Terminou a fase de testes. A Microsoft anunciou nessa quinta-feira a disponibilização do Windows Live Essentials versão 2011 para os seus milhões de usuários ao redor do mundo. Se você usa o Messenger para trocar uma ideia com amigos e parentes, ou então adotou o Sync/Mesh para manter seus arquivos sempre compartilhados e disponíveis por meio da nuvem, esse post é para você.

Instalação do Windows Live Essentials 2011

Desde que a Microsoft decidiu oferecer vários aplicativos de uso mais doméstico em apenas um pacote, o Windows Live Essentials vem se consolidando como o iLife da empresa de Redmond. A nova versão teve melhorias em todos os aplicativos, sendo que algumas merecem certo destaque.

Messenger 2011 no modo compacto | Clique para ampliar

Messenger. É integrado a várias redes sociais, entre elas o Facebook. Isso significa que, no mesmo aplicativo, o usuário pode bater papo com seus amigos do próprio Messenger e também com aqueles que estão disponíveis online por meio da rede social. Há limitações, mas para chat em texto é mais do que suficiente.

Galeria de Fotos. Um dos recursos mais bacanas do aplicativo é a correção automática de fotos, para criar a composição perfeita. Para isso, basta que o usuário tire várias fotos seguidas. Digamos que numa delas, uma pessoa esteja olhando para longe da câmera, mas em outra ela esteja olhando exatamente para câmera. Nesse caso, a Galeria de Fotos cria a foto perfeita.

Writer. A ferramenta para publicar posts em blogs — inclusive aqueles baseados no WordPress — teve seu dicionário melhorado, o que garante uma correção textual ainda mais bacana.

Mail. O funcionamento do Live Mail com o Gmail do Google foi melhorado, a ponto do aplicativo interpretar corretamente quando o usuário quiser apagar uma mensagem ou marcá-la como spam. Que difícil, não?

Proteção para a Família. O filtro de conteúdo desse recurso está 35% mais rápido do que na versão anterior, segundo dados da MS.

De acordo com a jornalista Mary Jo Foley, os produtos do Live Essentials são um híbrido de aplicativos e serviços baseados na web. O SkyDrive, por exemplo, é o que permite usar o Live Mesh para sincronizar arquivos e documentos. No entanto, pode ser usado sem o software para acompanhar na tarefa de manter tudo sincronizado.

Não é mais obrigatório instalar todos os aplicativos da suíte Live Essentials. Em vez disso, a Microsoft agora dá ao usuário a chance de escolher se quer deixar apenas o Live Mail no seu PC, para ficar sabendo das últimas mensagens, sem ser necessário instalar uma penca de outros aplicativos apenas para ter aquele que é tão desejado.

Curiosamente, a Microsoft Brasil informou que o aplicativo em português estaria disponível “até o fim do dia”, sendo que a versão em inglês já estava circulando pela rede. Felizmente eu consegui o link para download da suíte em português do Brasil, que você encontra logo acima.

E não custa lembrar mais uma vez: o Windows Live Essentials 2011 não vai funcionar em Windows XP ou inferior. Pois é, esse fica apenas para quem roda Windows Vista ou Windows 7. Durante uma conversa com uma executiva da Microsoft, o motivo para isso me foi revelado. É que o Windows XP não tem muitas das tecnologias necessárias para rodar o Essentials — em especial o Messenger — corretamente. Reescrever seu código para esse sistema daria mais trabalho do que a MS quer ter com uma plataforma de dez anos atrás.

Com informações: ZDNet/All About Microsoft, Windows Blog Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fábio
Ano passado eu instalei e acabei desinstalando pq o Windows live não manda os lixos para a lixeira, vc bloqueia o primeiro e os próximos spams do mesmo remetente continuam entrando na caixa de entrada. Instalei novamente o programa agora, e o problema persiste, todo e-mail marcado como lixo permanece na caixa de entrada quando chega. Será que é alguma configuração ou o programa é ruim mesmo?
Daniel lopes
não conscegue encontrar a solusão p/ o poblema, então tira das páginas da net, pois a gente fik tentando baixar os mesmo, e não se conscegue nada, qnd conscegue,não baixa completo... alguem ajuda a gente a e!! obrgd/...
@lopeskuti
minha lista de contatos ta mais limpa. os sons do plus continuam (com o plus instalado obviamente), o visual é mais bonito... mesmo sem máscara. eu ainda ñ coloquei nenhuma máscara pq são poucas as disponivel e eu n gostei de nenhuma. e as antigas não são compativeis. O ÚNICO problema é não poder bloquear alguém... tem que ficar invisivel... E eu consegui achar um bug NO MOMENTO que instalei entre o 2011 e o 2009... Eu entrei pelo 2011 no 7, e ao mesmo tempo pelo XP virtual com o 2009... e achei duas pessoas que estavam invisivel pra mim ... errinho microsoft. kkkk
Laany!
Gente, eu tiinha instalado o Msn 2009! Akeele que tem o plus etc.. Mas eu resolvi instalar o Windows Live Essentials 2011 Mas eu não gosteii delee... Eu queriia saber de vcs,coomo faço pra ter de noovo o meu plus(2008?) Bjos ! ?
Jean
Amen... Adeus XP
@Opala69
Nem vi muita diferença, vamos ver o que acontece nas próximas horas...
kylefurtado
Acabaram de enterrar o Plus! e estão cavando a cova do XP. #droga
Add7
Concordo plenamente!
Bruno Gall
Baixando o MSN, o Live Writer baixo depois =P
Rafael Oliveira
Bem, imagino quantas pessoas que só vão perceber isso depois que acontecer (foi oque aconteceu comigo). E se você entrou invisivel, e quer ficar visivel pra todo mundo da sua lista, menos para uma pessoa? Não tem como fazer essa operação, a menos que você fique visivel pra todo mundo, e depois ponha essa pessoa como invisivel. Mas ai abre uma brecha pra ela te ver. Ou então você vai clicando em um por um e vai colocando visivel só os que você quer..rsrs
@shangraf
Nesse caso, basta vc ficar invisivel ao bot, e depois exclui-lo da tua lista.
Caio Alexandre
Eu sei porque. Apesar de na página http://explore.live.com/windows-live-essentials estar constando (Inglês/alterar), quando clicamos em Baixar Agora, ele baixa a versão PT-BR do programa. Passe o mouse no link Baixar Agora e veja a URL no navegador e perceba que aparece uma parte /pt-br/.
JoseRenan
não sou muito fan do serviço/programa e nem tem como eu testar -viva o XP- xP
Caio Alexandre
Não sei se é só aqui, mas usando o MPOP (múltiplos pontos de presença) entre o 2011 e o 2009, no 2009 apareceram os nomes escrotos e ao mesmo tempo no 2011 todos estavam certinhos, bonitinhos. Considero isso um EPIC WIN.
Caio Alexandre
Não tem porque nem pra que usar essa porcaria.
Exibir mais comentários