A HP anunciou na terça-feira a mais nova geração da Z Series Workstations, família de computadores para aplicações profissionais que pedem altas capacidades de processamento, como hospitais, empresas de engenharia ou edição de vídeos e animação.

Toda a linha é equipada com os poderosos chips Intel Xeon, mas o grande destaque é que um dos modelos pode chegar trazendo — pasme — até 512 GB de memória RAM instalados debaixo do capô.

Quem disse que computadores profissionais não são legais?

A honra cabe ao modelo Z820, topo de linha que em sua configuração mais poderosa pode chegar com dois processadores Xeon de oito núcleos rodando a 3,1 GHz, 14 TB de armazenamento e 512 GB de RAM.

Se isso não for o suficiente, o processamento de gráficos é garantido por duas placas gráficas Nvidia Quadro 6000. Em suas entranhas, o T-Rex do mundo dos computadores exibe 7 entradas Sata para HDs e 16 slots de memória, capazes de abrigar pentes DDR3 de até 32 GB de capacidade, tudo isso comprimido em um gabinete de alumínio com 44,4 cm x 20,3 com 52,5 de profundidade. Mesmo tamanho de um PC de mesa comum.

Os outros modelos da linha são o Z420 e o Z620, que têm configurações modestas perto de seu irmão mais velho. O primeiro conta com os serviços de apenas um chip Xeon de até 2,9 GHz e “apenas” 64 GB de RAM, enquanto o segundo já conta com dois processadores e pode ter até 96 GB de RAM. Todos modelos da Z Series Workstations podem rodar Windows 7 Professional ou Linux.

As vendas dos modelos estão agendadas para começar em abril. Em sua versão básica, o Z820 sai por módicos US$ 2.299 (R$ 4 mil) e chega trazendo dois Xeon 1,8 de GHz e 4 GB de RAM. O valor da máquina equipada com todos seus opcionais ainda não foi divulgado, mas certamente tende ao infinito.

Com informações: Slashgear

Nota do blogger: 512 GB de memória RAM é uma cifra tão absurda, mas tão absurda para os dias de hoje, que houve um erro na digitação do título, em que a sigla GB foi trocada por MB na primeira versão. Até outro dia vivíamos entre computadores que exibiam 512 MB de RAM e é meio duro se livrar de velhos hábitos. Pedimos desculpas aos leitores que acabaram topando com tal erro e agradecemos aqueles que prontamente nos apontaram a falha.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leonardo Leal

essa materia foi postada a 7 anos atrás, eu estou buscando a mesma informação que você. =D

Bruno Silva 11

512 GB de RAM? eu tava aqui pesquisando qual o maximo que uma RAM pode chegar.. voces sabem a resposta?

Edumneto

512MB é umas bosta meu PC tem mais que isso que noticia falsa nunca mais volto nesse site.

chalie rarper
512MB é umas bosta meu PC tem mais que isso que noticia falsa nunca mais volto nesse site.
Fer
"Nota do blogger: 512 GB de memória RAM é uma cifra tão absurda, mas tão absurda para os dias de hoje, que houve um erro na digitação do título, em que a sigla GB foi trocada por MB na primeira versão. Até outro dia vivíamos entre computadores que exibiam 512 MB de RAM e é meio duro se livrar de velhos hábitos. Pedimos desculpas aos leitores que acabaram topando com tal erro e agradecemos aqueles que prontamente nos apontaram a falha." NOSSA, realmente... Eu passei o artigo inteiro lendo MB e achando que tinham digitado errado, ai quando vi a nota, fui conferir o titulo... E não, tava GB, ou seja, meu cérebro não acreditou e "corrigiu"! XP
Rennan Alves
Eu sei, não disse que você disse que não era para se preocupar com a memória (isso ficou estranho), apenas respondi a sua pergunta sobre o porque da preocupação. Também sei que existem outras variáveis, mas o "foco" que eu tomei foi a memória, que é o foco das reclamações do Firefox. "É impossível fazer um navegador atual rodar em 256MB de RAM" como assim? Consumindo menos, ou gerenciando? Se for o primeiro caso, claro que é possível. Meu Firefox está consumindo exatos 127MB, com 10 abas abertas em vários sites diferentes em uma página, e 4 abas em outra página. "É dicotomia básica de computação memória X processamento, quanto menos memória disponível mais processamento costuma ser necessário." Como assim(2)? Isso não existe. Memória RAM é um dispositivo de armazenamento primário, o processador pega as instruções armazenadas nela e os processa, se não há memória RAM disponível será utilizado o dispositivo secundário (HDD, SSD, etc.) que é o que causa a lentidão, o processamento será sempre o mesmo.
@FelipeMarinho97
É muita memória RAM pra pouco PC.. xD
Gabriel
Não disse que não era para se preocupar nem que ele deve desperdiçar. Memória é um recurso e deve ser bem utilizado, isso inclui não subutilizar a toa em detrimento da performance e estabilidade do software. Se você não é um mágico, sabe que desenvolvedor não consegue fazer um programa cheio de recursos e rápido se ele tem memória limitada. É dicotomia básica de computação memória X processamento, quanto menos memória disponível mais processamento costuma ser necessário. É impossível fazer um navegador atual rodar em 256MB de RAM como o Firefox 2 fazia. Eu acho que a Mozzila tem um problema em melhorar o Firefox por causa dessa neura que as pessoas têm em dizer que seu navegador ocupa 10% menos de memória que o concorrente. O Chrome ocupa mais memória que o Firefox, só que ninguém percebe porque não falta memória. Ele não fica lento nem deixa o SO lento, por isso ninguém vai olhar o gerenciador de tarefas para xingar muito no blog de tencnologia. Memória é uma das variáveis entre todas. Tem processamento, agilidade da interface, estabilidade e outras milhares de coisas importantes para se preocupar. O Android faz tudo para ocupar toda a memória do seu telefone com os programas mais utilizados e você abri-los com velocidade, mas libera rápido se outro programa precisa (diferente do Windows Vista). Não subutiliza para ter uma experiência melhor. Ai vem todo mundo com aqueles Task-Killer para "resolver" esse problema que é uma feature inteligente, só para liberar memória porque é "geek" e acha que ter memória livre é massa. Desabafei...
Yangm
Também tenho 6GB e com uso normal fica com 4GB livre, mas quando começo a trabalhar... 500MB livre.
AyslanDielf
kkkkk Realmente quando li a primeira vez, li direto 512 Mb de RAM, dai axei a noticia pifia, agora q passei o olho denovo me assustei 512Gb!!!! oO
Gaba
Starter no modo segurança!
Guilherme Macedo C.
É uma mistura de Estratégia em tempo real e por turnos =D Parece um AoE com Civilization. Dá uma olhada aqui: http://www.youtube.com/watch?v=ZyKwIxRoV8A
@LBKatan
Não.
@LBKatan
Não tinha entendido por esse lado. Mas nada que uma instalação de server não resolva. Se vier com o 7 é só pra dizer que não veio oco.
Guilherme Macedo C.
Aqui uso Firefox em Ubuntu 64-bit sem problema algum. Muito rápido, leve e estável.
Exibir mais comentários