Feira de jogos E3 deve ser digital em 2021 para continuar existindo

Site informa que E3 2021 será realizada em formato digital, mas planos são iniciais e dependem de empresas parceiras do evento

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Feira E3
E3 2021 deve ser apenas digital (Imagem: Divulgação/ESA)

O site VGC obteve documentos com planos para a E3 2021, que deve ser realizada em formato digital, com apresentações e demonstrações remotas. O site relata que este é o plano inicial, mas diz ainda que a feira de games precisa do apoio de grandes empresas, caso contrário o projeto pode não ir adiante.

  • Sony promete lançar PS5 na China em meio à falta de estoque
  • Jogos de Nintendo Switch passam por mais um aumento no Brasil

O futuro da E3

O evento digital deste ano seria por conta da pandemia do novo coronavírus. A E3 é normalmente realizada de forma anual, na cidade de Los Angeles, Califórnia, nos EUA. Contudo, no ano passado, o evento foi cancelado – após ter sido planejado para uma versão virtual, porém.

Agora a organização Entertainment Software Association (ESA) visa mudar o formato para poder “voltar ao jogo” e também não encontrar seu fim em definitivo. Nos últimos anos o evento tem sido alvo de críticas da indústria e fãs. Além disso, várias empresas chegaram a sair ou cogitaram sair da programação, como EA e Activision.

De acordo com os documentos comentados pelo VGC, a intenção da ESA para a E3 deste ano é realizar o evento entre os dias 15 e 17 de junho, com uma “spoiler night” no dia 14. Além disso, a ideia é oferecer apresentações de duas horas para as publicadoras e também organizar uma premiação, envolvendo parceiros e influenciadores.

Vale lembrar também que, no ano passado, por conta da pandemia, empresas como Ubisoft, Microsoft e Sony realizaram eventos digitais de sucesso, com apresentação de novos consoles e jogos. Em diversos momentos levantou-se a questão sobre a real necessidade da E3, já que as companhias e produtoras de jogos conseguiam realizar suas “próprias E3”.

Outro grande baque sentido pela ESA foi a saída de Geoff Keighley, jornalista especializado em jogos e um dos principais nomes da indústria. Keighley era um dos principais parceiros da E3 e da ESA, mas cortou laços e realizou seu próprio evento virtual em 2020, o Summer Game Fest, com algum sucesso. O jornalista, inclusive, confirmou ao VGC que o SGF voltará em 2021, sem envolvimento da E3.

Ainda não se sabe o futuro definitivo da E3, então resta aguardar por mais novidades concretas.

Com informações: VGC.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados