Estou certo de que já aconteceu contigo: você está no seu Twitter tranquilamente vendo as besteiras atualizações interessantíssimas que seus contatos publicam na timeline quando aparece aquele link que aparentemente leva para uma foto. Ao abrir a página, você se depara com uma imagem que de alguma forma foi modificada, pois as cores não são as mesmas e a moldura é meio curiosa.

Das duas uma: ou o usuário não sabe tirar fotos, ou ele estava usando um aplicativo chamando Instagram, que realiza essa mágica toda. O Instagram é responsável por adicionar defeitos especiais nas fotos, para que elas se assemelhem àquelas imagens antigas, feitas com câmeras analógicas muito sentimentais.

Essa megaprodução fotográfica só foi possível graças ao Instagram (foto: @luccks)

Acho que já deu para perceber que eu não sou um fã do Instagram. Mas, pelo visto, eu sou dos poucos internautas que não aprovam o serviço. A empresa por trás dele anunciou recentemente um agradável – e impressionante – crescimento em sua base de usuários. O Instagram já conta com nada menos que 1 milhão de pessoas, que o utilizam para manipular fotos e depois compartilhá-las em vários serviços (o principal deles é o Twitter, sem dúvida alguma).

Esse número é ainda mais impressionante depois de saber que o aplicativo foi lançado em 6 de outubro desse ano. Ou seja, foram dois meses e alguns dias para chegar numa marca que orgulha qualquer startup. E o melhor é que vejo as pessoas do meu Twitter usando e falando bem do Instagram, o que significa que ele agrada mesmo.

Download | Instagram (iTunes)
Baixatudo | Instagram

Seria essa a vitória da fotografia ruim frente à alta definição que as câmeras digitais trouxeram? Ainda não sei. De qualquer forma, é notável que o Instagram inaugurou uma nova forma de compartilhar fotografia, que não apenas registra o momento, mas permite que ele seja facilmente manipulado pelo usuário antes de compartilhar a foto com basicamente o mundo inteiro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ivan Rodrigues

Back to 2018. Maneiro que, pouco tempo depois, o autor do post em questão começou a usar e fazer uso dos filtros p/ melhorar as proprias fotos ahahahha
https://www.instagram.com/t...

Marcell Almeida
Só esperando chegar a versão pra Android. Eles irão fazer isso nos próximos meses e aumentar bastante esse número.
QG10g
Eu estou aqui lendo o blog normalmente em minha rotina diária, vou ler os comentários e tu está aqui... ... faz o seu tipo.
Eric Franco
Não lembro quem soltou no Twitter, mas tem uma muito boa sobre o Instagram "Não sei se as fotos já eram ruins quando tinham sido clicadas ou se pioraram assim depois dos efeitos". Apesar de achar a frase genial, eu curto o Instagram. Acho que o pulo do gato ali foi ter exlporado muito o lance do social. Você vê na própria timeline as fotos dos amigos, dá pra comentar, você pode postar ao mesmo tempo em 5 ou 6 redes diferentes e tudo mais. Essa bagaça ainda vai longe, escreve aí.
Caio Furtado
Concordo.
Caio Furtado
Sim, cada caso é um caso.
Marcoscs
Istagram? Lixo.
Icaro94
"Seria essa a vitória da fotografia ruim frente à alta definição que as câmeras digitais trouxeram?" Fotos em alta definição não necessariamente são fotos melhores. Se você só quer registrar uma imagem de forma real (para ilustrar a reportagem de uma revista, por exemplo) realmente é mais importante ter uma alta qualidade, mas se você está procurando fazer "experiências" com imagem ou apenas usar a sua criatividade, esse tipo de aplicativo pode ser muito bem vindo.
@brunogdb
Parabéns, eu vi ele em ação uma vez e gostei
@Athosbr99
Pago 1000 pro cara que explodir o datacenter disso aí.
Thiago Sabaia
Que *****!
Leo-Kusanagi
Junto com o anúncio do primeiro milhão o pessoal da empresa falou que está trabalhando em uma versão do aplicativo para Android que sairá num futuro não muito distante [fonte: Gizmodo BR]. Aí sim a base de usuários irá crescer absurdamente. Eu gosto do aplicativo. Não é algo que eu use com frequência mas é interessante.
Felipe Silva
A boa e velha analogica, tendo que girar o rolo do filme pra cada foto, podendo só tirar algumas fotos se queimar, sair fazendo cara feia FFUU kkkk são estas emoções que a torna lendaria
Sr. Sem Papo
Eu particularmente acho esse efeito "vintage" "old School" de mais, mass isso depende da foto... tem de ser uma foto boa para tal efeito
Giovanni
"Seria essa a vitória da fotografia ruim frente à alta definição que as câmeras digitais trouxeram?" HAHAHAHA Compartilho da sua opinião, acho o serviço uma porcaria, não consigo entender pra que alguém vai querer colocar um efeito para a foto ficar ruim toda vez... Talvez seja apenas para disfarçar a incapacidade do fotógrafo... vai saber...