Início » Software Web » Google Drive — Primeiras impressões

Google Drive — Primeiras impressões

Serviço de arquivos na nuvem do Google oferece mais do mesmo.

Por
6 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Ele chegou. Depois de muita especulação e depois de importantes concorrentes anunciarem novidades, o Google liberou agora há pouco o Google Drive. Trata-se do sistema de armazenamento na nuvem gerenciado pelo gigante da web. Uma evolução do Google Docs, por assim dizer, com todos os seus arquivos importantes salvos numa pasta que fica lá nos servidores da empresa — onde quer que estejam.

Talvez o Google Drive não esteja liberado na sua conta do Google. Talvez você esteja no trabalho e não tenha como instalar os aplicativos (para Windows, Mac ou Android). Talvez você só queira mesmo ler, sem impregnar seu PC com coisas do Google que tiram-lhe a privacidade. Para todos esses casos e mais outros que eu não consegui imaginar, aqui vão as primeiras impressões sobre o Drive.

Instalação

Esse teste do Google Drive foi feito com o aplicativo para sincronização no Windows 7. Para baixar o instalador vá nesta página. Claro que o Google Drive tem que estar ativo na sua conta no Google.

O instalador é daqueles que precisam baixar uma série de componentes antes de efetivamente colocar o software para rodar na sua máquina. Feito isso, o Explorer reinicia (calma, você não vai perder nenhum trabalho em desenvolvimento!) já com o ícone do Google Drive ativo na bandeja do sistema.

Instalação do Google Drive

Adicione seu login e sua senha. O Google Drive vai perguntar se você deseja alterar a pasta do serviço na sua máquina ou se quer selecionar quais pastas atualmente no Google Docs serão sincronizadas. Por padrão ele sincroniza tudo, para alegria geral de quem gosta de simplificar as coisas. Considere que o Docs anteriormente oferecia somente 1 GB e você percebe que, por mais que tenha muitos arquivos lá, vai caber tudo no Drive — a menos que o seu HD seja menor que isso.

O aplicativo do Google Drive automaticamente cria uma nova entrada nos Favoritos do Windows Explorer. Excelente, pois assim o usuário tem acesso mais rápido aos recursos de sincronização na nuvem. A Microsoft fez o mesmo com o aplicativo de SkyDrive, disponibilizado para download na segunda-feira (23/4).

Funcionamento

Pasta sincroniza com a nuvem do Google

A pasta do Google Drive no computador replica exatamente tudo o que já existia no Google Docs (essa é a opção padrão). Arrastar um arquivo para ela faz com que, automaticamente, ele apareça na interface para web do serviço. O inverso vale para quando você envia um arquivo por meio do site do Google Drive — instantes depois ele aparece no computador, dependendo do tamanho.

Não tenho dúvidas de que a chegada do Drive trará mais visibilidade para as ferramentas de produtividade do Google, o chamado Google Docs. Todos os documentos criados com a tecnologia googliana abrem diretamente no navegador, como se fossem simples atalhos para o que está na internet. Desativei a conexão sem fio da minha máquina para checar e, realmente, desse modo não tem como editar os documentos. No entanto, o Google oferece uma extensão que habilita a edição offline.

De qualquer forma, respondendo alguns leitores adeptos do ecossistema Office: não tem como abrir um documento do Google Docs, seja ele texto, planilha ou apresentação, nos aplicativos da MS instalados no computador. O conteúdo destes documentos sequer é baixado para o PC — o link para a internet é o mais importante. Pode pensar em aposentar o Word, Excel e PowerPoint.

Também não tem como editar documentos do Microsoft Office a partir do Docs. Continua como estava antes: o sistema de cloud do Google lida com esses arquivos como se fossem anexos. Dá para visualizar, mas a edição só fica disponível depois que são convertidos para arquivos do Google Docs.

Detalhe: o arquivo em edição fica com “~” na frente lá no Google Drive. Comportamento padrão, considerando que roda no Windows e no sistema das janelas é assim mesmo.

Documento de Word no Google Drive

Pelo menos a sincronização é rápida. Estando com este mesmo texto aberto no Word e tendo compartilhado com o nosso redator Lucas Braga, a nova versão aparecia no navegador segundos depois de eu pressionar o botão de salvar o documento. Só não tem atualização constante na interface para web, o que significa que a pessoa acompanhando a edição não tem como saber o que foi alterado. Também não pode realizar modificações no documento.

Arquivos de Docs compartilhados contigo (ou por você) também aparecem na pasta do Google Drive. De novo, estamos falando de um simples atalho para os serviços de produtividade do Google na web. Continuará obrigatório o uso do navegador para mexer nesses documentos. Tanto melhor se for o Chrome, também produzido pelo gigante da web.

Conclusão

O funcionamento do novo aplicativo é muito similar ao que nos acostumamos a ver com a Dropbox e SugarSync. Foi repetido ontem pela Microsoft com o lançamento do app de SkyDrive para Windows, Mac e iPhone. Simplificando ao extremo, implica criar uma pasta no computador que será sincronizada com a nuvem.

Assim como os concorrentes, o aplicativo do Google Drive: permite escolher qual pasta será sincronizada; exibe o status de sincronização na bandeja do sistema; inicia junto com o Windows (dá para desligar essa função).

Diferentemente dos concorrentes, o Google Drive: não cria um link para download de cada arquivo (função que a Dropbox liberou ontem); não edita documentos de Word, Excel e PowerPoint na nuvem (como o SkyDrive); não sincroniza pastas em diretórios distintos, como a SugarSync; tem integração com o Gmail para importar anexos diretamente para a nuvem do Google.

O Google Drive chega sem grandes novidades. Funciona bem naquilo que se propõe a fazer. Oferece 3 GB a mais do que a amada Dropbox e 2 GB a menos do que o SkyDrive da Microsoft — ou 20 GB a menos se você seguiu essa dica publicada no Tecnoblog

Você vai migrar do serviço que usa atualmente para o Drive?

  • O Design no Google drive da feio de doer. Neste caso dou preferencia ao SkyDrive. Menos opções e em português ainda por cima.

    Uma comparação que eu fiz.

    http://img29.imageshack.us/img29/8207/certogoogle.jpg

    • fabricio

      pela foto achei o google driver melhor

      • Mas tem opções inúteis tipo “Open Google Drive Folder”, os outros você da dois clique e já a pasta. No Drive você da dois clique abre as mesma opções do botão direito.

        Help, About e Preferences… e Send FeedBack poderiam ficar na mesma opção. Para que meu Email está ali mesmo? Isso deveria aparecer ao aproximar o mouse do ícone na bandeja

        • fabricio

          Isso só aparece quando vc clica no icone da bandeija certo? E quando vc vai la é porque tá procurando de algo… e é melhor quando acha (seja o que for).
          Acho que tem o necessário e mesmo se passa 2 ou 3 itens acho indiferente…

          • Já dizia o velho Jobs “Menos é mais”. Usei o Skydrive e Dropbox e sempre vi neles apenas o necessário. Agora o Drive é de mais.

            Ao ver o que parece é que o google lançou o drive nas coxas, ao menos o aplicativo de desktop. Colocar um Send FeedBack é algo de programas betas. Não lançar uma versão em ptbr foi uma enorme falha.

            A Google ofereceu algo inferior aos seus concorrentes.

          • fabricio

            tenho a mesma impressão, um dia depois do aplicativo do skydrive? conhecidencia demais… pode ser que melhore, já que tudo no google é beta aehauheuahea

          • Depois de tanto tempo de espera o Google ainda tem coragem de lançar o Google Drive em estágio beta disfarçado. O que está acontecendo com você, Oráculo?

    • Vou roubar a imagem hehehehe

    • Essa logomarca parece ter sido uma homenagem ao Brasil. 😛

  • Vixi, começou a guerra…
    Eu ainda to receoso em sair do dropbox, que nunca me deixou na mão. Mesmo com o espaço sendo menor do que os concorrentes.

    • Também, tenho 4 GB no Drop estou com 50% de espaço usado, mas fico com ele pela comodidade e facilidade de uso. Por enquanto. Ele tem opções de sincronização via LAN o que os outros pelo que vi ainda não tem.

      • Andre

        Lan Sync é totalmente inútil, a não ser que vc tenha mais de um computador compartilhando os mesmos arquivos do dropbox na sua rede.

  • Mais espaço grátis no drive, por favor!

    • Gaius Baltar

      Claro, diz a Google! Oh wait! Vou perder milhões com a venda espaço pago! Nã na nin na NÂO! 🙂

      • A MSFT dá 25 GB e ganhou o meu respeito.

  • Gaba

    Não vou migrar 🙂

    • Breno Caldeira

      Eu também não 😀 até pq, não uso nenhum desses programas! \o/

      • Gaba

        Por acaso tu tem algum parente chamado Bruno Caldeira?

  • Google Drive — Primeiras impressões: feio e ruim de usar.

  • Continuo usando o dropbox como principal serviço de armazenamento online. Mas vou fazendo conta em todos e tentando conhecê-los, se algum vier a prevalecer, quero estar preparado =P

  • “Feito isso, o Explorer reinicia (calma, você não vai perder nenhum trabalho em desenvolvimento!)”
    Confesso que tomei um susto quando aconteceu aqui no PC hahaha

    • luizalbertotj

      Não vai perder nenhum trabalho, exceto se tiver transferindo um arquivo, né?
      Achei muito estranho reiniciar o explorer. Nem o Skydrive fez isso.

      • O Dropbox eu lembro que faz também

  • Marcoscs

    não gostei, e os serviços do Yuwaa eu já adquiri, paguei por um ano, e até agora tem funcionado bem, nem sei se o suporte deles é bom porque não precisei acioná-los.
    Além disso sincroniza em diretórios distintos, pra minha organização isso é fundamental.

  • Thassius e trabalhar com arquivos direto hospedados nele, tipo um repositório, o que tu acha? testou já? eu faço isso muito com o Dropbox, mas estou pensando seriamente em largar o dropbox de vez se pensar em valores o Google Drive tá muito mais barato.

    Mas minha dúvida será usar ele como repositório, sei que o Google Drive não oferece ferramenta de histórico para os arquivos, mas pra isso tenho o git que fica sincronizado junto.

    • Lucas Carvalho

      O Google Drive tem suporte a versões sim, Rick Benetti

  • Primeiras impressões: Modificaram o nome do Docs e aumentaram o espaço, só isso, no resto não mudou nada… muito ruim.

    • E adicionaram um aplicativo de sincronização para Windows, Mac e Android. Mudou bastante, vai…

  • Se o aplicativo do google for compatível com o Snow Leopard já está pra mim levando vantagem em relação ao Skydrive da microsoft que só é compatível com o Lion.

  • Uma duvida, voces comentaram acerca da edição mas eu nao entendi muito bem. Se eu criar um arquivo .doc (como no GDocs) e compartilha-lo com outra pessoa, essa pessoa pode ver a edição do documento em tempo real??

    • Quase em tempo real. Você tem que salvar o documento e avisar a pessoa para atualizar a página no drive.google.com.

      • Entao quer dizer que nao tem mais a possiblidade de edição colaborativa do Docs?

        • Breno Caldeira

          Cara, tem q ver isto daí. Acho que a Google não iria tirar um dos principais recursos do Docs.

        • Acho que a edição colaborativa do Docs é só para documentos editados NO DOCS, e ela continua. O que o Thassius tá falando é sobre a edição local no Word de documentos que estão na pasta do Drive, que podem ser visualizados online.

          • Thássius Veloso

            Exato.

  • O interessante disso é que depois dos servidores do Megaupload serem tirados do ar, abriu-se mais publico para esse tipo de serviço do Google, eu já usei e uso algumas vezes o SkyDrive da Microsoft e acho que para mim que só coloco documentos básicos esta ótimo ainda, até por que agora que o google doc aumentou o espaço disponibilizado não tem muito o por que usar outros serviços para usuários domésticos ou passivos.. claro que a vantagens como sempre mas acho que ainda não e uma coisa totalmente necessária para quem já possuem alguns serviços como os citados acima.

  • Uso o Ubunto One, que dá os mesmos 5 Gb free, e ainda sincroniza fotos automaticamente entre meus androids, nuvem e PC, e tem streaming da minha biblioteca de músicas na nuvem (serviço pago). Uso tb o Skydrive pela facilidade na edição de documentos, e pq o Tecnoblog me deu a dica de ter 25GB free. Google vai ter que fazer melhor.

  • Eu não consegui habilitar o Docs offline aqui no meu Google Drive. Ele não aparece entre as opções do menu de configurações…

    Para mim, essa é a vantagem chave do SkyDrive: dá para editar os documentos offline E online. Uma pena que o Office de Mac seja pesadão, mas melhor do que ficar sem opções como acontece bastante vezes (comigo) no Docs.

    Eu prefiro o visual do Docs também, mas isso é o de menos se considerarmos que não importa em 90% do tempo. Fora que, se a Microsoft incluir a Metro em seu serviços, acho que mudo de idéia sobre isso.

  • Por terem recursos muito parecidos, sendo o recursos básicos idênticos, vou ficar com o SkyDrive que me oferece muito mais espaço e ainda me permite editar tranquilamente arquivos do Office, o que é mais utilizado no dia a dia.
    Acredito que o SkyDrive esteja na frente do DropBox e do Google Drive.

  • Thiago

    Acho q não pegou. Chegou tarde demais!!! O google esta com um visual infantiloide demais.

  • Sou mais o Ubuntu One.

    • Por quais motivos? Entre na roda e apresente seus argumentos.

      • Já vem integrado no ubuntu e tem cliente windows?

  • Dimitry Gobbo

    O Google Drive tem opção de download do arquivo sim. Basta você selecionar o arquivo e ir em MORE, que está na parte superior, próximo a lixeira.
    Lá tem a opção de Download. E faz o download direto par ao PC.
    Tenho o dropbox e o Skydrive também. Até o momento, preferi o GDrive.

  • Pensei que o Google Drive seria algo mais interessante e não apenas um atalho para os meus documentos, mesmo porque eu não utilizo nenhum programa do tipo Office instalado em meu Mac.
    Agora, se for o caso de armazenar arquivos na nuvem e com muito espaço continuo com o Bitcasa

  • Minus.com > all

  • uma coisa que vocês provavelmente não viram porque não tinham o plano:
    Eu tinha uma conta de 20GB adicional no gdocs, que custava $5/ano…
    Ganhei o upgrade para o plano de 25GB mas ainda não descobri se vai ser por um ano ou se logo começam a me cobrar os $2.50/Mes…

    • aristofeles

      Não – vamos ficar com os 25G sem custo pelo que compreendi. \o/

      How to keep your old plan

      Google storage plans have changed, but you can stay on your current plan as long as you:
      Keep your account active
      Keep payment information in Google Wallet accurate and up-to-date
      Don’t cancel or upgrade your current plan

  • Faz exatamente o que o SkyDrive faz…E na minha opinião, o cliente web do skydrive tem uma interface mais bonita, e o offline se integra melhor ao sistema, tanto no mac quanto no windows, além de poder editar meus documentos onde quiser, visualização das pastas exatamente da mesma maneira que na Web…
    O que eu senti falta, foi de obter um link do arquivo ou de limitar ou liberar a visualização de algum arquivo!!

    E tenho 25 gb!!

    Eu tirei ele dos favoritos do explorer e criei uma bilbioteca, consegui alterar o icone da bilioteca para a ‘nuvem’ do skydrive… Ficou muito prático!! E como não uso tanto os serviços Google , ficarei com o Skydrive.

  • Vinicius

    Deixou MUITO a desejar esse GDrive! Eu estava esperando com tanta expectativa…… dei com a cara na porta…

    Fora que o aumento ABSURDO dos preços de armazenamento do Google não tem explicação alguma!!! Meu Gmail é pago ja a algum tempo e pago 5 dilmas anualmente por 20gb adicionais… agora são 3 dólares MENSAIS…. ainda bem que continuarei pagando meus 5 anuais…

    Ficarei com certeza com meu dropbox, que tem atualmente 19 gb gratuitos (referencias).

    Engraçado, ontem eu tinha certeza que hj migraria pro gdrive…. decepção total!

    Sinceramente isso não pareceu trabalho do Google.

    • Luciano Vieira

      Sem querer ser demasiadamente crítico, isso me pareceu ser totalmente trabalho do Google.
      Pois essa é exatamente a imagem que eu tenho do Google.

    • Não ví grande usabilidade no programa, realmente senti que estou trabalhando com um beta. Na empresa uso o win Xp e o aplicativo simplesmente não deixa o explorer funcionar bem na pasta sincronizada. Outra coisa que percebi foi que ele só sincroniza bem da web para a maquina, pois na operação inversa não sobe arquivos em subpastas.

  • RenatoJG

    Primeiras impressões: Google Drive ainda não está pronto.
    Fico com o SkyDrive, que está pronto faz tempo…

    • Luciano Vieira

      É pq é beta, assim como o Orkut. rs

  • Luciano Vieira

    Eu simplesmente não consigo mais fazer login diretamente no Tecnoblog.
    Já criei a conta, já resetei a senha, e nada.
    Quando tento, dá que o usuário é inválido.
    Quando tento criar outra conta, diz que meu e-mail já é usado em uma conta válida…
    Não dá pra entender.

  • Parece que o SkyDrive esta alguns passos a frente, pra eu que tenho um Windows Phone é maravilha total.

  • Lucas

    caiu?
    aqui ta dando “unable to connect” (16h51)

  • Só por este primeira impressão do Tecnoblog já perdi até a vontade de instalar. Nada me faz acreditar que seja melhor que o SugarSync e o Cubby até o presente momento.

    • Que isso, Kadu… Recomendo testar por sua conta. Aí sim você terá a noção exata se vale ou não migrar para o Drive.

  • https://twitter.com/#!/timsneath/status/194865858525413376/photo/1

    olhe bem onde vc vai guardar os seus arquivos. Eles podem ser seus ou podem ser da google. ler antes é bom 🙂

  • Faltou dizer que agora com o Google Drive será possível fazer uma infinidade de coisas que o SkyDrive e o DropBox não ofecere. Tudo isso por meio de apps e extensões disponíveis na Chrome Web Store, que vão permitir, por exemplo:

    editar imagens e vídeos,
    enviar e receber fax
    e criar e editar arquivos compatíveis com o AutoCAD.

  • Lucas

    Google Drive pra mim era o nome do carro do Google que dirige sozinho.

  • charlehkiin

    Tentei instalar para minha mãe no xp dela, usamos a mesma internet e está dando unable to use internet algo assim…. muito estranho…

  • Ricardo Cardoso

    Eu acabei de atualizar o SkyDrive para 25gb. Funcionou de boa!

  • Leandro

    Entrei no Google Play aqui e instalou sozinho o Google Drive, mas ainda não está disponível pra mim o cadastro, então ainda não testei. O mais engraçado que o aplicativo ficou com o nome ‘Disco’. Ok Google, pode deixar Drive mesmo.

    Enquanto isso permaneço usando o Dropbox no Android/Windows/Linux e o Skydrive no Windows.

  • Ainda continuarei usando o Dropbox, já que tenho 10gb free na minha conta contra os inicialmente 5gb do GDrive, mais testei e achei quase a mesma coisa do Dropbox, tirando o fato de abrir várias extenções direto no navegador, mais como uso só no smart, o DB tá ótimo.

  • Hattori Hanzo

    Peraí, como é que é? Se eu tenho um arquivo em Excel na pasta ele não pode ser editado nesse formato? Faço isso direto no Dropbox, seja no PC. no Android, no iPhone ou no iPad! Não testei totalmente o SkyDrive, mas parece que é igual. Estou fora, Google! Além de não gostar dos seus termos de utilização abusivos. Mas é claro que os da Apple e Microsoft não devem ser muito piores.

  • Rodrigo

    Vai a dica ! Funciona direitinho

    Na matéria me pareceu isso não ser possível… posso ter interpretado errado

    Google Cloud Connect para Microsoft Office

    O Google Cloud Connect para Microsoft Office acrescenta a edição colaborativa por várias pessoas aos recursos do Microsoft® Office que você conhece. Você pode compartilhar, fazer backup e editar simultaneamente documentos em Microsoft Word, PowerPoint® e Excel® com seus colegas de trabalho.

    http://tools.google.com/dlpage/cloudconnect

  • Paulo Oliveira

    Realmente o Google Drive ainda está em beta. Dizer que ele é melhor que os outros serviços é ser fanboy demais do Google.

  • Gostei do Google Drive para documentos e vídeos, mas para fotos ainda prefiro o Dropbox que tem visualização de miniaturas no app para Android, coisa que GDrive não tem.

  • Tog

    O pior defeito é não abrir arquivos de texto etc. direto pelo Office. Isso com certeza fará falta.
    Ainda prefiro o Skydrive.

  • Paulo Henrique

    Legal, sou mega fã dos produtos da google. Mas não abro mão do Skydrive, ele funciona muito bem com o windows phone. Antes, eu fazia um documento e fazia questão de ir fazer o upload na web, agora, tudo ficou mais fácil!

  • Experimentei, mas como SugarSync ainda não conheci melhor. Só o fato de não permitir “incronizar pastas em diretórios distintos, como o SugarSyn” já me vez desinstalar o serviço.

  • Telmo Barbosa

    Artigo muito bom! Isto revoluciona a maneira como as empresas se organizam e como funcionam! Estou com uma duvida.. Este sistema suporta qualquer tipo de extensão de arquivos ou só suporta os mais conhecidos como o .doc por exemplo?

    Abraço