Início » Mobile » Exército americano manda construir super data-center

Exército americano manda construir super data-center

Por
8 anos atrás

O Exército dos Estados Unidos iniciou a construção de um dos mais poderosos data-centers do mundo. Localizado no estado de Utah, o futuro centro de tecnologia vai concentrar diversas atividades, num ambiente quase tão amplo como o do Pentágono. É uma das maiores construções da atualidade.

Serão cerca de 140 mil metros quadrados de terreno para o data-center. Desse total, 9.290 metros quadrados vão comportar piso elevado, para instalação dos servidores. Nos demais espaços vão ficar os funcionários contratados desse super data-center. Tanto empenho é para que o NSA – a agência nacional de segurança dos EUA – possa monitorar e garantir a cybersegurança (o termo é esse mesmo) do Ministério da Defesa.

Milhões de dólares em investimento (imagem: arquivo)

A construção do data-center vai ocorrer em Camp Willians, sob responsabilidade de um consórcio composto por 3 empresas. Elas vão gastar nada menos que 1,5 bilhão de dólares nessa empreitada. Tudo isso para mais um projeto da Comprehensive National Security Initiative (CNSI), uma iniciativa que visa assegurar a tão famosa segurança nacional americana.

Entre os objetivos da CNSI está o compartilhamento de informações sobre falhas em redes de dados federais, ações na tentativa de evitar invasões nessas redes, aumento da contrainteligência. Evitar que governos estrangeiros acessem os sistemas federais também faz parte das atribuições do Exército e do CNSI.