Início » Aplicativos e Software » Android 11 da Samsung exagera ao fechar apps em segundo plano

Android 11 da Samsung exagera ao fechar apps em segundo plano

Samsung chega ao topo da lista de fabricantes que mais encerram apps em segundo plano, segundo o site DontKillMyApp

Ana Marques Por

A Samsung liberou a atualização da One UI 3.0 com Android 11 para diversos modelos de celulares nos últimos meses, com mais alguns para receber o update em breve. No entanto, a nova versão do sistema parece estar sendo rigorosa demais com o gerenciamento de aplicativos – ao menos é o que indica o DontKillMyApp, site que classifica fabricantes de acordo com a sua agressividade ao encerrar apps em segundo plano.

Samsung Galaxy S20 Fan Edition (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Samsung Galaxy S20 Fan Edition (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

De acordo com o site, a Samsung passou a impedir que os aplicativos funcionem em segundo plano por padrão como uma forma de otimizar a duração da bateria. A ação, que vai contra as políticas de gerenciamento de processos do Android, levou a sul-coreana da terceira posição ao topo do ranking.

A equipe do DontKillMyApp explica que é possível reverter a situação manualmente, mas para isso os usuários precisam entrar em “Configurações” > “Aplicativos” e procurar pelo app que não deseja limitar. Nas configurações do app, é necessário entrar em “Otimizar o uso da bateria”, selecionar “Todos os aplicativos” e procurar pelo programa em questão, desativando a chave ao lado dele.

Configuração pode interromper recursos importantes

Uma das principais consequências do encerramento exagerado de apps em segundo plano pode ser o mau funcionamento de recursos importantes, como os que coletam informações para aplicativos de saúde, por exemplo.

Apesar de, em tese, não ser capaz de impedir a execução das notificações de COVID-19 que usam a API do Google, a nova política de apps em segundo plano da Samsung pode interferir bastante em programas de terceiros que monitoram atividades físicas para montar relatórios de perda de calorias e práticas de esportes.

Ainda não ficou claro se todos os celulares Galaxy atualizados com a One UI 3.0 enfrentam esse problema ou se as configurações estão limitadas a alguns modelos específicos.

Com informações: Android Authority

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

Ridículo esse DontKillmyApp. Tem de fechar tudo q for possível e que não tem necessidade mesmo.

Vale lembrar a Samsung n impede o usuário de retirar o App, então, por mim, tudo ok.

Melhor desta forma do q deixar q os apps tomem conta e vire essa bagunça, como é o WhatsApp

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

Mas, neste caso, cabe ao desenvolvedor melhorar o App. O Google Messages, por exemplo, pede permissão ao sistema ignorar a otimização de bateria em segundo plano.

Apps q necessitem realmente do segundo plano precisam fazer o mesmo e solicitar o sistema essa permissão que existe assim como a de localização, armazenamento etc.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Daí eu me pergunto, para que 12GB de RAM?

Rodrigo (@rodrigo1)

Até onde eu sei esse tipo de alerta não depende de apps, vem pela rede da operadora mesmo, como uma mensagem de operadora ou algo assim (aquelas que aparecem na tela do nada).