Agora há pouco acabou na Califórnia a conferência Build, na qual os executivos da Microsoft apresentam uma série de novidades referentes a produtos da companhia para desenvolvedores ávidos por código-fonte novo. A bola da vez é Windows 8, próxima versão do sistema operacional que muito provavelmente não se chamará “Windows 8“.

Em resumo, a MS libera hoje pela primeira versão do Win8 para desenvolvedores.

Menu Iniciar no Windows 8 | Clique para ver maior

O Windows 8 Developer Preview será disponibilizado na noite de hoje através do site Dev Center, que faz parte da MSDN, a rede da Microsoft para desenvolvedores. A companhia promete que os programadores terão muita facilidade em criar aplicativos com o visual Metro (o mesmo do Windows Phone 7) utilizando combinações de HTML5 e JavaScript, C e C++, e C# e XAML.

Claro que eles estão propagandeando principalmente o uso de HTML5 e JavaScript — seria uma forma rápida e prática, utilizando a mesma linguagem hoje em dia amplamente disponível na internet, para construir aplicativos verdadeiramente funcionais.

Mais: Conheça o super-tablet feito especialmente para testar o Windows 8

A demonstração do Windows 8 mostra algumas boas novas. Iniciar o sistema leva poucos segundos (menos de 8 segundos, pelo que eles dizem) em dispositivos com a tecnologia de boot UEFI. Sem depender do recurso de hibernação, de acordo com as informações fornecidas por executivos da Microsoft.

Um monitor de atividades mostrou inclusive que ao solicitar que o sistema entre em hibernação, há uma queda brusca no uso de processamento, mas o Windows 8 ainda utiliza uma certa quantidade de recursos para dar aos aplicativos a chance de salvarem suas sessões para quando o sistema for reativado. E aí sim temos um Windows que, de volta às atividades normais a partir da hibernação, retoma os aplicativos abertos rapidamente.

Tela de login no Windows 8 | Clique para ver maior

A tela de login foi modificada. Em vez de digitar senhas complexas, os usuários têm a opção de colocar um PIN de 4 dígitos para destravar o computador rodando Windows 8. Além das senhas tradicionais, com caracteres alfanuméricos, a equipe de desenvolvimento do Windows também adiciona nesse Developer Preview o login por imagens — similar aos desenhos que são bem comuns em dispositivos rodando o Android.

Visual Metro

A grande aposta da Microsoft para o Windows 8 são os monitores com tecnologia touchscreen. Em vez de utilizar mouse e teclado para controlar a máquina, a interface do Windows está sendo moldada para que os usuários metam os dedos na tela. Assim como acontece nos tablets e smartphones de hoje.

Meio que definindo diretrizes para aplicativos futuros, a Microsoft diz que espera apps em tela cheia e controles bem simples para o Windows 8. Os aplicativos nesse formato tiram proveito do visual Metro, similar ao que encontramos no Windows Phone 7.

Windows 8: visualização de arquivos armazenados no computador

Como no Android

Um dos recursos até então não especificados do Metro são as laterais do monitor. Ela são sensíveis ao toque — quando o usuário encontra na parte da direita ou da esquerda da tela, descobre uma série de botões que normalmente ficarão ocultos no Windows 8.

Ao tocar no canto da esquerda, o usuário tem a opção de escolher outro aplicativo para abrir no computador. No canto da direita estão as opções para o aplicativo em execução: buscar, compartilhar, menu Iniciar, dispositivos, e configurações. Mais ou menos como o botão de opções presente no Android ou no Windows Phone.

Para os viciados em produtividade, uma boa notícia: ao utilizar dois monitores ligados num mesmo PC, o usuário pode rodar o visual Metro em um deles e a área de trabalho convencional do Windows, tal qual vemos no Windows 7, no segundo monitor (ou vice-versa).

Bing no Windows 8 | Clique para ver maior

Apenas exemplos

Curiosamente, todos os aplicativos apresentados no Build não serão comercializados. Eles servem apenas de exemplo para mostrar o potencial do sistema operacional, de acordo com Steven Sinofsky, o responsável pela divisão de Windows da Microsoft. Diferentemente da Apple, que costuma incluir apps em seus sistemas, a Microsoft aparentemente (ênfase no aparentemente) permitirá que os desenvolvedores tirem proveito desses recursos para criar apps competitivos para o Windows 8.

O Windows 8 vai funcionar tanto em x86 como em x64. Além disso, a Microsoft garante que o sistema roda bem na arquitetura ARM, ainda que ela demande especificações específicas para cada dispositivos que for utilizar o sistema.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@davividal
Mas, bruno, o mesmo pode ser dito dod iPhone com uma interface totalmente touchscreen e com apenas um botao. As vezes uma quebra de paradigmas eh interessante e/ou necessario. Eu vou apostar no Windows 8, assim como estou apostando no Ubuntu 11.10 com o Unity e os futuros Ubuntus com o Wayland. Acho que, finalmente, o mercado esta voltando a ficar interessante. Desculpem a falta de acentuaçao.
@TatoGomes
Vou dar uma dica para quem pretende instalar o Windows 8 em dual-boot: Se você usa um Windows "alternativo", a instalação desse preview pode quebrar o seu crack. Eu instalei o Win8 no meu desk, onde tenho um Win7 crackeado (sim, eu tenho e confesso), e ele quebrou o crack. Eu desinstalei, e fiz o crack de novo. Agora, to testando o bendito no note, onde meu Win7 é original de fábrica. =D
Marcos
Conceição...bom aí está...uma simples questão de optar pelo Portugues Brasil ABNT2 no teclado Apple :)
Marcos
Baixei e instalei ( via boot camp, máquina virtual, apesar dos vários tutoriais espalhados pela net, já, não funcionou de jeito nenhum ). Achei muito bacana, embora a gente leve um susto pra descobrir onde é cada coisa. Embora, feito idiota, eu tivesse tentado instalar os drives do Boot Camp ( não instalaria nunca, é lógico ), não foi muito necessário. A resolução, rede e som funcionaram normalmente. O único problema foi o teclado Apple ( sem til e cedilha ) e o Magic Mouse que não rolava a barra de rolagem. Aqui houve um bug no Weather ( um "verde" piscando o tempo todo em baixo na tela ). No mais achei muito interessante, particularmente o Internet em tela cheia.
Felipe
VMware Player não suporta ainda o WindowsDeveloperPreview-64bit-English. É possível criar a máquina virtual, mas o programa acusa erro no início da instalação do Win 8, informando exatamente esta impossibilidade. Vou tentar instalar no VitualBox.
Thiago
Sempre que a microsoft trabalha em cima da raiz de um OS antecessor ela consegue melhorar, assim como WinMe e 2000 para XP e Vista para Seven. Se o Win8 for realmente tão diferente de seu antecessor acredito que tb haja muitas decepções até que venha um Win9, ou como dizem, um Win8 "amadurecido".
@yagogabriell
Gostei do Internet Explorer.. mas acho que esse Win 8 aí é para telas TouchScreen, não?
Pedro
As pessoas confundem INOVAÇÃO com REVOLUÇÃO...
Vinicius Kinas
Como será que ele aparece nos comments? To usando a aqui, e o Aero voltou a ser quadrado! A Ribbon do explorer ainda causa estranheza, mas é questão de costume. Deu pra perceber que esse developer preview ainda tá bem imaturo, e as tiles perdem toda graça sem touch =P Melhor esperar o beta, pra ver como vai ficar.
Thiago
Só eu achei feio? Esse verde ai atrás... esse bing com esse preto carregado... olhando assim parece confuso caso você tenha muitos arquivos no dispositivo aonde ele for instalado (digamos... isso rodando num desktop, pra mim parece muito estranho). Vamos esperar, acho que fizerem um bom trabalho no 7.
Rayzer'
Realmente o sistema está muuito bom e logo de cara muito rápido tb, instalação em menos de 10 minutos, visual bacana e novos recursos... Espero q "pegue"!
gokernel
O XP ta morrendo ? Aff, diz isso pra algum chefe de uma empresa que utiliza o XP(umas 20 máquinas) como terminal. CONSELHO: não fale em trocar o XP se você não tiver argumentos bastantes e convincentes pra ATUALIZAR os terminais ... LEMBRANDO: Cada licença custa em torno de 180 reais ...
Bruno Codeman
Concordo plenamente, Fábio. O visual metro deixou o sistema com uma usabilidade pior e menos intuitiva. Desestimula o uso.
Gabriel
Bom, a questão é se essa interface Metro será boa também para o mouse. Espero que sim, mas acho que não. :p O OS X Lion está um passo a frente do Windows 7, apesar de ter alguns problemas de usabilidade que poderiam ser melhor resolvidos na minha opinião. Para tablets, acho bom a Apple se cuidar. É o primeiro concorrente forte, podem dizer o que quiser, mas o iPad continua sendo um iPhonão com muitos aplicativos ótimos. O Windows 8, por sua vez, será um sistema desenvolvido e que deve dispor de bons aplicativos devido ao suporte fornecido pela MS aos desenvolvedores.
Lucas Meneses
A meu ver, mudar o visual não é inovação. É quase obrigação, o kde muda o visual e ele inovou? Não, só mudou o visual, atualizou-se, nada demais. O ubuntu vai mudar a tela de login dele também, isso é inovação? Não, só está melhorando. O opera criou o recurso: opera unite. Isso é inovação. Agora me diz algo que o Windows criou para essa versão, que não tenha copiado de outros?
Exibir mais comentários