Windows 10 não terá novas prévias antes de anúncio do Windows 11

Microsoft pausou liberação de builds do Windows 10; medida é uma aparente preparação para a chegada do Windows 11

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Teaser sobre o provável Windows 11 (Imagem: divulgação/Microsoft)
Teaser sobre o provável Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)

O dia 24 de junho promete ser marcante. Na ocasião, a Microsoft deve anunciar o Windows 11. As preparações para o anúncio causaram um efeito curioso, no entanto: a equipe responsável pelo programa de testes Windows Insider decidiu que, nas próximas semanas, o Windows 10 não receberá novas prévias.

Na segunda-feira (7), a Microsoft chegou a liberar a build 21390.1000 do Windows 10 no Canal do Desenvolvedor (Dev Channel) do Windows Insider. Mas, a companhia avisa que essa compilação não inclui recursos novos ou correções. Ela serve apenas para que o sistema que fornece atualizações seja testado.

Durante os próximos dias, as builds que forem disponibilizadas também servirão unicamente para testes. Provavelmente, as liberações normais serão retomadas apenas depois do dia 24.

Embora a Microsoft ainda não tenha confirmado se o evento servirá mesmo para o anúncio do Windows 11, a decisão de paralisar a liberação de builds com recursos novos reforça essa possibilidade, por dois motivos principais.

O primeiro é o fato de as atualizações liberadas no Dev Channel serem, via de regra, as primeiras a receberem as novidades que a Microsoft prepara para o Windows. A rotina desse canal não seria mudada se não houvesse um bom motivo para isso, portanto.

Um tanto óbvio, o segundo motivo é a percepção de que faz sentido a Microsoft segurar a liberação de novos recursos nas compilações do Windows para que um conjunto de novidades seja revelado em um evento específico para isso.

É de se presumir também que a Microsoft quer testar o sistema que fornece atualizações para evitar que problemas nesse serviço aconteçam justamente durante a liberação de um grande update.

O Windows 11 está mesmo a caminho?

Novo Outlook dá pistas sobre redesign do Windows (imagem: reprodução/Microsoft)

Novo Outlook dá pistas sobre redesign do Windows (imagem: reprodução/Microsoft)

A única certeza que temos até agora é a de que a Microsoft irá promover um evento em 24 de junho relacionado ao Windows. Porém, há fortes indícios de que a atualização 21H2 do Windows 10, também conhecida como Sun Valley, corresponderá ao Windows 11, na verdade. Alguns rumores também apontam que a nova versão será chamada apenas de… Windows.

Mas os sinais de que a atualização será batizada de Windows 11 são fortes. Começa pelas pistas encontradas nas imagens que a Microsoft liberou para divulgar o evento.

Além disso, durante a Build 2021, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, comentou que a Microsoft vem trabalhando em uma das atualizações mais significativas do Windows na última década.

Levemos em conta ainda que, nas últimas semanas, encontramos indícios de que a atualização Sun Valley promoverá mudanças importantes na interface do sistema operacional, incluindo menus flutuantes, animações mais rápidas e janelas com cantos arredondados.

São mudanças tão expressivas que não seria surpresa se elas marcassem a chegada de uma nova versão do Windows. Por outro lado, é pouco provável que vejamos alterações funcionais agressivas. Nesse sentido, o Windows 11 viria mais para marcar uma nova fase do que para representar uma versão realmente nova do sistema operacional.

Com informações: Windows Latest, XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados