Arquivo Antivírus e Segurança

Skype corrige falha que permitia roubo de contas

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Na manhã dessa quarta (14) o Skype teve uma vulnerabilidade séria divulgada. Ela permitia que qualquer pessoa tomasse posse da conta de qualquer usuário desde que soubesse qual email atrelado aquela conta. Após desabilitar a redefinição de conta para todo mundo, o Skype anunciou agora há pouco que essa falha foi corrigida.

Login no Skype para desktop

Ao The Next Web, a empresa confirma que o uso de endereços de emails repetidos era um dos pontos que permitia a vulnerabilidade ser explorada. O Skype continua, dizendo que “está entrando em contato com um pequeno grupo de pessoas que pode ter sido afetado” e afirma que nem todas as contas poderiam ser roubadas – algo que foi negado pelo TNW.

Sobre o processo de roubo de contas, que foi testado pelo TNW mas não foi revelado em detalhes, o site diz ainda que poderia ser automatizado já que levava apenas cerca de dois minutos para conseguir acesso a uma conta. E se essa falha já era conhecida há pelo menos dois meses, é provável que o número de usuários seja bem maior do que “um pequeno grupo”. Mas nunca saberemos ao certo.

Vale lembrar que a Microsoft anunciou a compra do Skype em meados de maio de 2011, mas foi apenas em outubro do mesmo ano que a compra foi concluída. Desde então a empresa contratou 400 novos funcionários apenas para a divisão do Skype, então mão de obra para encontrar e resolver problemas não falta.

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque