O Windows 8.1 não é o único grande lançamento de hoje. Coincidência ou não, a Canonical também escolheu esta quinta-feira para liberar a versão final do Ubuntu 13.10, que recebeu o codinome “Saucy Salamander”.

Com esta novidade, a Canonical segue com a tradição de sempre lançar uma versão nova de sua distribuição Linux nos meses de abril e outubro de cada ano. A diferença é que, até então, o lançamento costumava acontecer mais próximo do fim do mês, o que reforça a hipótese de a empresa ter tentado “cutucar de leve” a Microsoft desta vez.

Ubuntu 13.10

Ubuntu 13.10

Seja lá como for, o Ubuntu 13.10 está sendo considerado a primeira versão da plataforma plenamente compatível com dispositivos móveis. Isso porque a distribuição incorpora o Ubuntu Touch, software que adapta o sistema operacional para uso em tablets e smartphones. Já se sabe que os aparelhos da linha Nexus são todos compatíveis.

Outra novidade é que o Ubuntu 13.10 inclui as chamadas “Unity Smart Scopes” no Dash (a barra principal). Explicando em poucas palavras, trata-se da integração da busca interna do sistema a diversos serviços na internet, como Flickr, Google News, IMDB, YouTube, Yelp, Wikipedia, entre vários outros.

Pesquisa mais precisa com as Smart Scopes

Pesquisa mais precisa com as Smart Scopes

Falando do Unity, é claro que esta interface também foi atualizada, estando agora na versão 7. Segundo a Canonical, o novo Unity apresenta refinamentos visuais e melhorias consideráveis na performance, como otimizações específicas para quando as Smart Scopes estiverem sendo usadas.

As demais novidades incluem kernel Linux 3.11, atualização do Gnome, novas opções de privacidade e segurança, um novo SDK (kit de desenvolvimento de software) com suporte a aplicativos móveis e HTML5, além das corriqueiras correções de bugs.

O Ubuntu 13.10 pode ser baixado a partir de seu site oficial. A imagem de instalação da versão desktop tem cerca de 880 MB. Nos testes que realizei, não notei lentidão no download, como aconteceu nos dias de lançamento das versões anteriores.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados