Arquivo Aplicativos e Software

Aplicativo do Google para iOS ganha busca por voz mais esperta

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Várias novidades aplicativos do Google foram anunciadas essa semana. Um deles, mostrada na quarta-feira, foi o aplicativo de busca para o iOS. Uma atualização que (com a ajuda da dona sorte) deve ser liberada nos próximos dias vai trazer para o sistema móvel da Apple algo que os usuários de celulares com Android Jelly Bean já desfrutam há algum tempo: a busca por voz melhorada.

O aplicativo vai agir basicamente da mesma forma que o Siri do iPhone 4S, interpretando comandos ditos em linguagem natural – obviamente apenas em inglês, por enquanto. Curiosamente, apesar de usar a mesma interface do Google Now para Android, o Google hesita em dar esse nome para a funcionalidade do iOS. O vídeo abaixo mostra como ele deverá funcionar quando estiver disponível.


(Vídeo no YouTube)

A desvantagem, claro, é que o recurso de busca inteligente por voz só funciona no aplicativo e não no sistema por completo, o que quer dizer que ele não pode enviar mensagens de texto ou configurar reuniões na agenda. Por isso o Siri ainda tem vantagem, embora a busca do Google pareça ser um pouco mais inteligente. Mas enquanto o Siri fica restrito aos usuários do iPhone mais recente da Apple, o aplicativo do Google será compatível com todos os aparelhos iOS, desde que rodem a versão 4.2 do sistema. Então essa é uma boa vantagem.

Essa nova atualização deve fomentar um pouco mais a disputa de quem cria o melhor assistente virtual para celulares. Enquanto o Google Now tenta angariar espaço no Android Jelly Bean e a Apple faz o que pode com o Siri no iPhone 4S e no novo iPad (quando o iOS 6 chegar), a Nuance já mostrou que quer um pedaço do espaço com a Nina. Claro, cada um fica restrito às limitações dos sistemas para os quais eles são liberados, e a Nuance tem que brigar contra os dois, mas nada impede as empresas de tentarem se superarem em termos de funcionalidade. E no final das contas, competição saudável é sempre bom, principalmente para os usuários.

Quem já quiser ir baixando antes da atualização estar disponível, pode usar esse link para a loja de aplicativos da Apple – o programa é gratuito.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque