Início » Computador » Apple desativa funcionalidades em produtos da Adobe com Mac OS Lion

Apple desativa funcionalidades em produtos da Adobe com Mac OS Lion

Avatar Por

Ao lançar a mais nova versão do seu sistema Mac OS X, de codenome Lion, a Apple trouxe diversas novas funcionalidades. A grande maioria delas você pode ler no nosso review do sistema. Mas além de implementar novidades nele, a gigante de Cupertino também aproveitou a atualização para dar uma leve cutucada na Adobe. De acordo com a atual desenvolvedora do Flash, a Apple desativou certas funcionalidades nos seus produtos.

No Adobe Flash, por exemplo, a Apple desativou a aceleração por hardware, impedindo que o plugin use toda o potencial das GPUs e causando aumento de atividade de processadores em alguns Macs. Também na área de navegadores, o Safari 5.1 que vem incluído no sistema é incompatível com o plugin do Acrobat Reader para leitura de PDFs.

E esses são apenas apenas dois dos produtos. Dentre os demais afetados estão o Photoshop, Fireworks, Premiere Pro, Dreamweaver e diversos outros devidamente listados pela Adobe no seu próprio site.

A Adobe não dá uma estimativa de quando esses problemas serão resolvidos, mas avisa que já detectou a causa de alguns deles e está ajustando o código dos seus produtos para que funcionem novamente como deveriam. E aliado a isso, a empresa garantiu que vai também fazer uso das novas funcionalidades implementadas no Mac OS X Lion, como se nada tivesse acontecido entre ela e a Apple. Muito adulto da parte deles.

Atualização às 08:48, dia 22/06 | A Adobe corrigiu sua declaração inicial, dizendo que o suporte a aceleração do Flash via GPU só estava desativada em versões beta do Mac OS Lion. Esse suporte não foi modificado com a versão que está sendo vendida.

Com informações: 9to5mac.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@brunossn
Pronto, todo mundo criticou a Apple durante dias, e agora a Adobe anunciou que ela quem testou errado.
@denislins
De novo, eu concordo! Mas há vários conteúdos já existentes que tiram excelente proveito das funcionalidades do flash, assim como existem várias empresas que ainda produzem conteúdo de qualidade com o flash. Não vai ser fácil trocar toda a equipe de desenvolvimento deles só pra usar HTML 5, que vale lembrar, está em versão experimental ainda. E reforço minha opinião, nessa bobagem, nós somos os prejudicados.
Micael Silva
Muito bom ver a Adobe se preocupando com seus usuários, principalmente da área profissional. O contrário da Apple.
@AntonioVeras
Não esqueça da intransigência.
@AntonioVeras
Dá para levar à sério uma empresa desta? Só os zumbis mesmo.
Lucas Meneses
O Linux tem os principios de liberdade, a apple não, os principios da apple são: lucrar, lucrar, lucrar, lucrar!!
Vinicius Kinas
A MS é super boazinha com desenvolvedores de software. Programas 16 bits rodam até hoje no Win7 32 bits. Quando é um cliente grande que erra na utilização da API, eles criam desvios nas API's para aquele programa, pra que ele continue funcionando. Quando tiver um tempo, dê uma lida em http://blogs.msdn.com/b/oldnewthing/ que é um funcionário da MS que conta algumas dessas histórias.
Vinicius Kinas
Então a Apple vai continuar mesmo depois do fim do mundo em 2012? Really? heauheaue
xandybio
Se uma empresa como a Apple cair, todo o mundo sai perdendo. Como eu já havia colocado em outros posts, se hoje eu tenho um Galaxy S é graças ao IPhone. Acho que deu para entender, ne?
xandybio
Correção: " Mais uma pobre criança que não sabe o que fala" .
xandybio
Hahahahahaha! Não caiu no pior momento de crise, vai cair agora que é a marca mais valiosa do mundo. Mais uma pobre criança sue não sabe o que fala.
Thássius Veloso
Nobres leitores, só peço que não partam para ataques de cunho pessoal. Comentários com esse teor serão apagados.
@trovalds
Estranho é que o povo do Linux fica nesse impasse com a Adobe e não vira notícia. Mas quando é a Apple, vira esse furdúncio de gente reclamando e falando que a Apple não presta, é má e etc. A M$ é boazinha de certo...
Keith
Flash é coisa do passado? Claro que você é usuário leigo, principalmente no Actionscript 3, a capacidade do Flash supera qualquer HTML5. Se você lembra em 2009 o Youtube disse que seus vídeos passariam para o HTML5 ao invés do Flash, como os videos são na verdade mp4 isso seria fácil. Contudo ainda não vi vídeos no Youtube que funcionassem no HTML5, outra coisa é que os Navegadores ainda não tem suporte bom ao padrão. Dê uma olhada aqui http://html5test.com/results.html onde só é considerado bom se você consegue mais que 300 pontos. Ainda se você botar um Flash com Actionscript 3 pra converter em HTML5 não dá certo pois muitas funções não são suportadas e outras não são reconhecidas. Além disso você leu a matéria que referenciou? Ali diz que o PC pode superaquecer por que a aceleração por Hardware é desabilitada, mas quem desabilitou foi o própio Steve Jobs. Até o Linux tem aceleração por Hardware. Leia as coisas antes de tirar conclusões. Um dia ainda quero entender como a Apple consegue cegar as pessoas dessa maneira. PS: Photoshop e Acrobat reader não tem nada a haver com esse problema do Flash e por que foram desabilitados também?
Alexandre
pessoas na adobe estao esmurrando mesas... de novo esse ranso do jobs com a adobe...
Exibir mais comentários