Rumor do dia: Novo MacBook Pro tem Retina Display, USB 3.0 e abandona drive óptico

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 6 dias

A próxima geração do MacBook Pro deve chegar em breve, muito provavelmente após o anúncio na conferência WWDC, que acontece em junho. O 9to5 Mac, mesmo blog que revelou um iPad com tela de alta definição e um assistente com reconhecimento de voz no novo iPhone antes do anúncio oficial, tem novas notícias sobre os novos notebooks da Apple – e elas são bem interessantes.

A principal novidade talvez esteja na tela. Os rumores de que o MacBook Pro ganharia uma Retina Display não são novos – eles começaram a aparecer no fim do ano passado, quando uma versão de desenvolvimento do OS X chegou com um modo de alta definição e foram reforçados quando ícones de 1024×1024 (!) apareceram no Mountain Lion. E a novidade realmente deve chegar ao mercado, de acordo com fontes confiáveis do site.

Mockup do novo MacBook Pro.

Notícias antigas apontavam que a tela do MacBook Pro de 15 polegadas teria resolução de 2880×1800 pixels. Independente de isso ser verdadeiro ou não, os usuários comuns nem deverão ficar sabendo dessa informação – não seria possível alterar a resolução, mas sim o tamanho dos textos e objetos da tela (com descrições como grande, pequeno ou padrão), o que faz bastante sentido.

Retina Display no MacBook Pro. Talvez com resolução de 2880×1800.

O design também deverá ser mais fino, mas não tanto como o MacBook Air. As conexões mais populares e o leitor de cartões SD continuariam existindo para não sacrificar a funcionalidade em favor da beleza, mas a porta Ethernet cairia fora. Aí também temos uma novidade: portas USB 3.0, algo que a Apple ainda não havia adotado no MacBook Pro em favor do Thunderbolt, estarão presentes. O drive óptico segue a tendência do mercado e some do notebook – isso já aconteceu no Mac mini, no MacBook Air e nos ultrabooks da Intel.

O desempenho deve melhorar com os novos processadores Intel Ivy Bridge. O GeekBench recebeu um teste de desempenho de um dispositivo chamado “MacbookPro9,1”. O notebook possui um processador quad-core Intel Core i7-3820QM de 2,7 GHz, 8 GB de RAM e roda uma nova versão do OS X Mountain Lion – mas esses dados podem ser adulterados, então não confie muito nessa especificação.

Benchmark de um suposto MacBook Pro com processador quad-core.

Duas dúvidas permanecem: qual seria a autonomia da bateria com uma tela com resolução tão grande; e qual GPU seria capaz de processar os gráficos da Retina Display sem engasgar. No código do OS X beta existem referências diretas a GeForce GT 650M, mas é bem improvável que ela apareça nos notebooks mais baratos (ou menos caros).

Com informações: 9to5 Mac.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados