Início » Aplicativos e Software » VLC 2.0 chega com nova interface e suporte a Blu-ray

VLC 2.0 chega com nova interface e suporte a Blu-ray

Avatar Por

Completamente alheios ao fato de que é Carnaval no Brasil, o pessoal da VideoLAN decidiu que era hora perfeita para liberar a versão final do seu mais conhecido player de multimídia, o VLC. Apelidado de Twoflower, o VLC 2.0 chega com uma leva de novidades, incluindo uma nova interface (principalmente na versão para Mac) e um suporte experimental a playback de discos Blu-ray.

As novidades já eram esperadas desde o começo do mês, quando a VideoLAN liberou um Release Candidate. Mas vale a pena destacar que sua versão final agora conta com decodificação multi-core para os codecs H.264, VP3, VP8, JPEG-2000, Mpeg-4 ASP/DivX e RV3/RV4, suporte para arquivos múltiplos em arquivos RAR e melhorias no playback de arquivos em RMVB.

O VLC 2.0 está disponível para Mac OS X e Windows por meio desse link e para Linux direto do seu repositório de programas favorito. Até o momento da publicação desse post, no entanto, as prometidas versões para iOS e Android ainda não apareceram. Estranhamente um suposto port para as duas plataformas (e também para OS/2 e Win64) já consta no changelog, o que pode indicar que elas não estão longe de serem lançadas.

Naturalmente, essa versão também trouxe a correção de diversos bugs, melhorias de performance em geral e inúmeras outras coisas. Para os mais curiosos, o changelog completo da versão está disponível nesse link.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Douglas Chagas
Opa vou atualizar o meu agora mesmo, adoro esse player!
Marcus
Qual a demanda de pessoas que fazem esses troços que você citou? No meu Mac o Movist é 100%: nunca precisei compilar nada, fazer gambiarras; nunca vi lag, travamentos, etc... o VLC é o segundo player, mas uso só para assistir filmes pornô sem soltar acidentalmente o som nos falantes :)
Micael Silva
O suporte a blu-ray é algo ridiculamente simples que, apesar de tudo, não existia no Mac na forma de ferramenta gratuita. E não se espera nenhum apoio da Apple em relação a isso. Sem querer ser fanboy, mas botando uma resposta na situação: Sim, o VLC tem um desenvolvimento lento e bagunçado, mas ainda é um dos poucos que entrega um produto empacotado e pronto para o usuário final. Imagino que os outros concorrentes tenham um backend melhor justamente por não dedicarem seu tempo se preocupando com esse lado.
@jorge_ants
Muito bom! Corrigiu os bugs que tinha na versão anterior, principalmente quando reproduzia arquivos em rmvb. VLC é mais! =)
Renatocookie
Testei e aprovei.. Sempre usei o K-lite Codec Pack.. Vou esse por um tempo pra ver.
Renatocookie
Vou baixar amanhã mesmo pra testar.
Jacques Braga Szmelcynger Júnior
Vamos aos detalhes técnicos: 1º Suporte a blu-ray = ler as playlist e abrir os m2ts na ordem de reprodução e nada mais, esperava um pouquinho mais já que o mpc-hc faz isso já tem um bom tempo. 2º Problema cronico do vlc com videos que fazem uso de mais de 8bframes não foi corrigido apenas mudaram de decodar o frame com falha pra dropar o frame: ou seja, agora temos videos "lagados". 3º Suporte a decodificação de videos h264 10bit só saiu agora com apenas sete meses de atraso. 4º libass continua bugado como sempre e a implementação do vlc é pior que do mplayer2 ( VLC: http://puu.sh/hsAB mplayer2: http://puu.sh/hFZH vsfilter[referencia]: http://puu.sh/hsAM ). Mais algumas observações como o erro de decode do video h264 quando fui testar o suporte ao blu-ray, suporte fraco ao audio 5.1 (vlc quer que todos os audios sejam stereo). Enfim, mais um software de baixa qualidade que só serve pra ser usado como referencia do que não fazer. e, se você usa windows não tem porque não usar o cccp: http://cccp-project.net/ e se usa linux ou mac, boa sorte compilando o mplayer2 que é o unico player funcional (na parte de videos que de legenda pode esperar mais alguns anos).
Yangm
Esperando a versão de 64 bit :D Bom saber que não é todo dev que trata os processadores mais potentes com tanto descaso.
Matheus
Não passa perto nem da primeira versão beta do VLC.
@vinicius_viana
Os caras se superaram nessa versão, a versão do Mac OS corrigiu todos os problemas que eu tinha.
Matheus
Player para filmes etc, em 720p e 1080p? é SPLASH PRO EX... MELHOR que tem... junto com codecs do k-lite :)
Fábio
Esse programa é muito bom, não curtia tanto por causa da interface que sempre achei um pouco pobre, mas curti essa nova.
Forbidden_404
Sempre usei VLC pela facilidade de colocar legenda e pela variedade de formatos que rodavam e agora eles aumenta mais ainda esses formatos disponiveis... VideoLAN tá fazendo um ótimo trabalho hehe