Início » Curiosidades » Revista do Vaticano diz que hackers "estão em uma missão de Deus"

Revista do Vaticano diz que hackers "estão em uma missão de Deus"

Avatar Por

A revista quinzenal Civiltà Cattolica, editada por padres jesuítas desde 1850 e publicação semi-oficial do Vaticano, dedicou parte de sua última edição para elogiar a "cultura hacker", open source e wikis, dizendo que aqueles que estão dedicados à codificação, modificação de hardware e geração de conhecimento estão "em uma missão de Deus".

O autor do artigo, o padre Antonio Spadaro, lembra da máxima de que "hackers constroem coisas e crackers as destroem" para estabelecer paralelos entre a ética hacker e os ensinamentos cristãos. "A filosofia hacker é descontraída mas comprometida, estimula a criatividade e ao compartilhamento, opondo-se aos modelos de controle, concorrência e propriedade privada", observa.

Em seu texto o clérigo afirma que programar é "uma forma de participação no trabalho de Deus em criar o mundo", e completa dizendo que "sob o fogo estão o controle, a concorrência e a propriedade. É uma visão de uma origem teológica clara".

Além disso, faz elogios ao modelo de compartilhamento de conhecimento da Wikipedia, "rede intelectual que foi capaz de transformar a própria ideia de produção cultural". Em suas palavras, "estima-se que para criar a maior enciclopedia colaborativa da internet foram gastas 100 milhões de horas de trabalho intelectual, o que é o equivalente ao tempo que os cidadãos dos Estados Unidos gastam vendo publicidade na TV em um único final de semana".

Com informações: TechWorld.au.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael F N Xavier
Ótima Ideia!
Rafael F N Xavier
Na sua cabeça né palhaço? Não tem respeito não? Vc que é o pedófilo aqui, vc realmente acha que pode chingar a religião dos outros assim? Os católicos já fizeram algo de ruim a vc? Saiba que sou católico mas sou hacker, uso Kali Linux, vários programas de trojans, já usei prorat e outros. Entendo programação JavaScript, C, Ruby, Python e no primeiro dia que descobri o Photoshop a muitos anos, a primeira coisa que fiz foram imagens católicas para a catequese. RESPEITE OS OUTROS PARA SER RESPEITADO, PALHAÇO.
@Masterwebinter
Tem algumas exceções, vide eu ;)
@Masterwebinter
Então sou uma exceção, porém não gosto muito da Igreja Católica, matou muitos inocentes na Idade Média...
@Masterwebinter
Sinto falta do thumbs down :(
@Masterwebinter
Respeito é uma coisa que a gente aprende... bem deveríamos =)
@Masterwebinter
Daqui a pouco ele manda um patch pra gente =)
@ubuntucampinas
@Denys_abner, palavras sábias. Pior é ver essas pessoas só lembrando do "criador" na hora que da pau nas coisas erradas que ele mesmo ocasionou. Porém quando tudo funciona corretamente da-se um "jeitinho" de pegar os créditos para si. ;-)
Ícaro
A maioria dos hackers ou são ateus ou agnósticos. Assim como a maioria a favor da liberdade, cooperação também são.
Gabriel Bemfica
E eu, que sou ateu e defensor do desenvolvimento colaborativo, como fico?
joao lellis
ei eu uso linux e ubuntu, sou catolico e recomendo o ubuntu christian edition, não mudei nem o grub nem o atalho ctrl+s, porque seria uma tragédia usar linux e ser cristão? normal seria o que? Usar windows, e não acreditar em nada?
@eugf_
E esse lance de “hackers constroem coisas e crackers as destroem” é tão... anos 90.
@eugf_
Disse tudo!
Caio Furtado
WikiLeaks for Vatican!
Caio Furtado
Pra ver se tapa, né... (:
Exibir mais comentários