Início » Jogos » Vale a pena comprar o Nintendo DSi?

Vale a pena comprar o Nintendo DSi?

Avatar Por

Seguindo o ritmo do artigo da semana passada, que detalhava as características do PSP Go e se o investimento no console valeria a pena, nada mais apropriado que examinar o novo modelo do concorrente, o Nintendo DSi.

nintendo_dsi

O Nintendo DSi é a terceira versão do popular Nintendo DS. O DS Lite – a versão intermediária entre os dois consoles, que é o que eu possuo – trazia mudanças estéticas mais perceptíveis que esse modelo mais novo. Enfim, o que há de interessante no tal DSi?

A mudança mais expressiva no design do aparelho provavelmente é a adição de duas câmeras VGA de 0.3mp, uma voltada para o usuário, outra instalada na “tampa” do console. A idéia de Satoru Iwata, o CEO da Nintendo, é que o DS já tinha o sentido de toque e o de audição (através do microfone). O próximo passo lógico seria dar ao aparelho capacidade de visão. Na teoria, faz sentido.

As telas do DSi também são imperceptivelmente maiores (6mm maiores, pra ser exato) que a das versões anteriores. Há um slot pra cartão SD, através do qual o usuário pode acessar e tocar arquivos de mídia no DSi – .mp4, .m4a, e .3GP. O formato mp3 está misteriosamente ausente. Se eu fosse apostar, eu diria que a culpa são as taxas de licenciamento do formato. Licenças similares foram o empecilho contra a reprodução de DVDs de vídeo no Wii.

O DSi também tem um software que permite aplicar filtros sobre as imagens capturadas pela câmera. No entanto, lembre-se que estamos falando de câmeras VGA de 0.3 megapixels, que é equivalente à resolução da primeira geração de celulares com câmeras. Não vá se empolgando muito!

A maior desvantagem do novo modelo do console foi a perda do slot pra jogos de GBA, o que certamente causará desinteresse nos gamers que pensavam em fazer o upgrade mas ainda curtem seus jogos favoritos do Game Boy Advance. Era uma mudança esperada, no entanto, já que a Nintendo “matou” o suporte à linha Game Boy há alguns anos. Eles não poderiam continuar investindo em retrocompatibilidade pra sempre.

Uma outra grande mudança – que foi sem dúvida inspirada pelo modelo e influência da AppStore – foi a criação da DSi Shop, onde gamers podem comprar jogos e aplicativos para o console. O DSi Browser foi um dos primeiros apps gratuitos, e é um navegador baseado no Opera. Pra fazer compras na loja virtual do DSi, o usuário precisa adquirir “Nintendo Points” na forma de cartões pré-pagos disponíveis nas grandes cadeias de eletrônicos como Best Buy ou Walmart.

A lista de jogos e aplicativos já disponíveis é consideravelmente grande, mas ainda não há nada de muita expressão por lá. Vale lembrar que clássicos da AppStore, como Fieldrunners e Mecho Wars, já estão na lista. Não dá pra negar que estamos vendo uma Segunda Renascença das gamehouses independentes, que viveram seus dias de glória nos primórdios da história do videogame – e que, ao passo que gaming se tornou um mercado maior e mais sério, eventualmente deram lugar às grandes produtoras.

Finalmente, a característica definitiva – o preço. O DSi foi lançado nos EUA custando US$170,00 – 40 dólares mais caro que um DS Lite. Para o norte-americano padrão, 40 dólares não significa uma diferença muito relevante. Apesar disso, é importante lembrar que simplesmente não há grandes mudanças pra justificar o preço mais alto. Já pro público brasileiro, esses 40 dólares extras facilmente se transformarão num acréscimo de 200 ou 300 reais. O upgrade parece ainda mais inviável pra gente.

Apesar do esforço da Nintendo, ninguém realmente verá o DSi como um aparelho convergente. A capacidade multimídia do aparelho é equivalente a de um celular de 2005; competir com esse tipo de hardware num mundo pós-iPod é uma tentativa pífia. E não há nenhum grande título na DSi Shop que justifique abandonar o seu DS velho de guerra que ainda pode rodar Pokemon FireRed pela entrada de cartuchos de GBA.

Vale a pena comprar o DSi? Aos novos donos, eu recomendaria comprar o DS Lite, que é mais barato e tem por enquanto uma biblioteca maior de jogos.  E aos que já o tem, fique com ele mesmo – por enquanto você não está perdendo nada.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@serdna
As duas são de 0.3, mas a qualidade da imagem é muito boa apesar do tamanho (0.3) da imagem.
Camila
Atualizei meu DSI e agora me informaram que ele não aceita o R4 para baixar jogos, alguem pode me informar se já existe alguma atualização tambem do R4?
joao
eu acho que vale a pena comprar o nintendo dsi porque nele voc~e ira consiguir jogar jogos até piratas pode conversar nun chat com pessoas prosemas de você pode destorce fotos tiradas e muito mais o jogos se você tiver wii-fii pode assesar a internet GANHE O NINTENDO QUANDO ESTREIOU NA EUA EU TENHO UMA CASA LA OOOO AS PESSOAS DAQUI VENDEM A UM PREÇO CARA LA NA EUA TA 180 A 350 E AQUI TA 581 A 1000
Letticia
Preciso que me ajudem com uma dúvida... Tenho DSi mais n consigo acessar o orkut, pois diz que a memória é insuficiente... a memória atual dele é de 8gb.... Alguém sabe me dizer quanto preciso para poder acessar o orkut???? Será que 32gb é suficiente??????? Obrigada pela colaboração.......
anonimation
cara eu acho que isso não é verdade,pq o dsi é um console e o wii é outro afinal os dois podem parecer identicos em termos de programação mas isso não quer dizer que eu possa usar o softiware do dsi no wii é a mesma coisa de eu perguntar se posso usar os jogos do ds no wii e pra voces que compraram o ds lite se lascaram porque vai sair a nova versão do dsi que é o 3ds que tem um adcional de um analogico e pode ler jogos e tirar fotos em 3d,os jogos eu acho que vão apenas lançar para dsi ou 3ds não vão lançar mais para ds lite,e o melhor de tudo,pode ser que possam lançar jogos que seja estilo Knect(xbox projeto natal)
Fernando
olá! Tenho um wii e estou pensando em comprar um DSI XL, ouvi dizer que é possível usar os software do DSI no WII, isso é verdade?
Alex
Ola, ganhei um DSI do meu pai, so que ele esta todo em japones e eu gostaria que alguem me desse alguma instrução sobre esse aparelho maravilhoso. Queria saber se é necessário comprar um cartão R4i para os cartuchos de jogos funcionarem ?? Se alguem puder responder as minhas perguntas gostaria que mandassem para o meu e-mail, que é [email protected] ou [email protected] !!!! Desde ja agradeço...
kati
Ola alguem pode me ajudar quero comprar um ds para meu filho gostaia de saber qual é o melhor estou na duvida entre o DS eo DSI qual seria o melhor qual deles tem mais jogos e recursos? qual vcs. poderião esta me endicando.....
Frank
Estou com as mesmas dúvidas. Comprei um R4i e um cartão de memória de 4gb para o DSi, mas não consigo rodar os jogos. Vc conseguiu?
Lucas
0.3 a voltada ao usuario , 3 megapixels a que esta do lado de fora
André
Oi sinceramente axo que o DSi não é necessario, pq aqi no brasil o valor é bem elevado e as funçoes que ele propoe (como camera, internet e talzz)são muito limitados e se fossem melhoer essas funções o aparelho xegaria a 2.000,00 e ai mesmo q ningem iria comprar. Continue com os DS lite e se qiserem o DSi para entrar na internet, compre logo um Netbook, que é bem melhor e nau vai te dar dor de cabeça por incapacidade!
Diego
minha duvida é o seguinte eu posso procurar roms de nintendo ds ou dsi baixa-las e jogar pra dentro do nintendo dsi? pois eu axo os cartuchos muito caros e claro que isso é só pra mim nao pretendo comercializar nada! e se posso fazer isso quais as medidas que devo tomar! obrigado aguardo repsosta
maria
acabei de comprar 1 DSI p/o meu filho (É o seu 1°portatil). tenho muitas duvidas, confesso q ler as declarações acima me ajudaram um pouco. Gostaria de saber: - Os jogos do DS, rodam no DSi ? (o R4, da amiga não rodou) - já entendi q tenho de comprar o R4i, porem tem alguma marca recomendada ? - comprando o R4i, não preciso mandar desbloquear o aparelho, uma vez q ele veio dos EUA? - me disseram q alem R4i, tenho q comprar um outro cartão tbém p/ DSi, p/musica e fotos, é verdade? e é necessario ? - como mãe de "primeira viagem", tem + coisa q preciso saber? desde já agradeço a ajuda.
euardo
O que um R4 faz?
L.G.B.Paiva
Eu tive uma ligeira desilusão quando adquiri meu DSi, justamente por falta de informações como estas. Quando o comprei, achei que ele poderia servir como um Netbook, já que poderia acessar a internet por um navegador de verdade, além da plataforma multimídia. O problema é que o hardware e a memória do DSi não permitem um uso maior que o ocasional da internet, acessando páginas com um pouco mais de imagens ou que exijam um pouco mais da memória, faz com que o DSi anuncie falta de memória e peça para que a página seja atualizada. Em páginas como o orkut isso já acontece. Outra questão é que o navegador não suporta flash, então vídeos do Youtube por exemplo estão fora de questão. Acaba que a principal função da internet é realmente para jogar com os amigos. Homebrews existem para suprir os papéis de editores de texto e imagem, mas ainda deixam muito a desejar, e nem mesmo arquivos .pdf são visualizados com satisfação. Comprei meu DSi por que estava na pilha das propagandas massivas que o izzynobre fazia no twitter sobre Scribblenauts. Não nego que o jogo é fantástico, mas hoje jogo muito mais outros jogos. No final, o principal uso do DSi é ainda jogar, que pode ser feito perfeitamente por um DS Lite. E assim como outros, eu duvido que algum jogo realmente satisfatório seja lançado como DSi Only.
Exibir mais comentários