Início » Internet » Chrome vai ganhar suporte nativo a joystick e webcam

Chrome vai ganhar suporte nativo a joystick e webcam

Avatar Por
8 anos atrás

Ao criar o Chrome, o Google tomou a atitude "quer algo bem feito, faça você mesmo" no campo de navegadores. Eles desenvolveram seu próprio navegador para poder oferecer o que há de mais recente e inovador na web, além de poder implementar tais novidades nos seus próprios serviços. E o Chrome vem cumprindo essa promessa, adicionando as últimas novidades do HTML5, por exemplo. No ano que vem ele ganha duas novidades um pouco... inusitadas.

Ontem durante uma apresentação na conferência de jogos Develop Liverpool o defensor de desenvolvimento do Google, Paul Kinlan, disse que o Chrome vai ganhar suporte nativo a controles de videogame e a webcams. Dessa forma desenvolvedores de jogos para a web poderiam oferecer um modo de entrada alternativo ao mouse e teclado. E o acesso à webcam poderia ser feito sem a necessidade de um plugin, como o do Flash.

Implementação do WebRTC pela Ericsson Labs | Crédito: The Chrome Source

Além disso o Chrome também deve ganhar suporte nativo a microfones e uma implementação própria do WebRTC. Ele é um framework de código aberto que serve para bate-papo entre navegadores e que já é suportado pelo Chrome, Firefox e Opera. Mas os navegadores só suportam esse padrão e não oferecem um cliente propriamente dito, que é o que o Google deverá fazer.

Como nota o TechCrunch, suportar itens de hardware nativamente implica em pular uma camada de drivers que atualmente é implementada direto no sistema operacional. Como no caso da aceleração de vídeo em hardware que vários navegadores implementam hoje em dia. E pular essa camada é algo em que o Google já está trabalhando há bastante tempo: a previsão é de que as novidades cheguem no começo de 2012.

Crédito da imagem: The Chrome Source.

Mais sobre: , ,