Início » Internet » Google Meet não tem mais reuniões em grupo ilimitadas na versão gratuita

Google Meet não tem mais reuniões em grupo ilimitadas na versão gratuita

Reuniões com três ou mais pessoas no Google Meet grátis têm limite máximo de 60 minutos; Microsoft Teams mantém chamadas de vídeo de até 24 horas

Felipe Ventura Por

Sem alarde, o Google Meet passou a impor um limite em chamadas de vídeo na versão gratuita: ligações individuais poderão durar até 24 horas, mas reuniões com três ou mais pessoas agora ficam restritas a 1 hora. A empresa avisou que as videochamadas ilimitadas grátis acabariam em junho de 2021. Como alternativa, é possível usar o Microsoft Teams.

Google Meet terá experiência de segunda tela (Imagem: Divulgação/Google)

Google Meet terá experiência de segunda tela (Imagem: Divulgação/Google)

Segundo apurou o Tecnoblog, o Google explica em um artigo de suporte que usuários não-pagantes do Meet podem fazer o seguinte:

  • chamadas individuais (entre 2 pessoas) com duração de até 24 horas;
  • chamadas entre 3 ou mais participantes com duração de até 60 minutos.

Se você estiver em uma reunião, todos os participantes vão receber uma notificação aos 55 minutos de que a ligação está quase no fim. Assim como antes, usuários com conta pessoal do Google podem fazer chamadas com até 100 pessoas.

Essa limitação estava prevista para chegar originalmente em setembro de 2020, mas a pandemia ainda manteve diversas pessoas dentro de casa. O Google então adiou o prazo para março de 2021, e então para junho. Agora que diversos países já vacinaram boa parte da população, a benesse do Google Meet está sendo retirada.

O artigo de suporte com o limite para usuários gratuitos foi salvo no Internet Archive pela última vez em abril, quando não havia nenhuma menção ao limite de tempo nas chamadas.

Google Meet tem reuniões de 24 horas no Workspace pago

Vale observar que assinantes do Google Workspace Individual podem fazer reuniões de até 24 horas, sejam elas individuais ou em grupo (com três ou mais participantes); o plano custa US$ 7,99 ao mês. A mesma regra vale para o Workspace Business e Education.

O Google vem se concentrando em oferecer serviços pagos aos usuários, inclusive consumidores finais. Por exemplo, o Google Fotos deixou de oferecer espaço ilimitado, estimulando a comprar armazenamento na nuvem através do Google One.

Microsoft Teams mantém chamadas ilimitadas e grátis

Como ajustar as notificações no Microsoft Teams (Imagem: Dimitri Karastelev/Unsplash)

Como ajustar as notificações no Microsoft Teams (Imagem: Dimitri Karastelev/Unsplash)

A versão gratuita do Microsoft Teams previa impor um limite de 60 minutos em chamadas de vídeo a partir de julho de 2021. No entanto, a empresa diz o seguinte: “para dar suporte aos nossos clientes durante a COVID-19, estendemos esse limite para 24 horas até nova determinação”.

No Skype, as reuniões em vídeo podem durar até 4 horas cada, até o máximo de 10 horas em um dia ou 100 horas por mês, como explica a Política de uso justo da Microsoft. Ao atingir um desses limites, a ligação é convertida para o modo somente áudio. Confira 15 aplicativos para fazer chamada de vídeo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
11 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André Gorgen (@Banana_Phone)

Felizmente não é difícil arrumar um substituto, diferente do Photos que fizeram eu colocar a minha vida lá e agora acabou a brincadeira do gratuito e ilimitado.

William S. (@ouileeam)

Quais seriam os pontos favoráveis do meet em relação ao teams?

Amarildo (@Amarildojrd)

Eu também não consigo visualizar quais seriam os pontos favoráveis do Google Meet em relação ao Teams, visto que a ferramenta da Microsoft possui mais recursos do que o Meet, bem mais completo.