Início » Finanças » O que fazer com a chave Pix ao trocar o número de celular?

O que fazer com a chave Pix ao trocar o número de celular?

Saiba o que fazer com a chave Pix ao trocar o número de celular; é preciso ficar atento para evitar que uma transferência caia em outra conta

Wagner Pedro Por

O Pix vem batendo recorde de transações, sendo um dos meios de pagamento mais utilizados do momento. Há quatro tipos de chaves, sendo que uma delas é o número de telefone. Mas ao trocar de chip, o que fazer com o número antigo cadastrado no banco? Abaixo, vou te explicar qual ação deve ser tomada para evitar problemas.

Pix no aplicativo da Caixa (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Pix no aplicativo da Caixa (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A chave Pix é uma espécie de “endereço” para a sua conta, da mesma forma que o RG identifica uma pessoa. Ao cadastrar seu CPF, por exemplo, você não precisa se preocupar com mudanças, afinal, esse documento é inalterável.

No entanto, se a chave for seu número de celular, existe um procedimento que deve ser feito após a comprar de um novo chip. Mas antes de explicar o que fazer, é preciso esclarecer o que acontece caso mantenha cadastrada a linha antiga.

A principal questão é que a operadora pode repassar esse número para outra pessoa. Isso é um problema porque, se o novo proprietário cadastrar a linha como chave Pix, o antigo dono vai perder o acesso. Dessa forma, os pagamentos e transferências irão cair na conta de outra pessoa.

O que fazer?

A maneira mais simples de resolver esse “problema” é avisando seus contatos, amigos e clientes que sua chave Pix mudou, enviando para eles o novo número e deixando bem claro que o antigo não é válido.

Após avisá-los, é extremamente importante excluir a chave do banco cadastrado. Assim, você garante que nenhuma conta ficará atrelada ao seu antigo número caso a operadora decida repassá-lo. Aqui no Tecnoblog, já mostramos como excluir ou fazer a portabilidade de chaves Pix.

Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)
Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)

Quando a exclusão for feita, acredito que você vai querer cadastrar seu novo número, não é mesmo? Felizmente, esse procedimento é bem simples e rápido. Para realizá-lo, recomendo que leia nosso tutorial que explica como cadastrar seu Pix com segurança no banco e aplicativos.

Pronto, agora você já sabe o que fazer com a chave Pix ao trocar o número de celular.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

imhotep (@imhotep)

Tava pensando nisso outro dia…o q vai ter de gente reclamando daqui a algum tempo, falando q mudou de número, esqueceu de alterá-lo como chave pix e deixou de receber dinheiro q, possivelmente, foi depositado em conta de um terceiro q tenha assumido o número q foi descartado.

Mais do q descadastrar a chave na sua conta, é importante avisar a quem envia dinheiro pra vc.

Ok, ok, qd se faz um pix, o banco exibe o nome da pessoa q vai receber. Mas muita gente sequer presta a atenção e o golpe está aí…