Google Workspace traz novidades ao Meet e modo contra distrações

Meet e Agenda têm novos recursos para usuários do Workspace; Google lançará pacote para trabalhadores da linha de frente

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Meet terá experiência de segunda tela (Imagem: Divulgação/Google)
Google Meet terá experiência de segunda tela (Imagem: Divulgação/Google)

O Google anunciou nesta segunda-feira (1º) uma série de novidades no Workspace (antigo G Suite). A empresa afirma que elas devem ajudar quem adotou um modelo que combina home office com trabalho presencial. Entre as mudanças, estão recursos para melhorar chamadas no Meet e para garantir mais foco durante o trabalho.

Google Meet ganha recursos

O Meet vai suportar mais de um dispositivo por usuário para quem desejar uma experiência de segunda tela. A opção será levada nas próximas semanas para quem usa o Nest Hub Max e outros dispositivos compatíveis. A ideia é usar notebooks e celulares como telas secundárias para facilitar o envio de mensagens, por exemplo

Os usuários que participam das chamadas pelo celular também ganharão novos recursos, como a opção de mostrar mais pessoas na tela e trocar a imagem de fundo. O app também ganhará o modo PiP (picture-in-picture), que permite navegar em outros aplicativos sem deixar de ver o que as outras pessoas na conversa estão falando.

Aplicativo do Meet tem novos recursos (Imagem: Divulgação/Google)

Aplicativo do Meet tem novos recursos (Imagem: Divulgação/Google)

Em seu anúncio, o Google também revelou que vai levar enquetes e áreas de perguntas e respostas para o aplicativo do Meet. Os recursos também serão levados para transmissões ao vivo, que ganharão ainda o recurso legendas ao vivo para cinco idiomas, incluindo o português, como havia sido anunciado em dezembro.

Google libera ferramentas de produtividade

Além das mudanças nas chamadas pelo Meet, os usuários do Workspace poderão adicionar um novo tipo de evento no Google Agenda. Com o Focus Time, como foi chamado, é possível definir um momento do dia para reduzir as notificações e evitar distrações para se concentrar nas tarefas mais urgentes.

O recurso será liberado nas próximas semanas com opções para usuários compartilharem as horas e o local de trabalho com a equipe. As informações serão exibidas no Agenda, no Meet, no Chat e no Gmail para ajudar a definir o melhor horário de uma reunião e a identificar se o colega estará trabalhando de casa ou do escritório.

Focus Time e Time Insights no Google Agenda (Imagem: Divulgação/Google)

Focus Time e Time Insights no Google Agenda (Imagem: Divulgação/Google)

Para oferecer mais controle sobre o tempo de trabalho, o Workspace terá o Time Insights. O recurso informa quantas horas o funcionário destinou para reuniões na última semana. Ao contrário do que aconteceu por acidente no Microsoft 365, os dados ficarão disponíveis somente para funcionários, e não para seus chefes.

O Workspace também poderá ser usado com o Google Assistente. Com isso, será possível saber o que está na agenda, criar compromissos, se juntar a chamadas de vídeo e enviar e-mails com comandos de voz. A opção será oferecida nas próximas semanas, mas só estará disponível aos funcionários quando for ativada pelas empresas.

Google Assistente adiciona suporte ao Workspace (Imagem: Divulgação/Google)

Google Assistente adiciona suporte ao Workspace (Imagem: Divulgação/Google)

Google Workspace Frontline

O anúncio também inclui uma alternativa do pacote empresarial para trabalhadores da linha de frente na pandemia. O Google Workspace Frontline será lançado nas próximas semanas com aplicativos como Gmail, Chat e Drive, além de recursos úteis para este grupo, em que o Google inclui trabalhadores de enfermagem, mercados e centros de distribuição.

Segundo a companhia, a solução vai facilitar a criação de aplicativos com Google Sheets e Drive. A ideia é permitir que o trabalho seja concluído rapidamente ao digitalizar tarefas como coletar dados, relatar riscos de segurança e gerenciar pedidos de clientes.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados