Google TV oferece novos recursos e quer ser a melhor opção para a criançada

Opções servem para dar maior controle aos pais sobre o que os pequenos assistem, mas será que isso é o suficiente para fazê-los largar o tablet?

Ricardo Syozi
Por
Perfil infantil da Google TV (Imagem: Divulgação/Google)
Perfil infantil da Google TV (Imagem: Divulgação/Google)

Com o objetivo de oferecer um serviço mais propício para a criançada, o Google anunciou que está adicionando novos recursos à sua TV. A ideia é permitir que os responsáveis fiquem mais tranquilos ao deixar os pequenos na frente do aparelho. Sendo assim, opções como watchlists e sugestões via IA foram adicionadas aos perfis infantis.

Depois de liberar a criação de múltiplos perfis em 2022, o Google TV vem trabalhando para melhorar a experiência de seus usuários. A mais recente foi planejada para o público infantil, garantindo um maior controle para os adultos.

O primeiro dos novos recursos é a criação de watchlists administradas pelos responsáveis. Com essa ferramenta, é possível selecionar qualquer conteúdo que possa ser interessante e colocá-lo em uma lista de “must-watch” para as crianças. Isso tudo diretamente pelo perfil do maior de idade. Desse modo, quando o pequenino for assistir televisão, o filme ou série estará listado para ser curtido.

Outra novidade é a recomendação por inteligência artificial do Google. Diversas sugestões vão aparecer na tela principal da criançada com base em seus gostos e experiências. Isso promete uma maneira de customizar toda a plataforma com a cara do usuário. No entanto, se o adulto quiser ocultar algum programa, basta clicar no botão de “esconder”.

Google TV
Sugestões de programas populares no Google TV (Imagem: Divulgação / Google)

Os recursos já estão disponíveis no Chromecast com Google TV (tanto o 4K quanto outras variantes em HD), além de dispositivos de outras marcas como Philips e Sony, contanto que tenham o Google TV.

YouTube também oferece experiência supervisionada

O Google afirma que está trabalhando para dar mais controle para os responsáveis, especialmente sobre o que os filhos estão assistindo na plataforma. Portanto, a empresa anunciou que está trazendo para o Google TV a experiência supervisionada do YouTube.

Com o intuito de ajudar na migração do YouTube Kids para a versão padrão do aplicativo, os adultos podem definir restrições nos comentários, produção de vídeo e em reproduções. São três configurações de conteúdo: “Explorar”, “Explorar mais” e “Mais do YouTube”. Cada uma oferecendo um foco diferente para distintas faixas etárias.

Tudo isso é bacaninha, sem dúvida, mas abre uma questão curiosa: os pequenos em sua casa assistem mais programas pela televisão ou por um dispositivo móvel? Disponibilizar esse controle na smart TV é um passo importante para proteger a criançada de conteúdo inapropriado, só que os mais diversos serviços de streaming também precisam proporcionar alternativas similares.

Com informações: TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados