Arquivo Aplicativos e Software

Ubuntu 13.04 permitirá fazer compras direto do Dash

Programas e músicas poderão ser adquiridos com poucos cliques

Paulo Graveheart
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Enquanto o Ubuntu 13.04 vai aos poucos tomando forma, novidades interessantes começam a aparecer. Em breve será possível fazer compras direto do Dash, sem precisar abrir nenhum programa extra.

A informação foi publicada no blog da Canonical, trazendo não só essa notícia como também outras novidades para o amado (ou não) Unity. A ideia de transformar o Dash num sistema global de busca e compra já nasceu no Ubuntu 12.10, mas agora eles querem dar um passo além.

Mais recursos no Unity

Por exemplo, ao procurar por “The Beatles” no Ubuntu 13.04, ele exibirá não apenas músicas e vídeos existentes no seu HD ou na sua rede local, mas também resultados do YouTube, Amazon, Last.fm e outros serviços. Tudo isso sem precisar abrir um navegador ou algo do tipo. É como se você estivesse procurando um arquivo, simples assim.

Outra novidade é que será possível comprar programas do Centro de Software e músicas da Music Store direto do Dash também, sem complicações ou muitas telas. Usando o Ubuntu One, a Canonical pretende criar um esquema de pagamentos instantâneo permitindo a você procurar uma música específica, clicar em “Comprar” e apenas esperar o download para começar a ouvir. Obviamente o acervo da Music Store não se assemelha a outras gigantes do mercado, mas ainda assim é um passo e tanto.

Apesar de muita gente estar torcendo o nariz para o Unity e principalmente para algumas decisões da Canonical, precisamos concordar que algumas dessas mudanças são realmente inovadoras e têm potencial. Resta saber se essas novidades todas serão capazes de trazer mais e mais usuários para o sistema, ao invés de só afastar aqueles que preferem um Linux mais “puro”.

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque