Google Family Link vai te avisar quando seus filhos saírem da escola

Google Family Link, aplicativo de controle parental para celulares, recebe primeira atualização na interface desde 2017; plataforma ganha versão web

Bruno Gall De Blasi
Por
Google Family Link terá opção para alertar quando seus filhos saem da escola (Imagem: Divulgação/Google)

Google liberou novidades ao Family Link nesta terça-feira (18). A nova versão do aplicativo permite que os pais sejam alertados quando seus filhos estão chegando ou saindo da escola. As demais novidades ficam pelo novo design da interface, que visa facilitar o uso do app de controle parental para Android e iPhone (iOS).

Google Family Link é um serviço que ajuda a gerenciar o que as crianças estão acessando em celulares e tablets. Através dele, os pais conseguem aplicar limitações e até verificar as atividades recentes nos dispositivos dos filhos. Também é possível tomar medidas mais proativas, como bloquear o aparelho remotamente.

A nova versão aprimora o leque de recursos da plataforma. A começar pela terceira aba, chamada “Localização”, que mostra um mapa com a geolocalização dos filhos. Mas a nova área também permite a configuração de alertas para avisar quando as crianças chegam ou saem de algum lugar pré-definido pelos pais.

“Você também encontrará outros recursos úteis, como a duração da bateria e a capacidade de ligar para o dispositivo do seu filho para encontrá-lo”, anunciaram. “Agora, você pode ativar as notificações para ser alertado quando seu filho chegar ou sair de um destino específico, como escola ou treino de futebol.”

Notificações do Google Family Link (Imagem: Divulgação/Google)
Notificações do Google Family Link (Imagem: Divulgação/Google)

Mas esta não é a única novidade. A atualização confere mais duas abas, a começar pelos Destaques, que exibe as informações mais importantes na tela inicial. Ou seja, no mesmo lugar, os pais conseguem ver os apps mais utilizados pelos filhos, o que foi instalado recentemente e outras informações de utilização. 

A segunda aba, identificada como Controles, faz jus ao nome. Através dela, os pais conseguem definir o tempo de uso do celular e até bloqueá-lo remotamente. Além disso, a área ganhou a opção “Apenas por hoje” (em tradução livre), para aplicar ajustes que funcionarão por apenas um dia sem mudar o restante das configurações.

As notificações também ficam reunidas em um só lugar. Assim, os pais conseguem ter uma visão geral de tudo o que foi feito pelas crianças, incluindo os alertas de localização e até as solicitações para instalar apps, acessar sites bloqueados e afins. A página ainda conta com abas para visualizar os avisos dos filhos individualmente.

Nova interface do Google Family Link (Imagem: Divulgação/Google)
Nova interface do Google Family Link (Imagem: Divulgação/Google)

As novidades não giram em torno apenas do app para celular. O Google também anunciou uma versão web para a plataforma. Assim, os pais poderão gerenciar as definições e acessar as informações diretamente pelo computador, caso não estejam com o celular em mãos.

“Para seus filhos, a experiência na Web do Family Link os ajudará a entender melhor as configurações de controle dos pais”, afirmaram.

Segundo o Google, as novidades já estão sendo liberadas desde terça-feira (18), mas chegarão a todos os usuários ao longo das próximas semanas. O Google TV também foi atualizado nesta semana com o mesmo propósito.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados