Como já havíamos comentado antes, mudanças de usabilidade muito agressivas sempre acabam atraindo críticas dos usuários. Foi assim com o KDE 4, com o Unity da Canonical, e mais recentemente com o GNOME 3. Só que agora o GNOME 3 ganhou um crítico de respeito: vossa santidade, Linus Torvalds, em pessoa!

GNOME 3? Não, obrigado

Tudo começou com um post inocente do kernel hacker Dave Jones no Google Plus, comentando sobre atualizações que ele estava fazendo para o Fedora Linux, quando Linus Torvalds aproveitou a deixa para expor seus sentimentos com relação ao GNOME 3 (tradução livre):

“Aproveitando, você poderia também fazer um fork do GNOME e suportar um ambiente com GNOME 2? Eu quero de volta minhas interfaces com algum sentido. Eu ainda preciso conhecer alguém que goste dessa nada sagrada bagunça que é o GNOME 3.”

Com alguns comentários tentando convencer Linus que o problema estava no esquema de renderização do GNOME 3, Linus explicou um pouco melhor seus problemas com o ambiente:

“(…) não é que eu tenha problemas de renderização com o GNOME 3 (muito embora eu também tenha), é que a própria experiência de usuário com o GNOME 3, mesmo sem problemas de renderização, é inaceitável

(…) Aqui está um exemplo da “loucura” (do ambiente): você quer uma nova janela do terminal. Então você vai para “atividades” e aperta o botão “terminal”. O que acontece? Nada. Ele traz o terminal existente para a frente das outras janelas.

Isso é uma porcaria. Agora eu preciso usar Shift-Control-N em uma janela antiga do terminal para abrir uma nova janela. Claro, essa é uma melhoria real na experiência do usuário. Com certeza.

(…) Estou usando o Xfce. Acredito que seja um passo para trás com relação ao gnome2, mas é um passo gigantescto para frente com relação ao gnome3″

Não custa nada lembrar, Linus Torvalds já abandonou o GNOME uma vez, passando a usar o KDE, e depois voltando para o GNOME, quando as mudanças na usabilidade no KDE se tornaram um problema para ele. As pessoas costumam se importar muito com o que Linus pensa, e não é difícil imaginar que veremos em breve alguma resposta vindo do time de desenvolvedores do GNOME.

Com informações: OSNews

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Josafá Dieb

vou usar o Fedora com XFCE
Gnome nunca mais.

Josafá Dieb

Ubuntu Gnome3

Lubunto LXQT

Xubunto XFCE

ismavolk

Linus é muito bom no que faz, mas não é parâmetro para mudar o rumo do gnome e nem referência para UX, cada um no seu quadrado. Ele acha uma bagunça a organização do gnome, mas usa como exemplo, a utilização de mais do que um terminal, isso sim é uma bagunça, use um único terminal com tmux e pronto! Não precisa ficar de mimimi. Na minha opinião, tirando o alto consumo de memória, o gnome é muito agradável de usar no dia a dia.

jCASCAv

Quero ver agora, até o Ubuntu usa o Gnome3 como interface default.

HHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!!!!!!!!

Continuo feliz nele, agora no Debian Stretch... :D

Quero só ver os mimimis....

jCASCAv

Tem muito atalho pelo teclado, inclusive pra ir ao aplicativos pode usar a tecla super e clicar no ícone dos aplicativos ou adicionar uma extensão do Gnome que adiciona o menu de aplicativos na barra superior.
Na moral pessoal é meio engessado, é só mudar a interface ficam cheios de mimimi, a MS
sofreu isso no Win8 e tiveram de voltar atrás e no Gnome 3 que consegue ser desktop e touch ao mesmo tempo, digo até melhor que o Win8, pessoal também fica de mimimi.
Faz o seguinte, usem só o terminal, interface gráfica pra quê né?

jCASCAv
Tem muito atalho pelo teclado, inclusive pra ir ao aplicativos pode usar a tecla super e clicar no ícone dos aplicativos ou adicionar uma extensão do Gnome que adiciona o menu de aplicativos na barra superior. Na moral pessoal é meio engessado, é só mudar a interface ficam cheios de mimimi, a MS sofreu isso no Win8 e tiveram de voltar atrás e no Gnome 3 que consegue ser desktop e touch ao mesmo tempo, digo até melhor que o Win8, pessoal também fica de mimimi. Usem só o terminal, interface gráfica pra quê?
jCASCAv

Sei lá, podem jogar pedras, mas eu gosto do Gnome 3, prefiro usar ele.
O comentário do Torvalds que tem que usar combinação de teclas para abrir outro terminal não é válido, não sei de onde ele tirou isso, eu abro novos terminais em janelas separadas só com o mouse sem problemas. Pessoal endeusa de mais meros seres-humanos.

Uso Gnome 3 a uns 2 anos no mínimo, só este ano Fev/2017 tive problema com ele que trava o X quando desbloqueio o computador. Mas descobri que o problema era os mapeamentos SAMBA, que por algum motivo começou a travar, enfim desmontei tudo e comentei no FSTAB e agora não tem mais problema. Uso Debian Jessie.

jCASCAv
Sei lá, podem jogar pedras, mas eu gosto do Gnome 3, prefiro usar ele. O comentário do Torvalds que tem que usar combinação de teclas para abrir outro terminal não é válido, não sei de onde ele tirou isso, eu abro novos terminais em janelas separadas só com o mouse sem problemas. Pessoal endeusa de mais meros seres-humanos. Uso Gnome 3 a uns 2 anos no mínimo, só este ano Fev/2017 tive problema com ele que trava o X quando desbloqueio o computador. Mas descobri que o problema era os mapeamentos SAMBA, que por algum motivo começou a travar, enfim desmontei tudo e comentei no FSTAB e agora não tem mais problema. Uso Debian Jessie.
Nioveipovei

2016 Gnome ainda é chato, melhorou bastante, mas é chato.

Kaian Antunes
2016 Gnome ainda é chato, melhorou bastante, mas é chato.
Raphael Aracelli
Eu usava o Sabayon com o gnome 3 sem nenhuma modificação, depois de apanhar do Rido, fui pro Fedora e admito gostar do Gnome 3. Precisou de algumas modificações, uma extensão aqui e ali pra ficar mais prático, mas tudo por mera preguiça mesmo xD. Ainda sinto falta do Rido funcional (já que esse Gnome Software é horroroso, preciso do Yum/DNF pra tudo), mas ta dando pra levar
Bruno Fernandes
Acredito que o Gnome esta seguindo os passos do Windows, pois querendo ou não é o que dita o mercado, Os sistemas de hoje estão sendo direcionados a usuários novos e comuns; navegar na web, ler e-mails, Facebook. Cá pra nos pra alguem que cria seus proprios drivers reclamar de interface, pegue o codigo e melhore pra nos pô
Joao Emanuel
Bem respondendo a questão do terminal, para se abrir uma nova janela do terminal só precisa ir na tarefa Gnome Terminal na barra de tarefas e escolhe Novo Terminal. Como alguns já comentaram aqui, tudo que é novo e precisa ser aprendido tem e terá resistência de quem já sabia mexer de outro jeito.
Fabio Beneditto
Bom... Praticamente todo mundo usa (mais) uma ferramenta criada por ele, e não reclama: GIT
Fabio Beneditto
Eu apenas sinto a ausência de MANDAR fazer algo, e essa ação ser feita. Como na reportagem, quero abrir um simples terminal, e não digitar 532 comandos para isso. Se isso é ser um "usuário velho", prazer: sou old-school mesmo.
Exibir mais comentários