Início » Aplicativos e Software » Apple revela detalhes do Mountain Lion, o próximo Mac OS

Apple revela detalhes do Mountain Lion, o próximo Mac OS

Aplicativos do iPhone e iPad marcam presença no futuro sistema operacional.

Avatar Por

A nona versão do sistema operacional da Apple. A empresa da maçã anunciou hoje a disponibilidade da primeira prévia para desenvolvedor do Mountain Lion, nome do sucessor do sistema Lion que você conhece e possivelmente usa no seu Mac (eu não uso por motivos muito particulares).

De novidade teremos, mais uma vez, uma série de recursos importados do iOS, em especial aplicativos — notas, os lembretes e o centro de notificações. A Apple diz que o Mountain Lion é a primeira versão do Mac totalmente pensada tendo em vista o iCloud, serviço de armazenamento de dados na nuvem que funciona com os dispositivos móveis da companhia.

Messages no Mountain Lion

O iChat será substituído pelo aplicativo Messages. Ele já existe no iOS com funcionamento similar ao do WhatsApp, numa tentativa de evitar o envio de SMS. Além de falar com pessoas que tenham contas Apple ID em seus dispositivos iOS, o aplicativo funcionará com Google Talk, Yahoo Messenger, Jabber e AIM. Usuários terão a possibilidade enviar não só texto, mas também “imagens em alta qualidade e vídeos”, de acordo com comunicado da empresa.

A Apple colocou o beta do Messages para download. Funciona somente com o Lion. Nós tentamos baixar o app aqui na redação, mas estava dando uma desagradável mensagem de erro.

Pelo menos duas centrais de aviso marcam presença no Mountain Lion. O Notification Center, que copia a funcionalidade do famoso complemento Growl, dá informações relevantes sobre os aplicativos instalados no Mac. E o Game Center, cujo nome evidencia do que se trata, funciona mais ou menos como a central de pontuação do Xbox: mostra os amigos, quais jogos têm lhes dado trabalho, que conquistas foram feitas etc. Bastante similar ao que existe no iPhone.

Notification Center

Os aplicativos de iOS presentes no futuro sistema são de notas e de lembretes. É natural que eles sincronizem os dados com o iCloud do usuário. Tanto melhor se tiver iPhone ou iPad ou iPod Touch porque as informações adicionadas no dispositivo móvel serão replicadas no computador (e vice-versa). A Apple também adiciona suporte total ao Twitter no Mountain Lion. O aplicativo oficial vai funcionar integrado com o sistema (no iPhoto, Photo Boot e Safari).

Para completar, a Apple oferece no Mountain Lion diversas opções de compartilhar conteúdo “em vários aplicativos”. Fora os links no Safari que podem ir rapidamente para a lista de leitura, os favoritos ou Twitter, além de mandar para alguém por email ou via Messages, a empresa adiciona a postagem de fotos para o Flickr e de vídeos para o Vimeo. Eles não deram detalhes sobre quais apps vão funcionar com quais serviços. Eu imagino que a parte de fotos deva funcionar com o iPhoto e de vídeo com o iMovie (alguns compartilhamentos já existiam anteriormente).

http://www.youtube.com/watch?v=8NcB21Jr4pw
(Vídeo do YouTube)

O AirPlay estará presente no sistema. Assim como ocorre nos dispositivos com iOS, o usuário poderá repetir a imagem da tela do computador na televisão compatível com a tecnologia (ou que esteja acoplada a um acessório Apple TV).

Ajustes do Gatekeeper

A segurança dos donos de Mac fica resguardada pelo aplicativo Gatekeeper, mais uma novidade apresentada com o próximo OS X. Com ele fica a cargo do usuário escolher se quer instalar os aplicativos livremente a partir de qualquer fonte de download; somente a partir da Mac App Store (padrão no sistema, de acordo com a Apple); e somente a partir da Mac App Store e de desenvolvedores cuja identificação fora confirmada antes.

Pelas contas da Apple são mais de 100 recursos novos no Mountain Lion. Geralmente eles incluem até mudanças em um simples botão nesses cálculos (Apple… Sabe como é). Também dizem que há diversas novas APIs para que os desenvolvedores tirem proveito máximo dos recursos exclusivos do Mountain Lion.

Para quem achava que o Mac OS não podia chupar ainda mais recursos do iOS aí está a prova em contrário. Não que isso seja bom ou ruim; não estou julgando a decisão da Apple, mas apenas relatando.

Não há data para lançamento do sistema operacional (sabemos que será durante o verão no Hemisfério Norte — entre meados de julho e meados de setembro) nem foi divulgado o preço a ser cobrado por ele. Desenvolvedores cadastrados no programa da Apple podem baixar a prévia do Mountain Lion imediatamente.

Atualizado às 14h50.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cintia Borba
Oi, instalei o moutain lion mas o meu iphoto simplesmente nao abre mais! estou desesperada porque estou com medo de perder todas as minhas fotos! como faço? ele da um erro, dizendo: A sua fototeca está danificada ou ilegível e não pode ser aberta. Por favor, restaure usando um backup.
Cintia Borba
Oi, instalei o moutain lion mas o meu iphoto simplesmente nao abre mais! estou desesperada porque estou com medo de perder todas as minhas fotos! como faço? ele da um erro, dizendo que nao foi possivel abrir o iphoto.
Yangm
Metro pode ser intuitivo e legal, mas eu prefiro o visual do Elementary OS e Android no mobile.
Jonathan Gangi
Se fosse pra ter um sistema pago, só iria gastar US$ 30,00 em atualização de um sistema descente como o Mac, Windows nem pirata eu uso!! Enquanto isso, updates a cada 6 meses do Ubuntu "de grátis" ;)
Jonathan Gangi
E o Ubuntu com nomes de animais e adjetivos com a mesma letra? kkkk
Jonathan Gangi
A Apple não dita o rumo de toda essa indústra, fato, nem a Microsoft, nem a Google... Mas a ciência, tecnologia e competição que fazem com que se invista em produtos e serviços inovadores. Porém, nada disso é útil se não agradar o usuário final. Pode ser a maior revolução que for, se não "cair no gosto do povão", não vira.. E acredite, pessoas estranham mudanças repentinas: Estranharam o Unity (eca), o GNOME 3, o KDE 4 quando saiu, o Chrome OS nunca vi um brasileiro usando, o Metro com certeza vão estranhar (exceto quem usou o Win 3.11, muito parecido)... Porém, mais do que uma questão cultural, é uma questão de tempo e feedback pra ver o que foi bom e o que foi burrada. Tem gente que opta por produtividade, tem gente que opta por beleza e efeitos, tem gente que opta por simplicidade... Conseguir equilibrar tudo isso sendo inovador, aí é que está o desafio
Jonathan Gangi
Integração entre sistemas operacionais.. Sonho de vários desenvolvedores desde a época em que foi estabelecido o POSIX (que aliás tinha esse propósito), mas o Windows fez questão de cair fora... O fato de o Mac ter se tornado Unix-Like já foi uma mão na roda nesse aspecto, o próximo passo realmente é a integração entre SOs de diferentes arquiteturas. E é nisso que as empresas vem investindo, esse é o caminho!! Espero que dessa vez a ideia vá pra frente, ou teremos de continuar a reescrever código ou apelar pra virtualização...
Jonathan Gangi
True Story..
@_LukasTeixeira
Não vi novidades. A Apple apenas recriou os apps que já existem, com nome próprio. O Growl, o Twitter for Mac, o a pasta de games do Windows, o Evernote... não vejo novidade funcional, além do iMessage. Vou ficar com o meu Lion mesmo. :D
João Luiz
Testando aqui, e, a bateria continua a mesma coisa que tava no Lion...
@iJeanCarlos
Visualizo o Yangm falando isso e depois colocando as mãos nos ouvidos e cantarolando bem alto LA,LA,LA,LA,..Metro,Metro,Metro. Kkkkk
Marcos
A bem da verdade, quem lança o OS Macaco-Prego é a Microsoft, não a Apple. :D
Ricardo
Tato, na verdade o iMovie já tem compartilhamento com o YouTube há muito tempo, o que a Apple fez agora foi acrescentar mais um recurso de upload. Abraços.
@joaoluizmf
Pode ter 200 mil novos recursos, o importante é minha bateria voltar a ser o que é no Snow Leopard... :(
Fernando
Se bem que o Windows 8 APARENTEMENTE vai valer esse preço de atualização..just saying..
Exibir mais comentários