Início » Gadgets » Desenvolvedor de jogos cria computador de 25 dólares

Desenvolvedor de jogos cria computador de 25 dólares

Avatar Por

Enquanto fabricantes de computadores ao redor do mundo se preocupam em atender diversos nichos de mercado com seus produtos, um desenvolvedor de jogos resolveu criar um computador diferente. David Braben decidiu fazer um que fosse barato e ainda assim tivesse poder o bastante para rodar um sistema simples, para que ele pudesse ser distribuído em escolas que não podem cobrir os custos de um OLPC, por exemplo. E conseguiu.

Braben criou um computador chamado Raspberry Pi e que mais parece um pendrive com sua placa lógica exposta, mas que consegue ter bastante em termos de conectividade. Ele vem com um processador ARM 11 com 700 MHz de clock, 128 MB de memória RAM, um slot para cartão de memória microSD, uma porta USB e uma HDMI, além de ter espaço para conectar uma câmera ou um módulo WiFi. Ele pode ter um hardware considerado antigo, mas por ter suporte a gráficos OpenGL 2.0, sua porta HDMI consegue exibir uma tela com até 1080p de resolução sem muitos problemas.

Ele não vai rodar Crysis em nenhuma circunstância, mas roda o Ubuntu 9 e isso já é o bastante para muitas escolas. Melhor ainda: o Raspberry Pi custa apenas 25 dólares para ser produzido. David diz que planeja começar a produção em massa e distribuição em até 12 meses. Saiba mais detalhes na página oficial do gadget.

