Asus decide abandonar produção de tablets com Windows RT

Emerson Alecrim
• Atualizado há 9 meses

Definitivamente, esta não está sendo uma boa semana para a Microsoft. Além de ter perdido uma briga nos tribunais e se ver obrigada a abandonar o nome SkyDrive, a companhia recebeu a notícia de que a taiwanesa Asus não irá mais fabricar e distribuir tablets baseados no Windows RT.

A decisão foi confirmada por Jonney Shih, CEO de Asus. O executivo comentou que a culpa é da interface Modern UI, que não convenceu os consumidores e, consequentemente, tem feito tablets baseados na plataforma encalharem nos estoques. O chefão também teria dito que ” os resultados [do Windows RT] não são muito promissores”.

Asus VivoTab
Asus VivoTab: um exemplo de “ninguém me ama, ninguém me quer”

Jonney Shih se refere a um documento entregue recentemente pela Microsoft a autoridades fiscais norte-americanas que mostra que, entre outubro de 2012 e junho deste ano, a linha Surface (incluindo aí os tablets RT) gerou uma receita de 853 milhões de dólares. Pode parecer um valor expressivo, mas está bem abaixo do esperado – só em publicidade das marcas Windows e Surface a Microsoft gastou 898 milhões de dólares no período.

É importante destacar que a decisão da Asus diz respeito somente ao Windows RT. A companhia não descarta completamente a possibilidade de lançar dispositivos baseados na plataforma, mas por ora se focará apenas no lançamento de computadores baseados no Windows 8, primeiro porque o futuro Windows 8.1 alimenta esperanças de melhoras nas vendas, e segundo porque, bom, apostar em laptops com Linux é que a Asus não vai.

Com informações: DailyTech

Atualizado às 19h05.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.