Início » Aplicativos e Software » TikTok lança ferramenta para denunciar e apagar comentários em massa

TikTok lança ferramenta para denunciar e apagar comentários em massa

TikTok afirma que mudança foi feita para dar mais poder aos criadores de conteúdo e combater bullying

Pedro Knoth Por

O TikTok liberou nesta quinta-feira (20) a opção de deletar ou denunciar múltiplos comentários de uma vez só. Contas que ferirem políticas e diretrizes de comunidade da rede podem agora ser banidas em massa. O recurso foi lançado hoje em alguns mercados, mas estará disponível globalmente nas próximas semanas. “Esperamos que esta atualização ajude os criadores a se sentirem mais empoderados durante a experiência no TikTok”, disse a companhia.

Perfil oficial do TikTok (Imagem: Pexels)

Perfil oficial do TikTok (Imagem: Pexels)

A nova função é exclusiva para quem usa a conta de Criador de Conteúdo do TikTok Pro — feita para que o criador possa escolher qual o segmento do vídeo: moda, beleza, arte, dança, — e pode ser acessada ao manter pressionado um único comentário ou navegar até o ícone de lápis no canto esquerdo da interface. Isso abre um menu de opções e o usuário poderá deletar até 100 comentários por vez – o mesmo vale para banir contas. O TikTok afirma ainda que a mudança é para “promover a gentileza” e “tornar a comunidade mais acolhedora”.

A plataforma de vídeos tem feito alterações em sua rede para tornar as experiência de uso mais leve. Foram feitas modificações na forma de filtrar comentários e usuários são encorajados a rever publicações nos vídeos que podem ser “maldosas”. A empresa ressaltou que visa combater o bullying. Em janeiro, o TikTok configurou como privados os perfis de usuários entre 13 e 15 anos.

Estrela do TikTok tem dificuldade em lidar com toxicidade

O tempo de tela do TikTok em países como Estados Unidos e Inglaterra já supera o do Facebook. Segundo o relatório State of Mobile 2021 da consultoria de aplicativos App Annie, o TikTok deve atingir 1,2 bilhão de usuários mensais em 2021. Mas o fluxo cada vez maior de novos usuários significa também o aumento da toxicidade de comentários, por exemplo.

Algumas das principais estrelas do aplicativo, que é conhecido por vídeos criativos sobre tendências, têm relatado estresse. É o caso da influenciadora de 17 anos Charli D’Amelio: com 116 milhões de seguidores, ela disse que não se sente feliz usando o app devido ao grande número de comentários negativos. Um estudo do Global Web Index relatou que o público da chamada geração Z, de 17 a 23 anos, é o que mais sente os impactos das redes sociais na saúde mental – quase 20% afirmaram que as redes sociais causam ansiedade.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando