Arquivo Aplicativos e Software

Windows 8 vai dedurar aos pais o que os filhos fazem no PC

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Ao longo dos anos a Microsoft foi deixando o Windows cada vez mais seguro e isso é bem demonstrado no Windows 8. Essa versão amplia a adoção do ASLR e o Windows Defender já vem embutido, bem como o filtro SmartScreen do Internet Explorer. Agora uma nova funcionalidade de segurança foi demonstrada no blog oficial de criação do Windows 8 e ela não deve agradar os filhos mais novos que terão computadores com o sistema.

Trata-se do Family Safety. É uma opção que ativa relatórios semanais para uma determinada conta no Windows 8, se ela for marcada como uma conta que será usada por uma criança. Quando ligado, esse funcionalidade automaticamente gera relatórios semanais contendo sites que mais foram acessados, programas que mais foram abertos e até buscas realizadas, e os envia para o email do administrador do computador.

Também existem há a opção de limitar a quantidade de horas que aquela conta pode ficar online, além de ter uma ferramenta de filtros de sites adultos. O Windows 8 Release Preview, agendado para ser liberado na primeira semana de junho, vai vir com essa ferramenta instalada mas o vídeo de demonstração logo abaixo deve dar uma ideia de como ela deve funcionar.


(Vídeo no YouTube)

Pessoalmente, acho muito boa a ideia da Microsoft de ajudar aos pais oferecendo essa opção de monitoramento embutida no sistema. Embora também ache que não é um papel do sistema operacional fazer esse tipo de controle e sim dos próprios pais ou responsáveis, independente do computador.

Mas não posso deixar de lembrar de uma situação parecida no passado, quando as fabricantes de antivírus não ficaram muito felizes com a criação do Microsoft Security Essentials. Agora eu imagino que empresas criadoras de filtro de monitoramento para crianças também devem se unir ao grupo dos descontentes.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque