUS

Importante: É possível que no seu acesso, o campo relacionado às vacinas não apareça na primeira tela. Caso isso aconteça, acesse o “histórico” na parte inferior do app.

Agora você já sabe como acessar sua caderneta de vacinação digital.

Com informações: Ministério da Saúde

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Sistema Único de Saúde na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Relacionados