Início » Brasil » Nokia N8 será fabricado em Manaus

Nokia N8 será fabricado em Manaus

Avatar Por

Hoje foi o dia dos anúncios de novos smartphones. De olho nas festas de fim de ano, a Motorola anunciou numa tacada só o Milestone 2, o Spice e o Defy, todos com venda prevista para o fim de outubro ou início de novembro. Mas a Motorola não foi a única a apresentar novos aparelhos, pois a Nokia tirou o dia para finalmente confirmar a disponibilidade do Nokia N8 no País.

"O Nokia N8 combina a interface amigável do Symbian, sistema operacional mais usado no mundo, com a rapidez e conectividade de um smartphone ágil e poderoso”, explicou Almir Luiz Narcizo, presidente da Nokia do Brasil, em comunicado. A expectativa em torno do aparelho deve-se à plataforma que ele roda: o Symbian^3. O N8 é o primeiro smartphone do país a rodar esse sistema, que atualmente passa por um momento de dificuldade, com vários de seus apoiadores pedindo para sair.

Nokia N8 é oferecido em várias cores (imagem: divulgação)

Mas os recursos do smartphone não deixam a desejar. O visor é LED de 3,5 polegadas, com tecnologia touchscreen, para visualizar imagens com qualidade de verdade. Além disso, uma saída HDMI permitirá ligar o N8 a televisores HD (720p) para mostrar as fotos feitas com a câmera de 12 megapixels (com direito a flash xenon).

Seu processador é um ARM com 680 MHz de clock - sim, ele está longe dos super-smartphones que atualmente já possuem processador de pelo menos 1 GHz. A memória RAM também não é exorbitante, mas esperamos que dê para o gasto: 256 MB (e outros 512 MB de memória ROM).

Embora tenha sido concebido pela Nokia na Finlândia, o Nokia N8 será produzido no pólo industrial de Manaus. Isso significa que o produto vai custar menos, se comparado com o custo da simples importação dele. E o preço? R$ 1.499 (lembrando que deve sair mais barato nas operadoras), com vendas previstas para a segunda quinzena de outubro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Maurício Costa

Desde de 2010 uso o Nokia N8. Ótimo celular. Mas infelizmente hoje ele não é mais compartível com o Whatsapp, trava demais, os contatos somem da agenda, a bateria bugou. Já deu!

