Roblox vai limitar acesso de crianças a jogos com conteúdo explícito

A plataforma de jogos online Roblox promete facilitar o controle parental e incluir ferramentas de avaliação de conteúdo

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Roblox (Imagem: Divulgação/Roblox)
Roblox (Imagem: Divulgação/Roblox)

O Roblox pretende incluir recursos de avaliação de conteúdo em jogos e facilitar o controle parental para limitar o acesso de crianças a conteúdos inapropriados na plataforma. A informação foi divulgada pelo diretor de privacidade da desenvolvedora, Remy Malan, em entrevista ao The Wall Street Journal. A Roblox Corporation, porém, ainda não informou quando essas novas ferramentas chegam ao aplicativo.

De acordo com o The Wall Street Journal, jogos com imagens explícitas podem aparecer entre os conteúdos recomendados do Roblox, mesmo em contas de usuários menores de idade. Atualmente, não é possível ver informações sobre os games antes de abrir uma sessão online. Isso significa que uma criança pode entrar em uma sala aparentemente inofensiva por fora, mas com fotos inapropriadas por dentro.

Há uma opção na plataforma em que os responsáveis podem permitir o acesso apenas a games marcados pela desenvolvedora como apropriados pra crianças, porém somente cerca de 1 mil títulos entre os milhões publicados estão nessa lista.

Vale mencionar que Roblox tem cerca de 30 milhões de usuários ativos por dia, sendo que metade desses são menores de 13 anos. Com as novas ferramentas, a ideia é limitar ainda mais o acesso de crianças a jogos com materiais explícitos e permitir que os pais tenham mais controle sobre os conteúdos dos games.

Malan não informou quando os novos recursos de controle parental entrarão em vigor. De acordo com o diretor, os jogos em Roblox já são classificados por uma equipe com mais de 2 mil pessoas, além de uma inteligência artificial que faz esse trabalho de forma automática.

Como Roblox funciona?

Roblox é, até o momento, a maior plataforma de jogos online do mundo. O aplicativo conta com cerca de 32,6 milhões de usuários ativos diariamente e mais de 20 milhões de games diferentes disponíveis, segundo dados da desenvolvedora. Esses títulos são criados pelos próprios usuários da ferramenta.

Além de jogar, também é possível se comunicar com outras pessoas pelo aplicativo. Devido aos gráficos parecidos com Minecraft e à jogabilidade simples, Roblox é bastante popular entre crianças. Atualmente, a plataforma tem milhões de usuários menores de 13 anos — a idade mínima para criar uma conta na plataforma, segundo os termos de uso.

Com informações: The Verge, The Wall Street Journal.

Receba mais sobre Roblox na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados