Início » Celular » Sem Snapdragon 898: Qualcomm muda nomes e deve lançar Snapdragon 8 Gen 1

Sem Snapdragon 898: Qualcomm muda nomes e deve lançar Snapdragon 8 Gen 1

Sucessor do Snapdragon 888 deve ser anunciado em breve como Snapdragon 8 Gen 1; Qualcomm apresenta mudanças para as suas marcas

Por

A Qualcomm anunciou mudanças às suas marcas nesta terça-feira (22). Agora, os chips Snapdragon serão identificados por apenas um número seguido pela geração do componente, como nos processadores para computador. Assim, é esperado que o sucessor do Snapdragon 888 seja anunciado como Snapdragon 8 Gen 1.

Sucessor de Qualcomm Snapdragon 888 5G está cotado para marcar a estreia em breve como Snapdragon 8 Gen 1 (Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Sucessor de Qualcomm Snapdragon 888 5G está cotado para marcar a estreia em breve como Snapdragon 8 Gen 1 (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

A medida parte de uma nova estratégia da fabricante do Snapdragon 888. Em comunicado, a companhia explicou que as marcas Qualcomm e Snapdragon serão separadas. “No futuro, o Snapdragon será uma marca de produto independente com laços específicos com a marca Qualcomm quando for apropriado”, informaram.

As alterações serão levadas aos produtos. Com o objetivo de facilitar a estrutura de nomes das plataformas, os chips Snapdragon agora vão trazer apenas “uma série de um dígito e um número de geração”. Esta mudança será aplicada inicialmente na linha Snapdragon 8xx, que comporta os processadores mais avançados.

Snapdragon 8 Gen 1 pode ser o novo chip da Qualcomm

Peguemos o sucessor do Snapdragon 888 como exemplo. A expectativa é de que a Qualcomm apresente o chip na semana que vem como Snapdragon 8 Gen 1, e não Snapdragon 898, com fabricação em processo de 4 nanômetros, núcleo baseado na arquitetura ARMv9 e mais. Dessa forma, a próxima geração seria conhecida como Snapdragon 8 Gen 2, a seguinte como Snapdragon 8 Gen 3, e assim por diante.

Mas ainda não está claro como a nomenclatura será destinada às demais famílias. Por exemplo, em outubro, a Qualcomm lançou o Snapdragon 695 5G e o Snapdragon 680. Também houve a estreia do Snapdragon 480 Plus meses após o anúncio do Snapdragon 480. Portanto, como as variações de uma mesma geração seriam identificadas?

Qualcomm apresenta novidades para as suas marcas

A Qualcomm ainda revelou outras mudanças às marcas na mesma ocasião. A companhia introduziu novas cores, que são conhecidas como “Midnight”, “Gunmetal”, “Nickel” e “Snapdragon Red”, incluindo a opção “Gold”, que será destinada aos produtos premium. Já a icônica “bola de fogo” da companhia receberá um novo destaque e vai se manifestar em novos recursos visuais, além de outras execuções criativas.

O sufixo “5G” também não será mais empregado no nome dos produtos da fabricante. Segundo a companhia, o 5G se tornou onipresente em nosso portfólio Snapdragon, o que elimina a necessidade de destacá-lo. Além disso, o portfólio automotivo da empresa será completamente identificado pela marca Snapdragon.

Com informações: GSMArena e Qualcomm