@akminarrah
Eu to com o N8... é mto bom. Não tenho o q reclamar. Symbian é de fato um SO para geeks mais do q para usuários comuns (ao menos no que se refere a exploração e uso intensivo do sistema) pois tem um monte de possibilidades "transformáveis" e fáceis. Ontem mesmo instalei o CFW 6 pro 5800 e ele ficou com a cara do N8 =) ainda mto mais rápido e com menos memória ram consumida que o fw original. Esse acho q sempre será o grande trunfo.
@andradevini
se baixar o preço, que mal tem? Hê...
Marquinhos
Eu uso Symbian e não tenho oq reclamar, tudo bem que a tendência é sumir do mercado, mas nada como os celulares da Nokia....esses não deixam na mão!
nic
Com esse preço não dá. Nos EUA tá saindo por 550 dólares, o que dá menos de 1000 reais. Com nossos 60% de taxa de importação aí dá mesmo os 1500. Como posso acreditar que a fabricação no Brasil faz diferença?
Denilson
To aguardando ancioso. Tenho um N78 com uma porrada de app: lanterna, cronometro, gravador de ligações e voz, GPS Ndrive, lupa e lente de aumento, webcam, localisador do celular via gps, organizador de memoria, quickoffice, leitor PDF, secretária eletronica, transmissor fm, vários player´s, fring (MSB/googletalk/skipe...), orkut, gmail, youtube, x-plorer, google maps, visualisador fotos, tem de tudo até app pra espantar mosquito... fora os apps q ainda num instalei e tudo isso graças ao Symbian q na minha opinião é o melhor OS do momento. De tanto mexer e instalar apps meu celular já travou geral 2 vezes, oq foi fácil resolver (Format). Re-instalei tudo de novo e tudo funcionando redondo.... Salve Symbian. O N8 ta meio caro mas é lançamento, fim de ano, natal, esperem um pouco que o preço cai. E o bixinho é show de bola. To na fissura de te-lo em minhas mãos e fazer seu processadorzinho ferver!!!!! Q venha o N8...
Antonio
Você quis dizer ANDROID usa máquina virtual Java. Não Nokia.
@InriCarlos
Ah é... tinha esquecido. O tão bem falado iPhone não era multitarefa até o meio deste ano. Olha, trabalho na Nokia de Manaus e pelo que eu pude ver (ainda não toquei num N8) pelos documentos que existem nos computadores de lá, a câmera é de 12 MegaPixels (reais, e não interpolados, como os xing-lings da vida) e Carl Zeiss. Se me lembro bem, a memória interna desse celular é de 16 Giga, mas não tenho certeza. O flash é de xenon. Enfim, sem querer puxar sardinha, mas quem fala de Symbiam ou é usuário frustrado ou nunca utilizou o sistema operacional. O iO.S., só pra se ter uma ideia, não aceita o envio de bluetoth para dispositivos que não sejam da Apple e os S.O. de outras fabricantes de celular são muito (MUITO!!!) vagos quando a questão é a personalização, a possibilidade de se mexer em todas as configurações do aparelho.
roberto
Falar mau da Nokia é facil. Tenho meu velho n95 de guerra e pretendo dar um upgrade pro n8 sem pensar. Esse vai ser sucesso como o n95-1-2-3. Quem fala mal do symbian é pq não teve um ou não foi a fundo nas funções dele pq eu consigo fazer coisas do arco da velha com o meu symbian. É só saber escolher o aplicativo correto para o q vc quer fazer que ele dá conta. Ainda mais se for hackeado como o meu, aí é o bicho. Além do mais falar mal do ARM é loucura. Os arm mais modernos tem uma arquitetura de alta performance que baixa a frequencia pra economizar bateria e é multitarefa.98% dos celulares do mundo em 2007 usavam ARM.A arquitetura ARM é licenciável. Empresas que são atuais ou antigos licenciados ARM incluem Alcatel-Lucent, da Apple Inc., Atmel, Broadcom, Cirrus Logic, Digital Equipment Corporation, Freescale, Intel (por meio de dezembro), LG, Marvell Technology Group, Microsoft, NEC, Nuvoton, Nvidia, NXP (anteriormente Philips), Oki, Qualcomm, Samsung, Sharp, STMicroelectronics, Symbios Logic, Texas Instruments, VLSI Technology, Yamaha e ZiiLABS. Este processador pode executar Java nativo e os mais novos como o do n8 agora tem suporte nativo a multimidia. Não consegui informações sobre o processador gráfico individual do n8 mas sabe-se que ele é dedicado e parece ser da arm também. O vidro capacitivo do n8 é gorilla,quase indestrutivel e anti-risco. Não precisa nem por película. A antena dele funciiona bem,:-) e seu corpo é em alumínio. Seria bom se informar mais a fundo antes de descer o pau na nokia. Afinal quem de vocês usa o chrome como SO? Aposto que a grande maioria aí é Windows não é mesmo? Pois é a microsoft não precisou lançar outro sistema operacional para manter o sucesso. E eu acho que a nokia deve coontinuar o symbian e evoluir ele assim como ela está fazendo, porque Symbian + ARM é o futuro.
Willian Sousa
Já tive motorola, nokia e agora tenho um samsung. Meu player é um ipod touch, não me arrependo de ter ele, mas SIM, compraria sem pensar 2x este aparelho. Com certeza se sai melhor que o iPhone4 tanto em custo X benefício quanto na câmera e memória! (Saudades da época no N73 :P)
Felipe
Faz sentido a Nokia encher os bolsos da Google ? Vc sabe que Nokia usa máquina virtual Java ? gasta mais para executar as mesmas funções que o symbian executada gastando muito menos ?
MeSucram
Enquanto Symbiam , continuo com o meu imbatível Nokia N95 8GB.
Eder Oliveira
Nokia será sempre o melhor. Tem uns babacas que acham que entendem de tudo. Adoram falar palavras que causam impacto, que os fazem parecer gênios, entendidos. Tá chegando o N8 só na pré-venda nos EUA e na Europa as vendas já ultrapassaram 100.000 aparelhos, aqui no Brasil a pré-venda começou ontem 05/10/2010, na Ovi Loja, Magazine Luiza e Americanas.com. O Magazine Luiza teve que suspender as vendas ontem por algumas horas devido ao excesso de pedidos. Segundo os entendidos este sucesso deve-se a ignorância das pessoas que insistem no SO da Nokia. Se todos fossem iguais aos experts Androides da vida a Nokia estaria falida e os clientes da Nokia seriam todos inteligentes.
@marcel_bocato
É moda falar mal da nokia, tsc tsc. Tenho até hj o meu N73, velho pra kct mas que amo de verdade. Estava esperando pelo lançamento do N8 pra fazer um upgrade do meu Nokia velho de guerra (na época era TOP haha). Pessoal troll nao acompanha reviews externos, não se informam, xiitas (ahh, meu iphone é melhor e faz pipoca putz..) Processador é ARM, mto mais rápido que os demais no mercado. Esse symbian é multi task real, e muito poderoso. Enfim. Joguem as pedras! hahaha
Alexandre
Acho um pouco caro mas os reviews desse aparelho mostram que esse smart é o bixo. Detonar o symbiam pode ser um erro sem ter brincado com o aparelho.
Exibir mais comentários