Início » Aplicativos e Software » Microsoft mostra o que esperar do Windows 8

Microsoft mostra o que esperar do Windows 8

Avatar Por

Hoje é o tão esperado dia em que a Microsoft vai mostrar uma prévia do Windows 8, o próximo sistema operacional que deve tomar o lugar do Windows 7 pouco mais de três anos depois do seu lançamento original. Em uma coletiva no Mobile World Congress 2012 a gigante do software detalhou algumas das funcionalidades que devemos esperar no sistema. E um pouco depois da coletiva começar, os links para download do Windows 8 Consumer Preview já estavam disponíveis.

Antes do anúncio oficial, no entanto, o site The verge percebeu que a Microsoft publicou um guia para empresas, que serve para mostrar aos seus administradores 10 grandes funcionalidades do Windows 8 e motivar o upgrade para o sistema. Nos documentos eles destacam o SmartScreen Application Reputation, que alerta sobre downloads que podem ser maliciosos, e o Windows to Go, que permite que funcionários levem uma instalação do Windows 8 direto de um pendrive.

Para demonstrar o que o Windows 8 tem a oferecer, o chefe de desenvolvimento do Windows, Steven Sinofsky, subiu ao palco e falou um pouco do que já sabíamos. Ele diz que "a primeira coisa que vocês vão ver no Windows 8 é que ele é lindo, é moderno, é rápido e é fluido". Sinofsky chamou o antecessor de "o sistema mais amplamente adotado até agora".

A ideia do sistema é oferecer a mesma interface metro,, mas se adaptar de acordo com o equipamento em que ele é instalado, seja em um desktop, notebook ou tablet. Então naturalmente a demonstração focou nessa versatilidade. Em um tablet da Samsung a Microsoft demonstrou as funcionalidades de desbloqueio de tela, gerenciador de tarefas e alguns dos jogos que tiram vantagem do suporte ao HTML5 do Internet Explorer.

Ao mudar para um ultrabook, Antoine Leblond, VP de serviços Web do Windows, disse que "nós prestamos atenção também para o Windows 8 com um mouse e teclado". Para fazer login no sistema em um computador na rede não é mais necessário apertar CTRL+ALT+DEL, basta apertar enter. Essa atenção a detalhes é demonstrada também na navegação, que é feita com a ajuda do botão de rolar do mouse, e abertura de aplicativos, que passou a ser com um clique apenas, por padrão.

A variedade de aplicativos já disponíveis na loja também foi destacada na apresentação. Dentre os grandes nomes, que já vão chegar com suporte à interface Metro, estão aplicativos do WordPress, Kindle e SkyDrive.

Sobre a versão Consumer Preview liberada hoje, a Microsoft disse que ela tem mais de 100 mil mudanças em relação ao Developer Preview, liberado no ano passado. E assim como essa versão, o Consumer Preview terá atualizações automáticas também.

Download do Windows 8 Consumer Preview

Pouco depois da apresentação começar, essa página no site da Microsoft foi publicada. Nela estão disponíveis várias versões do Windows 8 Consumer Preview (tanto em 32 quanto 64 bits), que podem ser baixadas (em formato ESD ou ISO) em 5 idiomas diferentes, nenhum deles em português. Nessa página também está disponível o número serial para a instalação do sistema.

As configurações mínimas para a instalação do Windows 8 Consumer Preview são: processador de 1 GHz, 1 GB de memória RAM (ou 2 GB para 64 bits), 16 GB de espaço em disco (20 GB para 64 bits), resolução de tela de ao menos 1024 x 768 pixels para acessar a Windows Store e para aplicativos rápidos, a Microsoft recomenda uma resolução de 1366 x 768 pixels.

Em breve mostraremos aqui nossas primeiras impressões do Windows 8.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo
Eu instalei o windows 8, achei bonito e tal, mais voltei para o windows 7.
JoseRenan
muito bom! Leve e rapido (falta configurar o teclado certinho) to desbravando ele =)
binknot
Também achei isso...parece mesmo um Media Center HAHAHAHA, mas é bem legal!
Mozart
Achei a muito diferente, nao imaginava q fosse mudar tanto
@lucassouza1
Essa versao ta bem melhor q a developer preview. Recomendo
Edmilson
Alguém ai pode me dar um apoio de como instalar no virtualbox? Já baixei a 32 e a 64, da sempre algum erro. Maquina parruda i7, 8gb, 750 gb, etc etc. Se alguem estiver disposto a ajudar ficarei grato!
[email protected]
Scott
Você não consegue. Quem instala o .ESD é o instalador web.
@LBKatan
É mágico e revolucionário também? =D
Rennan Alves
So que entra outro detalhe, a visao da necessidade. O ARM foi criado especificamente para ser pequeno, leve, e menos "consumista" por assim dizer, tanto e que esta presente em fornos de microondas, brinquedos, entre outras coisas, tornando o consumo de memoria tao minimo (ou ate mais baixo, nao sei) quanto o proprio x86.

O que tornou o x86 famoso tanto na epoca quanto hoje foram os seus varios estagios de processamento, aumentando o desempenho das aplicacoes mesmo com a pouca quantidade de memoria disponivel, so que isso tinha um custo: o aumento do espaco fisico do processador, e o consumo de energia (com os esforcos da Intel isso com certeza foi minimizado, e muito).

Mas, acho que a resposta e essa mesma que voce citou, manter o que ja existe. Estranhamente, quando testei esta nova versao do Windows ele consumiu 600MB de memoria RAM com alguns aplicativos rodando em background, com o tempo o consumo comecou a aumentar ate incriveis 1,3GB, mesmo eu nao usando apenas o Internet Explorer. Acho eu que algum servico esta consumindo mais do que deveria desnecessariamente.
Felipe
Como eu consigo instalar a versão ESD?
Como eu consigo instalar a versão ESD?
Como eu consigo instalar a versão ESD?
Como eu consigo instalar a versão ESD?
Como eu consigo instalar a versão ESD?
Como eu consigo instalar a versão ESD?
Vinicius Kinas
Oxe, era só escolher na primeira tela da instalação... :)

Aqui já coloquei Brasil como localidade, teclado como ABNT2, e até o corretor ortográfico já tá funcionando com as correções pós-reforma ortográfica.

Só que o Windows continua em inglês, rs.
Vinicius Kinas
Até onde eu lembro das minhas aulas de Organização de computadores, é justamente ao contrário.

O ARM é RISC, ou seja, têm um conjunto de instruções reduzido, e suas instruções tem tamanho fixo (se não me falha a memória 4 bytes), e raramente as instruções fazem mais do que uma ação de cada vez.

O x86 é CISC e foi projetado em uma época de memória escassa. As instruções tem tamanho variável, e existem muito mais instruções bizarras, justamente para economizar instruções.

Os compiladores para x86 normalmente tem opção para fazer código rápido (e normalmente maior) ou fazer código menor (e normalmente mais lento). Como a memória foi se tornando cada vez mais barata, normalmente se opta pelo código mais veloz.

Coisas que levam o Windows x86 a ser mais maior são: a necessidade de manter funções já abandonadas há anos da documentação para compatibilidade com softwares antigos e malfeitos; um banco de controladores de dispositivos infinitamente maior;
Claudio H.
Já eu instalei e gostei muito! É um Windows 7 mais incrementado.
Kadu
A impressão que eu tenho ao usar o Windows 8 é que eu estou usando um grande Windows Media Center. Sério, esse negócio de tudo em tela cheia é muito bonito, mas não me parece não prático no que tange a produtividade em computadores.

Não gostei. Talvez com o tempo eu me acostume mas, neste momento, minha vontade é de voltar aos braços do Windows 7 :D
Kadu
Instalei, fui na seca pra brincar e... não reconheceu minha placa wireless. Porra, como eu vou brincar sem internet :'(
Vinícius
Usando aqui numa partição… É INCRIVEL!!
Claudio H
Windos 8 ftw!
Vinícius
Aqui foi rápido!! instalação rápida!!
Sistema rápido como um todo! Gostei do que vi :D
Uendry Ramos Maia
Instalei direto e nao me arrependo… Ja deu pra ter boas impressoes do sistema. So nao achei ainda o suporte ao teclado ABNT2...
Ronaldo Gogoni
Similar a um tablet, vírgula. A resolução do iPad é exatamente 1024x768. E todos os tablets Android tem resoluções se não iguais, maiores.

Sabe porque acho justo? Porque a resolução 1024x768 (aka XGA) foi estabelecida em 1990! Resoluções abaixo disso são usadas hoje em dia em celulares!

Os fabricantes optaram por resoluções baixas para cortar gastos, mas lembrem-se que a ideia inicial dos netbooks era rodar Linux e XP. O 7 roda malemá. A MS definiu o padrão, uma resolução de 22 anos é o mínimo aceitável e se seu netbook não suporta, não tem que rodar Metro mesmo.
@leocamisa10crf
Qual programa vocês usaram para instalar em micro virtual? Estou com problemas no virtual box.
@davividal
Sul == Europa.
@leocamisa10crf
Qual programa de maquina virtual voce usou amigo? Estou com problemas no virtual box.
@maia_uendry
E aí, é legal?
Carlos Alberto Junqueira
Aqui foi rápido 25min a 1,66 mb/s ! GVT - 15mb Salvador !:D
@AntonioVeras
Ixi. Parou aqui. Vai ter torrent?

Alguém sabe quanto vai custar?
Marcos Oliveira
Vou baixar o Consumer Preview e testar isso.
Mas não acho justo não! Se a minha tela tem 10 polegadas (similar a um tablet), tinha que rodar!
A resolução é 1024x600. Nem é tão baixa assim!!!
Marcos Oliveira
Caraca! Sério que não roda então? Que paieira!!!
Hugo
Baixarei assim que terminar de instalar o essencial no computador recém formatado
@LBKatan
Já tão alterando regedit?! E eu ainda nem baixei! LOL Seus viciados! =D
Rennan Alves
Bem, posso estar equivocado, mas seguindo a logica da arquitetura x86 ate que faz sentido.

Por exemplo, voce precisa comparar valores entre A e B, se A for menor que B, somar 1 em A. No x86, voce precisaria de uma instrucao para comparar e outra para somar.

Ja no ARM, existem as "instrucoes condicionais", que sao tarefas com a comparacao ja embutida. Isso acaba deixando o codigo mais "denso", uma vez que o mesmo codigo faz outras funcoes ao mesmo tempo.

Resumindo, ARM precisa de menos codigo para fazer a mesma coisa no x86, logo, mais folga para a memoria em arquitetura ARM. Os 512MB como requisito minimo provavelmente sera para o ARM, uma vez que o x86 precisaria de mais codigo, logo, mais memoria disponivel (lembrando, posso estar equivocado).
@AntonioVeras
Download à 20Kb/s via Brasil Telecom (Oi). Conexão de 5mb.
Conclusão em 1 dia e 20 horas.

See tomorrow. o/
Thiago Sabaia
Vou baixar...
@AntonioVeras
Sempre faça backup de seus arquivos antes de qualquer instalação ou reinstalação de SO.
Jonatas
Windows 8 up and running :)
@caio_meira
Rodando o IE10no W8 através da máquina virtual. E é absurdamente rápido!!!
Turdin
Parece ótimo, vou baixar e instalar com certeza!
@weullers
Ok. Faço o que com esse arquivo .esd?
Sr. Sem Papo
hauhuahauuhuh Estou postando por ele kk
@nil_si
ei galera ta baixando aki, mas e so o arquivo né? parece q update... sera que vai formatar o SO atual o meu seven? ou e só o arquivo pra agente fazer dual boot/?
Sr. Sem Papo
Desculpem já achei KK :D
Sr. Sem Papo
Aki pediu procuct key O.o comofas
@weullers
Baixando. A Microsoft tá correndo atrás. Linux já permite baixar um app com alguns click à anos. O OSX também correu atrás disso. O Ubuntu também criou uma app store. Só falta o Windows.
@edisonlsm
Mais alguém aí recebeu uma tela de erro ao tentar instalar a x86 no VirtualBox?
@orley_sc
Achei tão overpower ele pedir 2GB de RAM pra rodar em 64 bits.
Allan
como utilizar arquivo nessa extensão .esd ??
@brfaedo
Baixando aqui a 1.18mb/s. Até q meu velox de 10mb ta decente. :-P Mas nao faço ideia de como instala. Dá pra manter os arquivos?
@maikonmorais
estou baixando a 5.5 mbps, show

2.5 gigas e 6 minutos

http://tinyurl.com/6vbfpy9
@jonasgiehl
E temos algum sinal do Office 15?
Vinícius
LoL, mas tá mesmo!! Quando a minha era de 1,2 não conseguia passar dos 80kbps!!
Gaba
Pois é, já tive GVT e NET, e as duas foram muito boas aqui em Joinville/SC. Sempre passavam da taxa normal.
Kadu
O meu também tá baixando rapidão, se comparado à velocidade da minha internet :D
Ronaldo Gogoni
Dá para fazer funcionar em netbooks:

- abra o regedit;
- procure pela key “Display1_DownScalingSupported” e altere o valor de “0? para “1?;
- reinicie.

Mas acho justo a MS exigir o mínimo de resolução decente pro Metro funcionar.
Vinícius
eu também, aqui tava no 1,9 mb agorinha, tá em 1,59 agora! http://i.imgur.com/CSr3z.jpg
Yangm
Aqui está a 1.21MBps. Para uma conexão de 10Mbps brasileira, está ótimo!
@LipeNascim
Isso é culpa dos multiplos downloads...
Vinícius
Eu sou sortudo então, estou baixando a 1,9 mbps :D kkkkkkkkkkkkkkk 30 minutos pra terminar!
luizalbertotj
Pra rodar apps metro deve se ter a resolução minima de 1024x768. Pra poder dividir a tela tem que ser uma reslução acima dessa em formato wide. ;)
Ewerton da Silva
Até que enfim, Download aqui em 430KB/ps ... Vs. 64 bits.... Vamos testar essa belezinha!
Pedro Henrique
Se eu instalar como se fosse uma atualização ele vai manter meus arquivos? Oo
Fabio
Kk tenho um plano de 15MB/s da GVT, as vezes chega a 1,9MB/s
Gaba
Ou você mora aqui no Sul, e tem NET/GVT :D

Quando eu tinha NET 10Mb, conseguia fácil download à 1Mb também.
Guilherme Macedo C.
1GB? Pensei que iria ser mais leve por causa dos tablets x86. Será que cai pra 512MB até o lançamento?
bawlaw
vamo pular, vamo pular vamo pular vamo pular..!
acho que bastante gente vai pular essa xD
o pessoal mal migrou pro W7 e ja ta surgindo outro..
Gaba
Ou você tirou print no exato momento que oscilou para 1367, ou você mora numa Suécia ou Japão da vida.
Gaba
Baixando
Everton Favretto
WAIT
Fabio
Finalmente resolvi baixar e fazer a instalação deste troço, definitivamente.
Fabio
Não vejo nenhum problema :)

http://imgur.com/EfcGs
@caio_meira
Aqui tá baixando numa boa! Torcer pra continuar nesse ritmo.
Kadu
O mundo todo está fazendo este download junto de você, era até esperado que a velocidade fosse baixa, apesar de aqui estar baixando mais rápido do que eu imaginava (250KB/s numa conexão de 1,2mbps). :D
Marcos Oliveira
Na versão anterior (Developer Preview), os "tiles" simplesmente não funcionavam no meu netbook. Só consegui rodar os aplicativos pro desktop tradicional.

RAFAEL, já tem informação se a app store já funciona?
Shybby
ACho que ele ficou pouco intuitivo, eu tinha baixado a development build. Acho que desktop e tablet são coisas diferentes, necessitam de OS diferentes ou adaptados pelo menos, mas pelo jeito a microsoft quer fazer um para qualquer tipo.... Até agora a unica vantagem que vi, eh que ele ficou mais rapido e um pouco mais bonito. Mas eu só nao tenho meu PC i7 numa gaveta porque nao tenho gaveta, prefiro muito mais a funcionalidade do que aparencia....
Bruno Dias
Aqui ta vindo bem, 755 kB/s - 30,1 MB de 1,7 GB, 39 minutos restantes
Bruno
aqui ta vindo de boa, 755 kB/s - 30,1 MB de 1,7 GB, 39 minutos restantes
Alex
Estranho, sempre que eu baixei coisas no site da MS foram bem rápidas, já o W8 aqui não passa dos 160 kbps e fica oscilando , 2Gb nessa velocidade é osso, vou tentar de madrugada, se continuar lento vou deixar de lado.
@johnnie_666
Esses aqui estão mais rápidos -> http://windows.microsoft.com/en-US/windows-8/iso
paladino_ex
como que eu gravo esta imagem no formato .esd? nunca ouvi falar
Jorge
Show
@maxikd
baixarei já já :D
Talisson
fazendo aquele download básico né
Paulo
E pra rodar esse arquivo .esd e instalar em maquina virtual?