Em junho do ano passado o Google lançou o Google Takeout, um serviço idealizado pelo projeto Data Liberation. Esse projeto tem como objetivo mostrar como um usuário pode baixar de volta o que ele enviou em uma conta do Google – e no Takeout isso é meio que automatizado. Essa semana o Google Takeout recebeu um novo item que pode ser incluído nos dados a serem liberados: vídeos no YouTube.
Isso quer dizer que quem tem uma conta do Google pode ir no Takeout, pedir a criação de um arquivo com todos os dados (ou só com os vídeos do YouTube, nesse link) e baixar depois que ele estiver pronto. Antes disso já era possível fazer login no YouTube e baixar os arquivos originalmente enviados para o site, mas era necessário baixar um por um e somente agora é possível baixar todos de uma vez.
Em um teste, requisitei a criação de um arquivo com os vídeos da minha conta no YouTube que tem ao todo 2,8 GB em vídeos. A criação do arquivo demorou cerca de 10 minutos e eles foram separados em dois, sendo um de 2 GB e outro com 790 MB – o que indica que 2 GB seria o tamanho máximo permitido de cada arquivo no Takeout.
Atualmente, além do YouTube, o Google Takeout permite que um usuário de uma conta do Google baixem dados de +1 na web, Google Buzz, circles do Google+, contatos, documentos no Google Drive, fotos no Picasa, informações do Google Profile, Stream e Google Voice.
Com informações: 9to5google.