Com informações: SlashGear.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiza Ferreira
noss como e interesante as ho
lunajoao
gente ja tem um raspberry no mercado livre , so tem ele, esta sendo vendido por 499
demetrio
se botar esses nas escolas os alunos vão acabar "levando pra casa sem permissão". so se ele ja vihe pregado em alguma mesa, que ninguem possa tirar.
Guilherme macedo
Ele é alimentado pela USB, pelo que vi na foto. Então o mouse e teclado vão ser conectados por onde?
Caio Furtado
E 25 U$$
@loucos88
Agora manda um hub usb nele que fica lindo.... adoraria explicar para minha mulher o que é isso.... kkkkkk
Henrique Picanço (@henriquepicanco)
Gostei da intenção do cara! Um computador barato para ser usado em escolas. Muito legal!
JoseRenan
Daqui a pouco ele vai trabalhar numa empresinha do tipo do Google..
Aiman Jalil Sarraf (@mannnq)
Já acho que até o SO esta no MicroSD
Gabriel Bemfica
Creio que ele tenha uma memória ROM com o Ubuntu instalado, e a capacidade de armazenamento dependa somente do leitor MicroSD, sem armazenamento interno.
Aiman Jalil Sarraf (@mannnq)
Melhor que meu primeiro pc, um Cyrix 333Mhz com 64mb de ram e 4gb de hd, rodando Win98SE
rafaelhbarros
Vc importa ele, como o valor em dolares é infimo ele não precisa ser declarado. compra um de cada vez. vai sair 50 reais + frete.
@himynameislima
Só fiquei em dúvida quanto à capacidade de armazenamento dele.
@bestknighter
O que mais me deixou surpreso (o que ele fez me deixou espantado, ele é um gênio) é o fato de ser um Desenvolvedor de Jogos! Ele não tem graduação em área de hardware, e sim software!
A-Z Séries
Show de bola vou fazer um post sobre isso!
Micael Silva
Uma salva de palmas para o cara!
Marcão
Tá doido, o troço roda Ubuntu 9 ? Que que isso, esse cara é simplesmente um gênio, total, fantástico.
Turdin
E ainda quero ver o risco de isso ser roubado pelo fato do tamanho ser mto pequeno =x
Thiago Sabaia
Quero um desse :D
Gabriel Bemfica
Discordo, Mobilon. Um LCD de 11", comprado em massa, não sairá mais do que US$20, quando muito. Trackpad e teclado, mais uns US$15 (convenhamos, é mais prático produzir em formato de notebook). Mais US$10 da carcaça, botamos US$70 de custo final. E mais: com subsídios, é bem provável que o preço caia ainda mais. Eu apostaria em US$50 de custo (com subsídios), sendo vendido a US$75.
Fellipe Soares
Muito bom mesmo. Vamos ver como isso chega aqui no Brasil.
j2k
muito bom... eu contrataria esse cara ontem!
@_canalle
hajam forças ocultas!!!
matheus gomes
Sim, excelente iniciativa!!! Isso pode reforçar o aprendizado aqui no brasil....
Jeferson
200 reais só se for no mercado comum. Se for por licitação pro governo comprar cada um vai sair a 400...
Thiago Mobilon
Mas é 25 doletas só o "núcleo" né. Falta monitor, teclado e mouse ainda... No fim vai dar uns 100 dólares, assim como o OLPC. De qualquer forma, uma excelente iniciativa!
chuvadenovembro
Muito bom ver este tipo de iniciativa...no entanto, eu duvido que a fabricação deste produto em massa seja vendido por $25, aposto em $70 tranquilamente
Leonardo Santos
Poatz animal... aqui no Brasil isso ai vai custar a bagatela de 200 reais ou mais... alguem quer apostar?
@pedrocarvalh
Ele custa 25 dólares pra ser produzido artesanalmente ou em larga escala?
Alexandre
isso foi uma bicuda na cara dos caras que ainda sonhavam com netbooks ou tablets para as massas. Isso sim é pra massas!!!
@anvieira
Será este um substituto de peso para o Arduino ???
gokernel
Fantástica essa parada, se aparecer um desses eu compraria um sem penssar. Suportondo OpenGL 2.0 cumpre beleza algumas necessidades minhas ... o meu note atual suporta somente o GL 1.2 e roda um fps legal. Quando for possível integrar com alguma GPU vai ser muito massa. gokernel [email protected]
Felipe W. Smith
Eu compraria!!! ahahahahahahha
@gustavosg
Isso sim é gênio!!! Eu ajudaria já comprando uns 10 desse. Além de barato, muito bom para ensino. Supre tudo. e Concordo com o @Victor. Se não comprar tem que rever esse governo aí.
Rafael The Mist
Tomara que vingue, ou seja, que ele não seja incomodado ou atrapalhado por forças ocultas. :)
Victor
Já pensou diminuir os terminais p/ isso aí?? Os custos vão cair drasticamente. Agora em escolas isso aí seria d+, não há desculpa pra quase nenhum governo que afirma falta de verba.
@akminarrah
Cara... realmente é um projeto mto bom! Com alguns poucos acessórios tá completo e bastante econômico em termos de espaço o que acaba reduzindo o custo de um "case" para ele. Parabéns pro cara!
@brunogdb
OMG! EU QUERO! Muito legal mesmo!
Erick
Muito massa! Isso sim é um computador para todos! Com Ubuntu ou uma distro personalizada, essa maquininha já faz miséria e pode, quem sabe, engrenar a educação informatizada!
marcoscs
capinhas? Po, ele tá lindão do jeito que tá!!! :)
@realMPH
David Braben saca muito do assunto há muito tempo. Na década de 80 ele e Ian Bell criaram um jogo de combate/comércio espacial clássico: Elite. E isso num computador com 32MB de memória (isso mesmo 32 MEGA Bytes, + ou - 0.032 GB). Elite foi portado para vários outros sistemas - eu jogava num ZX Spectrum/TK90X - e influenciou bastante o gênero, até jogos como Eve Online hoje em dia contém elementos do jogo original. Pra quem quer ler mais sobre o Braben e Elite: http://en.wikipedia.org/wiki/David_Braben http://en.wikipedia.org/wiki/Elite_%28video_game%29
maauroeduardo
esse cara merece respeito IUAHEIUAHEIUAHE
Rafael Castro
Ótima criação!!!
Nando
David Braben não é o criador do Elite, clássico simulador espacial?? Jogava muito isso nos tempos do MSX
@cobalto
E não só para inclusão digital, milhares de locais que precisam apenas de terminais burros também vão gostar de gastar menos :)
@tiagogalvao
O cara não montou um pczinho alí, fez praticamente um milagre! ehaoueia
@andradevini
Que legal! Agora só uma "capinha" para deixá-lo mais bonito, e pimba. Vai vender fácil.
Alexandre
Show de bola!!!
Igor Abreu
Genial! Se ele funcionar acoplado à um aparelho de TV comum poderemos ter uma verdadeira revolução no acesso à informação!
@walmyrcarvalho
Nossa, que projeto bacana, isso pode abrir muitas portas, principalmente pra questão de inclusão digital a baixo custo em comunidades carentes, e/ou países mais pobres.
Eliezer
Parabens pela iniciativa, tomara que vingue, vai ser a solução pra muitos problemas de inclusão digital a baixo custo!!
Alex Ribeiro
Absolutamente fantástico o que esse cara fez! Precisamos de mais Davids no mundo.