Início » Internet » Microsoft adiciona colaboração ao Word Web App

Microsoft adiciona colaboração ao Word Web App

Avatar Por

Ao criar um documento no Google Docs, um dos recursos mais usados certamente é a colaboração — quando duas ou mais pessoas editam o texto ao mesmo tempo. Ainda que querendo concorrer com o Docs nesse mercado promissor, o Word Web App não tinha isso até essa quinta-feira. A Microsoft anunciou hoje que a colaboração (finalmente) chegou à versão do Word baseada na web.

Documento do Word Web sendo editado por duas pessoas (imagem: divulgação) | Clique para ampliar

Usuários com uma conta no Live (qualquer Hotmail serve) podem entrar agora mesmo no SkyDrive e criar um novo documento de texto. Depois disso, é só convidar outras pessoas para que participem da edição daquele documento em tempo real. Assim como acontece no Google Docs faz alguns anos, diga-se de passagem.

Nem tudo é igual, no entanto. O Word Web App prevê edições de trechos do texto. Enquanto uma pessoa edita um trecho, ele fica “bloqueado” para os demais. Ninguém pode colocar a mão ali. O trecho só é atualizado e volta a ficar disponível para todos depois que o usuário que o edita clicar no botão de salvar.

No Google Docs, a colaboração é bem diferente. Praticamente qualquer alteração imediatamente aparece para todos os usuários, e todos podem mexer no mesmo trecho simultaneamente. Ao que me parece, o controle de conflito de edições do Docs parece ser mais preciso.

Além do Word Web, a colaboração também vai funcionar com o Office 2010 (no Windows) e o Office 2011 (no OS X). Ao receber o convite para participar da edição de um documento, o usuário que tem Office instalado em sua máquina vê a opção de editar o arquivo no próprio aplicativo. Caso opte por opção (que tende a oferecer recursos mais completos), o usuário ainda assim saberá quem está editando o que no documento. Tudo graças à integração com o SkyDrive, de acordo com informações da Microsoft.

Usuários do Word tradicional também podem editar documentos armazenados no SkyDrive (imagem: divulgação) | Clique para ampliar

Essa é a MS correndo atrás da concorrência. Ainda que a colaboração na edição de documentos do Word Web chegue tarde, está valendo. Terá bom uso.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Turdin
Já eu acho que o Google Apps nunca vai chegar perto do Office. Talvez na Web demore um tempo pra M$ alcançar, mas no geral o Google Apps está anos luz atrás da M$ por falta de funções.
Vinicius Kinas
Quanta prepotência não? Acreditar/saber que seu produto é melhor que os outros é normal. Agora achar que um concorrente NUNCA vai alcançar é prepotência demais pra mim.
@samara7boys
Então.. Sou Google Fan, e Google funcionária. Sou analista de negócios justamente do Google Apps, e digo com toda a certeza: Nunca se viu uma ferramenta mais completa que o Apps, e nunca se viu alguma empresa querer ganhar tanto em cima da Google como a M$. Apesar de algumas distinções, a plataforma Apps foi feita pra solucionar tudo, e o melhor, GRATUITAMENTE. A Microsoft nunca conseguirá resultados tão precisos, isto é óbvio. Estão anos atrasados. Eu disse anos. A comparação é inútil, minha gente!
John
Ô comentariozinho xulo.
John
E daí?[2]
@marcososilva
É o que eu venho dizendo faz tempo... A M$ tem a faca e o queijo na mão: uma ótima suíte de aplicativos e adaptando ela pra web. Se o Google Docs só tem a vantagem da colaboração, é só embutir ela no Office Apps e pronto, ué! O resto eles já tem! Já o Google insiste na simplicidade e num minimalismo mnemônico (!), deixando de lado funções essenciais, como uma boa edição de tabelas ou mais opções de fontes [isso não é perfumaria]. Resumindo... Acho mais fácil a Microsoft adicionar o que o GDocs têm de melhor no Office Web do que o contrário! Isso porque eu sou Google Fan...
@matmafra
I like it!
Rafael
Opa! Será a minha ferramenta para trabalhos em grupo a partir de agosto, tudo direto do meu Office 2010. Tudo leva a crer que o modelo da MS será o mais ágil.
Thássius Veloso
O Office 365 é um serviço pago, voltado para empresas. Vai se beneficiar do novo recurso no Word Web App, até onde sei.
@pedroscom
O google deveria cobrar por direitos autorais tbm, como faz a porcasoft
Vinicius Kinas
Acho que tá na hora de atualizar meu Office 2003 :P
Fernando
E daí?
Edmar Felipe
Eu vou usar!, Pode ter certeza!
Alexandre
google docs feelings, hmmm
janison
Mas.. E o Office 365???? Como fica nisso tudo??