O que é .mkv? [Matroska]

União de arquivos; saiba o que é .mkv e qual a sua importância para a evolução dos formatos e codecs de áudio e vídeo

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
O que é .mkv (Imagem: VideoLAN/Divulgação)
O que é .mkv (Imagem: VideoLAN/Divulgação)

O formato foi lançado em 2002, com o nome de Matroska como uma promessa de iniciativa para a criação de formatos universais de aglutinadores de áudio e vídeo digitais. Veja abaixo, o que é .mkv e como abrir e executar esse tipo arquivo. Os formatos ligados à Matroska permitem conter dados resultantes de diferentes modelos de codificações (ou codecs) de vídeo e áudio.

O que é .mkv?

O .mkv é um tipo de formato. Ao contrário da crença popular, os arquivos .mkv não são, apenas, um formato de compressão de áudio ou vídeo. São, na verdade, modelos de contêineres de multimídia, unindo muitos formatos diferentes no mesmo arquivo. 

O que é um Container?

Em primeiro lugar, é essencial esclarecer exatamente “O que é um contêiner de Áudio / Vídeo”, para evitar mal-entendidos.

  • NÃO é um formato de compressão de vídeo ou áudio (codec de vídeo);
  • É um envelope no qual podem existir vários streams de áudio, vídeo e legendas, permitindo ao usuário armazenar um filme ou CD completo em um único arquivo.

Um contêiner .mkv pode incorporar áudio, vídeo e legendas em um único arquivo – mesmo se esses elementos usarem diferentes tipos de codificação. Por exemplo, você pode ter um arquivo .mkv que contém vídeo H.264 e algo como MP3 ou AAC para áudio.

O que é .mkv (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
VLC é um dos reprodutores de .mkv mais conhecidos (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Quais são as vantagens do .mkv?

Os arquivos de .mkv foram projetados para serem à prova de futuro, o que significa que os arquivos não se tornam desatualizados. Os desenvolvedores do Matroska incluíram vários recursos importantes para fazer isso acontecer, incluindo coisas como:

  • Busca rápida;
  • Suporte para capítulo, menu e metadados;
  • Diferentes streams de áudio e vídeo selecionáveis;
  • Compatibilidade de streaming online;
  • Suporte para legendas (codificados permanentemente e codificados por software);
  • Recuperação de erros, que permite a reprodução de arquivos corrompidos;

Essas características fazem o .mkv ser mais adaptável e fácil de usar, mesmo com o passar dos anos.

O que é .mkv [Matroska] (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Página oficial da criadora do .mkv [Matroska] (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Como abrir arquivos .mkv?

O .mkv não é um padrão no setor, por isso nem todos os reprodutores de mídia suportam o formato, embora o suporte tenha crescido. 

Existem duas opções principais para reproduzir arquivos .mkv: usando um reprodutor de mídia compatível com o formato ou baixando os codecs apropriados para o player de mídia de sua preferência.

O que é .mkv (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Abrindo arquivo .mkv (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Reprodutor compatível

Existem alguns no mercado, mas a melhor opção, pela facilidade de uso é o VLC. Recomendo pelo bom desempenho e praticidade, sem “pesar” o sistema.

O suporte integrado não requer a instalação de mais nada. Baixar e instalar o programa é fácil, seguindo as instruções. 

  1. Vá a página oficial de download do VLC (atenção para não ir a qualquer outro lugar, hackers têm sites de download de VLC falsos);
  2. Execute o arquivo baixado para instalar o VLC;
  3. Instalação concluída, já pode assistir seus arquivos .mkv.

     

O que é .mkv (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Baixe o player no site oficial (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Importante, embora o VLC se associe a todos os formatos de vídeo e áudio com suporte durante a instalação – incluindo .mkv – ele não assume como player padrão para esses tipos de arquivo.

Para ver seus arquivos basta clicar com o botão direito do mouse sobre o escolhido, no menu suspenso “abrir com” e selecionar o VLC.

Baixando codecs para .mkv (não recomendado)

Caso prefira usar o Windows Media Player ou outro reprodutor do Windows que não tenha suporte a arquivos .mkv, pode-se instalar codecs. 

Para adicionar o suporte, é necessário instalar alguns arquivos de suporte conhecidos como codecs. Esses arquivos ajudam seu player de vídeo a entender como descompactar formatos não compatíveis com ele.

Por que não recomendado? Há um motivo para listarmos o download de codecs como alternativa, não muito indicada. Codecs são conhecidos por serem agrupados em crapware ou, pior, malware. Se o usuário for cuidadoso sobre onde baixar seus codecs e futuras atualizações, são uma opção viável.

Sabendo agora o que é .mkv, já poderá assistir todos os seus arquivos nesse formato tranquilamente, bons filmes!

Com informação: Web Archive, Life Wire, Wikipedia, Matroska.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Matroska na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados