A ansiedade pelo suporte ao português no assistente virtual Siri do iPhone 4S é tanta que mais um brasileiro se deu ao trabalho de implementá-lo com suas próprias mãos. O desenvolvedor João Henrique Reichert, de Cascavel no Paraná, modificou o seu iPhone 4S e fez com que o assistente da Apple entendesse (e dessa vez falasse também) idioma falado no Brasil. Veja a demonstração dele no vídeo abaixo.


(Vídeo no YouTube)

João não liberou muitos detalhes de como conseguiu realizar o feito ainda, mas o que ele já disse em seu perfil no Twitter que usou um servidor proxy, várias modificações e a API do Google (provavelmente Translate) para fazer o assistente entender português. Por causa desse último item que você já deve estar familiarizado com a voz da Siri: é a mesma responsável por falar itens em português no Google Translate.

Ele seguiu os mesmos passos de Pedro Franceschi, o primeiro brasileiro a conseguir tal façanha. Mas no caso de Pedro a API usada foi a da Nuance, responsável pelo programa Dragon Dictation, que pouco depois enviou um aviso ao jovem requisitando que ele pare de usar a API com esse fim. E na implementação dele a resposta era apenas mostrada em português, não era falada pelo assistente.

Embora a implementação de João seja bem rápida, dificilmente veremos ela ser publicada na web, principalmente por questões legais. Mas já dá para ter uma ideia de como o assistente vai funcionar no Brasil.

Dica do Ricardo Fraga (@ricardofraga) no Twitter. Valeu, Ricardo!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafa
Realmente... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Felipe Marinho
\o/ Ela não consegue falar palavras com acentos.. hashashasa :) mesmo assim parabéns!!
Thiago Sabaia
Parabéns pela inteligencia....
@edrdesigner
Ai sim ein parabéns
fabio bagatoli
Olha só, da minha cidade :) Parabéns hahaha
Juliano
"Dois iPhone foram até um bar... eu esqueci o resto", parece eu contando piada!!
Yangm
O meu double facepalm para as pessoas que não leem o post: /o\
Gabriel
Não estou dizendo que a Apple não deveria estar trabalhando fortemente nisso, mas o que foi feito não deve ser nem de perto a solução que a Apple desenvolverá. É uma gambiarra que remove a real complexidade de desenvolver a Siri, sem tirar os métodos dos desenvolvedores que fizeram isso. Primeiro, é preciso adaptar o reconhecimento de voz para os diversos sotaques possíveis no Brasil e o conhecimento existente sobre as peculariedades de pronúncia do português brasileiro pode não estar no mesmo nível de outras linguagens, já que essas pesquisas são "regionais", ou seja, são pesquisas feitas apenas dentro do país por não ser de interesse geral. Além da questão de reconhecimento da fala, é mais confiável realizar a extração de informações na língua nativa e não em uma tradução do texto, pois você acumula as possibilidades de erro do algoritmo de tradução + extração de informação. Extração de informação em português é bastante diferente do inglês e recai no mesmo problema de ser uma pesquisa "regional". Adaptar softwares de linguagem natural para outros países não é trivial como regionalizar um aplicativo comum, pode ser um trabalho de refazer toda a ferramenta com o risco de não ter performance aceitável.
@mos_axz
Se o cara fizesse o Siri com a voz do Steve Jobs, Ia ficar MUITO FODA!
@2madera
Isso já está virando palhaçada. Daqui a pouco Steeve Jobs estará se comunicando com os vivos através do Siri.
Detonart
A Apple, com toda a grana que tem, não se dedica a prestar esse serviço à 5ª economia mundial, que é quem paga mais caro pelo iPhone NO MUNDO! Dois caras, conseguiram fazer o serviço funcionar na boa. Brasileiro é mesmo o povo mais criativo.
Alisson
Aparentemente, ele mudou a voz...
@pconradjunior
Cara, muito legal a gente ver que tem desenvolvedores brasileiros trabalhando assim. Pena que algumas companhias lá de fora não tem o pensamento de que o Brasil é um país em franco desenvolvimento e merece ter tecnologias novas, e não as defasadas como normalmente acontece, principalmente em termos de telefonia e redes..
Everton Favretto
Essa voz tem mais cara de ser a Raquel da Nuance.
Tiago Gabriel
Bem legal e, gostei da piada dos Iphones!