A busca interna do iTunes é bem ampla e tem vários elementos de uma busca web, como autocompletar, sugestões e correção de palavras. Mas ontem essa busca começou a agir de forma diferente para quem pesquisava especificamente pela palavra ‘podcast’. No lugar de exibir a lista de programas disponíveis envolvendo essa palavra-chave, o iTunes mostra apenas (e de forma bastante conveniente) o aplicativo criado pela Apple.

Resultado da busca: por onde andam os outros apps?

Essa falha foi notada ontem por dois desenvolvedores da plataforma iOS,
Shahruz Shaukat e Marco Arment. Eles criaram programas que envolvem podcast, chamados respectivamente o PodBay e Instapaper, e perceberam também que se o usuário selecionar apenas a busca por aplicativos na coluna lateral, vários programas são mostrados. Mas a busca principal, usando o campo de pesquisa do iTunes, só lista mesmo as versões do iPhone e iPad do aplicativo oficial da Apple.

Há quem ache que não seja uma falha e sim uma ação deliberada da Apple para promover seu próprio aplicativo e fazer com que ele seja amplamente adotado por uma maior base de usuários. E como o bug já está no ar há algum tempo e a Apple já foi avisada, essa teoria ganha cada vez mais tração.

Com informações: CNET.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados