Início » Tecnoblog » Tecnoblog em números: Chrome foi o navegador mais usado no 1º trimestre

Tecnoblog em números: Chrome foi o navegador mais usado no 1º trimestre

Avatar Por

Vira e mexe tem leitor mandando mensagem aqui para a redação do TB perguntando qual é o sistema mais usado para acessar nossas páginas, ou então qual navegador é líder. Para matar a sua curiosidade — e cumprir uma promessa feita no nosso fórum —, cá estão as nossas estatísticas, que dizem respeito ao primeiro trimestre do ano (1º de janeiro a 31 de março).

Navegador: Chrome leva a melhor

Quando o assunto é navegador, a preferência dos nossos leitores está bastante divida. O Google Chrome levou a vantagem no primeiro trimestre, respondendo por 32,80% das nossas visitas. O Mozilla Firefox aparece em segundo, com 32,68%. Seguem: Internet Explorer (22,66%), Safari (6,13%) e Mozilla Compatible Agent (2,30%).

Como essa é a primeira vez que nós publicamos esses números, eu preciso colocar a situação em perspectiva. No quatro trimestre de 2010, era o Mozilla Firefox quem dominava por aqui. Naquele período, o browser da Mozilla ficou com 34,84% das visitas, enquanto o Chrome era preferência de 29,20% da nossa audiência. Ou seja, esse avanço do Google Chrome sobre o Firefox é fato recente.

Sistema operacional: Windows WIN

Ele é o mais usado do mundo. Ele é o mais usado do Brasil. E ele é o mais usado entre os leitores do TB. O Windows lidera com 83,34% das visitas ao site. O Mac OS aparece em segundo lugar, lá longe, com 5,85% de participação.

Do total de leitores que usa Windows, temos a seguinte configuração: Windows 7 é o sistema mais usando, com 48,51% das visitas no trimestre. O Windows XP aparece em segundo na listagem, com 43,55%, seguido do Windows Vista, com 7,55%.

Quando o assunto é Mac OS, o Snow Leopard leva a melhor: responde por 85,47% do total de visitas feitas a partir do sistema da Apple. O Leopard (10.5) em processadores Intel agrupa 11,97% dos nossos leitores mac users. Por fim, as máquinas com PowerPC mostram que ainda são usadas — mais muito pouco! O Leopard em PPC responde 0,65% das nossas visitas, enquanto o Mac OS 10.4 em PPC tem participação de 0,61%.

Mobile: iPhone lidera

Como você bem sabe, nós lançamos recentemente uma nova interface para dispositivos móveis. O TB Mobile é um tremendo sucesso e motivo de orgulho para todos nós. Aliás, os donos de iPhone também devem estar muito orgulhos de seus respectivos aparelhos, visto que o iPhone responde pelo sistema mais usado entre nossos leitores: 36,96% do total de visitas. O Android aparece em seguida, respondendo por 22,31% das visitas, e com o iPad na sua cola (15,10%). Dado como morto por muita gente, o Symbian reúne 13,29% das nossas visitas provenientes de dispositivos móveis.

Curiosamente, se nós somarmos todos os dispositivos da Apple, a maçã responde sozinha por 60,87% de todas as nossas visitas móveis. Lembra quando Steve Jobs disse, em um de seus keynotes, que a web estaria na palma da mão dos usuários? Aí está a prova disso.

Nota | Os dados apresentados nesse texto são referentes ao primeiro trimestre de 2011, tendo o Google Analytics como fonte.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André Fernandes
Po, uma lista que tem o IE em terceiro lugar e não tem o Psafe Internet é difícil de engolir...
Giusepe
Rockmelt com Windows... :p
Caio Alexandre
Será que vão abandonar?
Caio Alexandre
Para cada 1 post sobre Linux, temos outros 50 sobre Microsoft e 100 da Apple, hipoteticamente.
JoseRenan
lembro-me. estou com o antonio veras pois uso linux mais às vezes acesso o TB pelo trabalho e dá Win XP e FF.
Christopher
eu uso o ie9 só para windows vista e 7
@_vitorneves
Todos se encaixam comigo. Uso windows 7 Uso Google Chrome Uso IPhone
@brunogdb
Deveria ter contador de xing-lings :P. Achei que o Mac e Linux tinha mais porcentagem por aqui...
@brunogdb
COMO? O.O Desde quando IE é superior a qualquer navegador? O.o
Pedro Henrique
No Brasil o chrome ta quase sendo o mais usado em tudo ;D
Ramon Melo
Bateria, ué! Sem falar que tem muito laptop por aí (vide MBs rodando Flash) que serve muito bem como ferro de passar!
Ramon Melo
Mas é assim no mundo inteiro! Nos meus blogs, nunca encontrei mais do que 1% de usuários Linux nas estatísticas, até que aqui os números estão bem melhores! E também tem o fato de que quem usa Linux costuma entrar pelo Windows, quando está no trabalho, e pelo celular, quando está longe de um computador. Eu diria que os usuários Linux estão em torno de uns 5~6% dos leitores diários do TB.
Ramon Melo
Tem algo errado então, Mobilon! Por que o Opera Mini causa esses problemas só no TB e não nos outros blogs que eu acompanho? Vocês podiam, ao menos, fazer um post sobre o assunto, com fins informativos. Eu mesmo só descobri que o Opera Mobile removia as limitações do Opera Mini agora, lendo seu comentário.
Ramon Melo
Eu uso, infelizmente, por falta de opção.
Ermeson
Google Chrome! Eu não sei o que é isso? É um navegador? ;)
Rafael Silva
Jaqueline, a Samsung não mostrou nenhum dispositivo com Bada no evento. Eles sequer mencionaram o nome dele, o que achei deveras estranho...
Murdock
Vou passar a acessar o blog do meu celular só pra bagunçar isso rsrs
Rafael The Mist
XP e IE8 sobrevivem graças ao ambiente corporativo de empresas comuns. Muita gente comenta aqui na hora do trabalho. Eu, por exemplo. :P
Jaqueline
Uhu! Somos 0,10% mas ainda sim estamos lá! E o Rafael foi pro Samsung Fórum e nem trouxe informações sobre o Bada...
Paulo Freitas
No meu, só rhythm and drums. Odeio ópera! 8)
Bruno Silva
Não confunda o plugin de reconhecer navegador nos comentários com dados do Analytics, o plugin dá umas furadas de vez enquanto. Eu quando comento vindo do twitter, de dentro do aplicativo do twitter no iPhone ele reconhece o navegador errado também.
Paulo Freitas
Não, NÃO é diferente. Só muda o user-agent, assim como no iPod e no iPad, para fins de sniffing.
@AntonioVeras
Concordo.
Caio Furtado
Como vocês reconhecem os Android que são reconhecidos pelo sistema de vocês como Safari?
Rafael
iPhone ? Mobile Safari.
@moblenarufa
IE9>Firefox 4 Grato...
@Fala_Fael
Capaz do Windows 9x ser mais usado pelos leitores que o Vista
Turdin
Passar roupa nas nuvens? Mas nem tem tomada no avião =/
Breno
Em outras palavras... "A culpa é minha e ponho ela aonde/emQuem eu quiser" xD Brincadeira :P
Breno
Xiii...
Breno
Sempre tem um prego...
Alexandre
logo logo o chrome passa todos... isso porque funciona melhor em maquinas piores... pcs antes do pentium e netbooks, é aí que o crome reina e a continuar com o foco na nuvem daqui a pouco ateh o ferro de passar roupa vai rodar crome :p
Alexandre
nao fala assim nao, no meu telefone, soh opera!
Alexandre
olha o truque da google, tsc tsc
Guilherme Mac
No meu antigo pseudo-emprego eu alimentava as estatísticas com o Vista (¬¬')
Thiago Mobilon
Isso porque a gente tem posts diários sobre linux!
Thiago Mobilon
A culpa não é nossa de alguns recursos não funcionarem no Opera Mini. Quando você acessa uma página usando esse browser, a requisição passa pelo servidor da Opera que interpreta a página lá mesmo, convertendo pra uma linguagem própria. Nessa conversão eles comprimem mais ainda a página e tiram fora funções que comeriam recursos demais em um telefone com hardware inferior. Por outro lado, se você instalar o Opera Mobile ele deve funcionar perfeitamente. Nesse browser a página é processada diretamente no seu aparelho, evitando essas alterações indesejadas.
@andradevini
É o primeiro passo da breve-liderança do Chrome =]
Gabriel Bemfica
COM MAC OS!
Marcoscs
Isso procede tb pra windows, Antonio... Se formos considerar uma faixa de horário (no caso o período noturno) até pode haver um pequeno aumento no uso do linux mas quem aumentaria mesmo a participação seria o Sevem em relação ao XP porque muita gente tem um desk ou note em casa com W7 mas tem que trabalhar durante o dia com o XPzão da empresa. Inclusive é o meu caso, em casa Seven e Chrome, no trabalho é XP com Firefox.
Pedro
ROCKMELT!!!!!!!!!!!
elionw3
Firefox 4, vai recuperar a liderança sobre o chrome.
Kadu
uhumm...
Kadu
hahahahahahahaah malz aê!
@AntonioVeras
A maioria de quem usar Linux, comenta aqui através do Windows porque está no trabalho.
j2k
caramba, é verdade!
Denis
O que fez o IE ter 22% foi o IE 9 que muita gente apesar de odiar baixou e entrou no TB com ele, eu sou prova viva disso.
@AntonioVeras
Por isso eu instalei o Opera Mobile.
j2k
interessante!!
@_eliasalberto
Caramba, só 4% pro Linux? Menos do que Mac??
Thássius Veloso
Ou não. :B
@AntonioVeras
Windows Vista é só para quem tem hardware da NASA.
Thássius Veloso
Dos navegadores móveis, o Safari Mobile é o mais usado. :P
Kadu
"O Windows XP aparece em segundo na listagem, com 43,55%, seguido do Windows Vista, com 7,55%." ???
Diego Manguinho
Já que dos navegadores móveis, o Ópera mini é o mais usado, vocês podiam ver que a compatibilidade da versão mobile com o Ópera mini é horrível, tanto no Symbian como no Iphone: O link "mais posts" não funciona direto; Não fica bem na forma de "visualização para celular"; Dentre outros problemas. Já que "o TB mobile é motivo de orgulho para vocês", podiam ter um pouco mais de carinho com ele.
Paulo Freitas
O importante mesmo é que a guerra está mais acirrada do que nunca. :)
Renato
Paulo, o gráfico é 29,20 o texto, se você observar, refere-se à isso: "No quatro trimestre de 2010, era o Mozilla Firefox quem dominava por aqui. Naquele período, o ..." Ou seja, o Chrome é hoje maioria, com pequena margem acima do FF. Mas no último trimestre de 2010 ele respondia pela maioria ...
Thássius Veloso
Caiu mesmo. De 25,24% no 4º trimestre/2010 para 22,66% no 1º trimestre/2011.
Thássius Veloso
Oops, erro de digitação. O Firefox teve 34,82% das visitas no quarto trimestre de 2010.
Kleber
Apenas uma pequena observação: o gráfico diz que o Firefox ficou com 32,68% da preferência ao passo que foi citado no texto 29,20%. É isso mesmo?
@fdmartins
O importante não é quem ta em primeiro e sim que o IE esta caindo!!
Guilherme Peppi
Há! Estava esperando esse post, adoro esse tipo de estatística. :D O que me impressiona é o IE ter ~=22% em um site de tecnologia, mas deve ser culpa dessas benditas empresas. :P
@tiagosantana
É bom saber que não sou o único que usa o Opera. :P
Paulo Freitas
O Mozilla Firefox aparece em segundo, com 29,20%. [...] Naquele período, o browser da Mozilla ficou com 32,68% das visitas, [...] Naquele ou nesse? O gráfico mostra um número, e o texto, outro. :P
Thássius Veloso
Pergunta pertinente. O Google Analytics contabiliza os aparelhos da Apple de forma separada. Mas no texto eu deixo bem claro: juntos, esses aparelhos respondem por 60,87% dos acessos móveis ao TB.
Gabriel
Prato cheio para flame-war: navegadores, SOs mobile e SOs de desktop!
Thássius Veloso
O uso de Windows Vista é tão pequeno que acabou não entrando nas estatísticas desse texto. O provável é que não entre nunca.
Pedro
Por que o iOS aparece dividido em 3 categorias (iPhone, iPod e iPad) nos gráficos? Se fosse assim era pra ter uns 200 aparelhos Android na lista... :P
João Pedro
Uau, ninguém usa o Windows Vista, hein? E o Chrome ser o mais usado mostra que os leitores do TB tem bom gosto :P