Google lança sistema operacional Fuchsia, começando pelo Nest Hub

Sistema operacional Fuchsia faz sua estreia oficial no Google Nest Hub, mas usuários não devem notar mudanças na interface

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 6 meses
Google Nest Hub (imagem: divulgação/Google)
Google Nest Hub de primeira geração (imagem: divulgação/Google)

Depois de cinco anos de desenvolvimento e especulações, o Fuchsia foi anunciado oficialmente nesta terça-feira (25). O novo sistema operacional do Google faz a sua estreia no Nest Hub de primeira geração. Trata-se de um começo tímido, mas importante: a expectativa é a de que a companhia adote o Fuchsia como sistema padrão de seus dispositivos em um futuro não muito distante.

Petr Hosek, líder técnico do projeto, celebrou o anúncio no Twitter, ainda que com discrição: “você não lança um novo sistema operacional todo dia, mas hoje é esse dia”.

Hosek fala da confirmação, pois era de conhecimento público que o Google Nest Hub com o Fuchsia 1.0 estava a caminho — o dispositivo chegou a receber certificação para Bluetooth no início de maio. Faltava apenas o anúncio oficial.

Interface do Nest Hub não muda

Usuários do Google Nest Hub devem conter uma possível empolgação. O dispositivo foi lançado em 2018 (na época, sob o nome Google Home Hub) com o Cast OS, sistema operacional baseado em Linux. A mudança para o Fuchsia não deve incrementar a experiência de uso da plataforma, porém.

Na verdade, a maioria dos usuários provavelmente não perceberá a mudança do Cast para o Fuchsia no Nest Hub. Isso porque o Google utiliza o kit de desenvolvimento Flutter para padronizar a experiência de uso de seus dispositivos inteligentes com tela. Essa padronização pode ser implementada em sistemas operacionais diferentes.

Em outras palavras: a migração do Cast para o Fuchsia não deve implicar em mudanças significativas na interface do dispositivo, pelo menos não nesta primeira versão.

Se é assim, para que mudar? Bom, o Google assegura que o Fuchsia foi idealizado para ser um “sistema operacional de nível de produção seguro, atualizável, inclusivo e pragmático”. Essa declaração sugere que, por ora, o Fuchsia deve otimizar determinados parâmetros técnicos, como o desempenho geral do dispositivo.

O Fuchsia será liberado para o Nest Hub nos próximos meses, começando pelas unidades de usuários participantes do Preview Program. Não está claro quando e se outros dispositivos baseados no Cast OS também serão portados para o novo sistema operacional.

Com informações: 9to5Google, The Verge.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados