Início » Internet » Chrome vai ganhar suporte nativo a joystick e webcam

Chrome vai ganhar suporte nativo a joystick e webcam

Avatar Por

Ao criar o Chrome, o Google tomou a atitude "quer algo bem feito, faça você mesmo" no campo de navegadores. Eles desenvolveram seu próprio navegador para poder oferecer o que há de mais recente e inovador na web, além de poder implementar tais novidades nos seus próprios serviços. E o Chrome vem cumprindo essa promessa, adicionando as últimas novidades do HTML5, por exemplo. No ano que vem ele ganha duas novidades um pouco... inusitadas.

Ontem durante uma apresentação na conferência de jogos Develop Liverpool o defensor de desenvolvimento do Google, Paul Kinlan, disse que o Chrome vai ganhar suporte nativo a controles de videogame e a webcams. Dessa forma desenvolvedores de jogos para a web poderiam oferecer um modo de entrada alternativo ao mouse e teclado. E o acesso à webcam poderia ser feito sem a necessidade de um plugin, como o do Flash.

Implementação do WebRTC pela Ericsson Labs | Crédito: The Chrome Source

Além disso o Chrome também deve ganhar suporte nativo a microfones e uma implementação própria do WebRTC. Ele é um framework de código aberto que serve para bate-papo entre navegadores e que já é suportado pelo Chrome, Firefox e Opera. Mas os navegadores só suportam esse padrão e não oferecem um cliente propriamente dito, que é o que o Google deverá fazer.

Como nota o TechCrunch, suportar itens de hardware nativamente implica em pular uma camada de drivers que atualmente é implementada direto no sistema operacional. Como no caso da aceleração de vídeo em hardware que vários navegadores implementam hoje em dia. E pular essa camada é algo em que o Google já está trabalhando há bastante tempo: a previsão é de que as novidades cheguem no começo de 2012.

Crédito da imagem: The Chrome Source.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yangm
Mobilão tá pior que político, promete as coisas para a gente e não cumpre.
Lucas Meneses
interessante..
Turdin
Talvez um bom na próxima vez =p
Vinnicius
Eu só quero saber se vai dar pra jogar Ultimate Mortal Kombat 3 enquanto fala com a namorada pela 'hebecam'.
Claudio H.
Pois é, mas ele sabe que o problema não sou eu, é ele. :P
j2k
Pois é, eu achei estranho isso...
Kowalski
@Claudio H.: Você traiu o Firefox e seu casamento com ele virou uma relação de amigos. :P
Vinicius Kinas
Mas até onde eu sei, não podem. Os aplicativos em camada de usuário precisam de um driver, que roda no modo kernel, para se comunicar com o dispositivo.
Kowalski
Comecei a usar o Chrome desde o lançamento em acesso discado. Era muito rápido, consumia pouca memória e espaço em disco. Hoje, já tentei inúmeras vezes usar o Chrome outra vez. Porém, ele está devorando memória (mais que o Firefox), ocupando 200 MB no HD, além de não carregar muitas páginas corretamente. Em sites pesados, ele demora mais que o Firefox e, quando termina o carregamento, faltam elementos como fotos, animações etc.
Kowalski
Ontem, apareceu um leitor aqui usando o Chrome OS. :D :P
Marcos Oliveira
Por isso falei dos programas essenciais funcionarem offline. Pelo menos o GDocs, GMail (esse já funfa!) e alguns joguinhos pra fila do dentista!!! hehe
@AntonioVeras
Lembrei imediatamente de uma extensão para Firefox que usava à incontáveis anos atrás que nada mais era que um emulador de NES. Você escolhia o jogo e se divertia. Mas como as roms tinham direitos autorais esta extensão não foi pra frente.
Marcos Oliveira
Luiz Alberto, eu acho que o Chrome em outros SOs vai ser sempre uma opção viável! Acho que eles nem têm intenção de ficar exclusivamente com o Chrome OS, já que dá pra integrar quase tudo dele no navegador. O que eu acho legal do jeito que tá hoje é a possibilidade de sincronização! Instalo todas as bodegas que eu quero (extensões, apps, temas joguinhos) no Chrome (browser) logado e aí depois "transporto" tudo pra outro Chrome aberto em qquer máquina, ou mesmo do Windows pro Ubuntu e vice-versa. Essa sincronização facilita demais a vida e mantém o Chrome com a minha cara, mesmo que eu FORMATE o micro! Nem o Windows me dá isso com tanta facilidade!!! hehe
j2k
caramba eu nunca imaginei que softwares poderiam usar dispositivos independente do driver (ou falta dele) no Windows...
@TatoGomes
Firefoz do Iguaçú... *FirefoX Cadê o botão de editar, Mobilão?
Exibir mais comentários