Samsung e Apple dominam mercado de smartphones; Windows Phone dobra número de vendas em um ano
Android estava em 69,7% dos aparelhos vendidos no último trimestre de 2012.
Huawei conseguiu alcançar o terceiro lugar no mercado de smartphones.
A Gartner publicou hoje mais um estudo sobre o mercado de celulares e smartphones. Sem surpresa, a pesquisa mostra que Samsung e Apple foram responsáveis pela maioria (52%) dos smartphones vendidos no último trimestre de 2012. Entre os sistemas operacionais, Android e iOS ainda estão na frente, mas a Microsoft tem o que comemorar: suas vendas aumentaram 124% em relação ao mesmo período de 2011.
Em 2012, a Samsung vendeu 384,6 milhões de celulares, incluindo feature phones e smartphones. A Nokia, que era líder de mercado, estacionou no segundo lugar com 333,9 milhões de aparelhos vendidos – uma bela redução em relação a 2011, quando as vendas passaram de 422 milhões. Segundo a Gartner, a Nokia até conseguiu melhorar sua situação com a linha Asha e os novos Lumia, mas isso não foi suficiente para que a finlandesa parasse de perder mercado.

Nokia ainda se sustenta no segundo lugar com os feature phones
Considerando apenas smartphones, Samsung e Apple são líderes. E nós temos um novo terceiro lugar: pela primeira vez num trimestre, a Huawei conseguiu passar gigantes como LG, Motorola e Sony. Na CES, a fabricante chinesa anunciou os poderosos Ascend D2 e Ascend Mate, o que dá uma sensação de marca “premium” e pode ajudar a aumentar as margens de lucro da empresa.
No último trimestre de 2012, o Android estava em 144,7 milhões dos aparelhos vendidos (69,7%). O iOS, no distante segundo lugar, ficou com 43,5 milhões (20,9%). A BlackBerry está com 3,5%. Ela deverá ser passada pela Microsoft e seu Windows Phone, que estão crescendo num bom ritmo: as vendas passaram de 2,8 milhões no último trimestre de 2011 para 6,2 milhões no mesmo período de 2012.

Android é líder disparado
Nós já falamos isso várias vezes, e a Gartner também acha a mesma coisa: 2013 será o ano da ascensão do terceiro ecossistema. Eles acreditam que a disputa entre o Windows Phone e o BlackBerry, agora com novíssima versão, será mais intensa neste ano. Os novatos Tizen, Firefox OS, Ubuntu e Sailfish também deverão trabalhar para conquistar o público. O ano promete.
Vídeos: veja o Firefox OS e o Ubuntu Phone em ação
Se você gosta de números, mais informações sobre o estudo da Gartner estão disponíveis neste link.