Com o avanço do hardware diminuindo cada vez mais o tempo de processamento de tarefas, era natural que os sistemas operacionais fizessem o mesmo. E assim como as demais fabricantes de software, a Microsoft vem aparando as arestas do Windows para deixar ele com o menor tempo de boot possível. Ela parece ter conseguido um considerável progresso no que diz respeito ao Windows 8.

Para chegar no tempo de boot demonstrado no vídeo abaixo, a Microsoft desenvolveu um híbrido entre a hibernação do sistema e o desligamento completo. Ao ligar um computador com o Windows 8, o kernel é transferido para a memória RAM e assim que ele desliga, ele é copiado de volta para o HD. Isso faz com que apenas o sistema precise ser inicializado, diminuindo drasticamente o tempo de boot.


(Vídeo no YouTube)

Há uma pegadinha, claro. No vídeo o notebook está rodando com um processador multi-core e em um disco de estado sólido, que por si só já ajuda bastante a diminuir o boot em qualquer sistema. Não sabemos quais outras circunstâncias, mas vou dar o benefício da dúvida aqui e dizer que a Microsoft parece ter feito um bom trabalho.

Com informações: The Guardian.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo Nogueira
Muito fake, aqui levou 1minuto e 5 segundos e o note tem config boa
henrique
hahah disse tudo !!
henrique
a claro com hd ssd realmente fica mais rapido qualquer sistema !!! pegadinha mesmo !!!! ouve falar que o boot do windows 8 realmtne ficou 20 % mais rapido , mais tb depois que limparam todo o sistema e tiraram todas aquelas frescuras do windows 7 , se não ficasse mais rapido
Vinnicius
Ubuntu 10.10 + Memoria Ram decente + HD SSD = Fastest Boot EVAR! (segundo me consta). Pensando bem sobre esse "save kernel" e pelo que foi falado pelos amigos do fórum, isso deve (eu disse DEVE) ser o bom e velho recurso de Hibernação, que aliás até o Win XP tem. Eu acho.
Allan
O vídeo tem 41 segundos, finalizaram o vídeo aos 36 segundos por causa da tela azul que deu logo em seguida. :D
Marcio Neves
Mas o boot dos Windows "crus" (recém instalado, sem adicionais) sempre foi rápido, em sua respectiva época, em máquinas de performance razoável. O tempo começa a aumentar quando você começa a instalar programas que carregam na inicialização ou instalam drivers extras.
Guilherme Macedo
e enquanto isso o Ubuntu apenas uma versão e GRÁTIS!
Ramon Melo
Não é do meu interesse, está perfeito do jeito que está.
@EmanuelSchott
Com uma configuração dessas até o Vista carrega rápido.. Pq não testam em um pc "mais comum"??
@tuitolipe
ps : o starter vai bootar em 30 seg.
@tuitolipe
mandaram muito bem, mas quero ver quando o windows tiver que configurar suas atualizações no boot...
Thiago Sabaia
Porra Microsoft, cadê o Beta?
@AntonioVeras
Tem como desabilitar isso.
Fernando Mossmann
E para os que desejam saber as especificações do note, ai vai: EliteBook 8640p (Intel® Core™? i7-2620M, 8GB, 160GB SSD.
Fernando Mossmann
OWNED!
Exibir mais comentários