Linux celebra aniversário de 30 anos; saiba como o projeto surgiu
Em 25 de agosto de 1991, Linus Torvalds postava na Usenet uma mensagem sobre o que viria a se tornar o fenômeno Linux
Era 25 de agosto de 1991 quando o finlandês Linus Torvalds enviou uma mensagem a um grupo na Usenet pedindo sugestões para um software que ele desenvolvia como hobby. Nascia ali, sem que ele soubesse, um dos projetos de código-fonte aberto mais importantes de todos os tempos: o kernel Linux.
Na época, Torvalds tinha pouco mais de 20 anos e era um estudante de ciência da computação na Universidade de Helsinque, Finlândia. A sua preocupação, naquele momento, era criar um sistema operacional baseado em terminal capaz de rodar de maneira satisfatória em computadores equipados com o processador 80386.
O projeto tinha lá as suas semelhanças com o Minix, sistema operacional que, por sua vez, tem raízes no Unix (assim como próprio Linux, obviamente). O Minix foi desenvolvido por um nome muito conhecido por estudantes e docentes de ciência da computação ou cursos relacionados: Andrew S. Tanenbaum.
Tanenbaum é professor e um renomado autor de livros que são referências em cursos de computação no mundo todo. Entre as suas obras estão Organização Estruturada de Computadores e Sistemas Operacionais: Projeto e Implementação.
Não surpreende que o Minix tenha sido alvo do interesse de Linus Torvalds por algum tempo. Esse sistema operacional foi desenvolvido por Tanenbaum com a finalidade de servir de ferramenta de apoio acadêmico, ou seja, para facilitar a compreensão dos fundamentos de um sistema operacional pelos estudantes.
Sem grandes pretensões, Torvalds começou a trabalhar em seu sistema operacional e, algum tempo depois, enviou uma mensagem para o grupo comp.os.minix na Usenet (basicamente, uma rede de comunicação baseada em troca de mensagens) pedindo sugestões para o projeto.
A mensagem de Torvalds na íntegra pode ser conferida aqui, mas eis o começo dela (em tradução livre):
Olá a todos que usam o Minix –
Estou criando um sistema operacional (livre), (é apenas um hobby, não será algo grande e profissional como o GNU) para máquinas AT 386 (486). Ele tem sido trabalhado desde abril, e está começando a ficar pronto. Eu queria pedir opiniões sobre coisas que as pessoas gostam/não gostam no Minix, já que o meu SO lembra um pouco ele (mesmo layout físico do sistema de arquivos (por motivos práticos), entre outras coisas).
Linus Torvalds
Linus Torvalds recebeu não só opiniões como viu o projeto atrair um número crescente de interessados. Mais tarde, ele admitiu que só se deu conta das dimensões que o Linux estava ganhando entre o final de 1991 e o começo de 1992, quando membros que ele não conhecia começaram a participar da discussão do projeto no grupo.
Curiosamente, o Linux não foi bem recebido por Tanenbaum naquela época. O professor notou que o kernel era monolítico (abordagem na qual todos os principais recursos e serviços compartilham o mesmo espaço) e o considerou obsoleto por isso.
Houve uma discussão entre ambos, mas tudo indica que Tanenbaum e Torvalds se entenderam com o passar dos anos.
Linux Foundation celebra aniversário
Ainda em 1992, Torvalds adotou a licença GPL-2.0 no projeto. A decisão foi essencial para os primeiros sistemas baseados no Linux surgirem.
Com efeito, em 1993, distribuições muito conhecidas até os dias atuais começaram a aparecer, como Debian, Red Hat e Slackware. Nos anos seguintes, o projeto ganhou escala, tanto em uso quanto em colaboração. Hoje, além das próprias distribuições, o Linux é a base de uma grande diversidade de sistemas.
Nada mais justo, portanto, que a data de publicação da primeira mensagem seja motivo de celebração, inclusive pela própria Linux Foundation. Entre as ações para o momento, a organização criou uma página na qual os usuários podem baixar imagens comemorativas (e divertidas).
Camisetas e outros itens para celebrar a ocasião também podem ser encontrados na loja online da Linux Foundation.
Feliz aniversário de 30 anos, Linux!
Leia | O que é kernel?