Por onde andam o Nexus 4 e o Nexus 7?

Asus e LG ainda não anunciaram oficialmente os gadgets – muito menos os preços

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias
Nexus 7 na capa da revista enviada pela Asus
Nexus 7 na capa da revista enviada pela Asus

Desde outubro do ano passado que a gente vem babando nos novos aparelhos da linha Nexus. Tem o smartphone Nexus 4 fabricado pela LG e o tablet Nexus 7 fabricado pela Asus. Havia a promessa de que os gadgets chegariam ao mercado brasileiro neste ano, o que ainda não se confirmou. Ou talvez não tenha se confirmado oficialmente, pois algumas lojas já vendem os itens. O que está acontecendo?

Lá no site da Magazine Luiza, por exemplo, o Nexus 7 com 16 GB está listado faz bastante tempo. Só não se sabe o valor porque atualmente ele permanece listado como fora do estoque. O preço sugerido para o tablet de 200 dólares deve ficar na casa de R$ 1.300.

Nossa reportagem apurou que a falta de oficialização dos dois gadgets se deve a um impasse entre as fabricantes e o escritório do Google no Brasil. Imagine que o buscador usa a linha Nexus para se promover, bem como seus serviços em um aparelho rodando Android puríssimo. O Google ajuda as companhias a vendê-los nos Estados Unidos a preços bastante competitivos. Falta saber como essa lógica funcionará aqui no país.

Em resumo, a Asus e a LG não sabem ainda quem vai pagar a conta da promoção dos produtos. Nossa reportagem apurou que deveria existir um acordo entre as fabricantes e o Google no qual o buscador se responsabilize por parte dos custos relacionados ao lançamento da linha Nexus renovada no país. Ainda não chegaram a um denominador comum, que se ouve falar.

A Asus chegou a divulgar na revista que envia a parceiros a chegada do tablet Nexus 7. Entretanto, faz mais de um mês que planejam o anúncio do produto no mercado. Até agora, nada.

Também apuramos que ao menos uma barreira legal relacionada ao Nexus deve desaparecer. A empresa detentora da marca no país, uma prestadora de serviços de telecomunicações, estuda a mudança de nome. Deixa de se chamar Nexus Telecom para se chamar Vonex Telecom. Não sabemos dizer que o Google tem algo a ver com a mudança de nome.

Esse é o status atual dos novos Nexus por aqui. Os aparelhos são bastante desejados – o Lucas Braga adorou o smartphone comprado nos Estados Unidos – devido ao bom hardware e à presença da plataforma Android sem modificação de operadoras e fabricantes. Quando eles chegam de fato? Não sabemos.

A Asus e a LG não se manifestam sobre o lançamento demorado dos produtos. “Está previsto para o primeiro semestre, mas nosso calendário mudou”, me disse uma representante da LG por telefone.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados