Estes fones sem fio funcionam até com dispositivos que não têm Bluetooth

O Bowers & Wilkins PI7 utiliza cabo USB-C de um lado e P2 do outro para enviar o áudio para o case e então aos fones Bluetooth

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Bowers & Wilkins PI7 (Imagem: divulgação/Bowers & Wilkins)
Bowers & Wilkins PI7 (Imagem: divulgação/Bowers & Wilkins)

A marca britânica Bowers & Wilkins anunciou dois novos fones de ouvido completamente sem fios: o PI5 e o PI7. Ambos utilizam design esperado para uma empresa conhecida pelos produtos de luxo, conseguem oferecer conforto para o usuário com cancelamento ativo de ruído, mas o recurso que chama atenção está presente apenas no segundo modelo e é uma espécie de transmissor para sistemas de áudio sem conexão Bluetooth.

Se você não gosta da ideia de fones de ouvido recebendo o som por conexão Bluetooth, é melhor repensar suas prioridades e se adaptar ao mar de opções quando o assunto é fone de ouvido completamente sem fios. A mais recente adição nesta infinidade de dispositivos e marcas vem da empresa Bowers & Wilkins e chega ao mercado em duas variantes para basicamente a mesma coisa: escutar qualquer música ou podcast, sem nada entre o aparelho e a fonte de áudio.

Visualmente os Bowers & Wilkins PI5 e PI7 são idênticos. Ambos utilizam codec Qualcomm aptX, mas apenas o segundo oferece a versão Adaptive desta tecnologia e amostragem de 24 bits. O modelo mais simples conta com quatro microfones para melhorar a qualidade das chamadas e chamar a assistente pessoal do dispositivo (Siri ou Google Assistente), enquanto seu irmão mais caro adiciona mais dois destes componentes para as mesmas funções.

Bowers & Wilkins PI7 (Imagem: divulgação/Bowers & Wilkins)

Bowers & Wilkins PI7 (Imagem: divulgação/Bowers & Wilkins)

Ambos os modelos trabalham com um case para recarregar a bateria dos fones por até quatro vezes com uma só carga e a autonomia de cada lado é de quatro ou cinco horas seguidas – pouco, quando comparados aos concorrentes como os AirPods, Galaxy Buds e os fones da Sony. Os dois lados contam com proteção IP54 para sobreviver ao suor e até mesmo uma chuva leve.

Fones sem fio até para onde não tem Bluetooth

Com estes recursos os fones completamente sem fios dependem de conexão compatível, que pode não existir em alguns casos, como em aparelhos de som mais antigos ou então no sistema de entretenimento de aviões. Para ambos os casos, o PI7 da Bowers & Wilkins pode ter o case plugado nestes dispositivos para resolver este dilema.

Bowers & Wilkins PI7 (Imagem: divulgação/Bowers & Wilkins)

Bowers & Wilkins PI7 (Imagem: divulgação/Bowers & Wilkins)

Ele utiliza um cabo onde em uma ponta está uma conexão de 3,5 milímetros, a mesma do fone de ouvido P2. Na outra extremidade fica um conector USB-C e ele vai plugado no case do fone, que acaba virando um transmissor para os pequenos gadgets no ouvido do usuário. A fabricante utiliza justamente o exemplo do sistema de entretenimento de um avião, mas de fato essa solução pode ser utilizada em qualquer coisa com saída neste formato.

Quando e quanto?

A Bowers & Wilkins já está vendendo os dois modelos no mercado internacional, com preço de US$ 249 para o PI5 e US$ 399 para o PI7. Não existe previsão de lançamento no Brasil.

Com informações: The Verge e Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados